Curso_Xambioá

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Núcleo de Gerenciamento de Sistemas e Informações de Procedimentos Policiais Civis (NGSIPPC), realizou, na semana passada com servidores da Segurança Públicas lotados no município de Xambioá e que integram a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), etapa de capacitação do sistema Gerpol, aos policiais civis e demais servidores.

Nessa etapa, policiais civis do Ngsippc, utilizaram pela primeira vez o ônibus-escola da academia da polícia civil, o qual foi adquirido pela SSP, por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Um dos objetivos da aquisição do ônibus-escola é que este seja utilizado em treinamentos, cursos e capacitações voltadas a policiais civis e demais servidores da pasta, sobretudo, no interior do Estado.

Contando com uma estrutura completa, que inclui tela de projetor de imagens, internet wireless, duas centrais de ar-condicionado e capacidade para acomodar 17 alunos, o veículo foi utilizado durante toda a capacitação e em mais de dez municípios visitados pela equipe responsável pela implantação do Gerpol.

De acordo com o Instrutor Públio Guimarães Júnior, “a utilização do ônibus-escola foi primordial para levarmos mais conhecimentos aos servidores que tem dificuldade de vir até a capital em busca dessas capacitações. Usamos esse veículo pela primeira vez e estamos atentos às sugestões dos alunos, no sentido de adequá-lo às necessidades dos cursos”, esclarece.

Gerpol   

A capacitação foi ministrada pelos policias civis Públio Guimarães Júnior e Ariosvandre Araújo Tavares e teve como objetivo implantar o sistema Gerpol nas delegacias de polícia civil, que integram a 1ª DRPC de Araguaína, bem como capacitar os servidores daquela regional a utilizar o sistema Gerpol, que compreende os sistemas BO net e PJ net.

O sistema Gerpol foi adquirido, mediante convênio firmado entre a SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e possibilita agilizar os procedimentos policiais, além de padronizar os serviços realizados pela polícia civil. Um exemplo da agilidade e da eficiência proporcionada pelo novo sistema reside no fato de que procedimentos semelhantes lavrados em municípios separados geograficamente podem ter as mesmas características graças ao Gerpol.

As regionais, cujos servidores ainda não foram capacitados, já estão no cronograma elaborado pela Delegacia Geral da Polícia Civil, para a implantação no novo sistema, o que acorrerá em breve.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: folhadobico@hotmail.com que iremos analisar.