Você sabe quais são os benefícios de beber muita água? Contamos-te todos os detalhes em nosso site de Saúde. Aproximadamente, 60% do nosso peso é água (percentual que sobe para 75% no nascimento). Este fato por si só já nos faz ter uma ideia da importância da água para o nosso organismo.

Geralmente, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia (cerca de oito copos). E nos mantermos hidratados é essencial para um correto funcionamento do nosso corpo.

Quais Os Benefícios Nos Proporciona Beber Muita Água:

Além disso, para encorajá-lo a tomar o hábito de beber água em níveis recomendados, destacamos sete benefícios de saúde de beber muita água.

Água maximiza o desempenho físico. Se não estamos suficientemente hidratados, o desempenho físico sofre. A desidratação pode ter efeitos negativos significativos perdendo apenas 2% do teor total de água do nosso corpo. Apesar disso, muitos atletas de alto nível perdem até 10% do seu peso de água através do suor.


Isso pode causar alterações na temperatura corporal, redução da resistência e motivação, aumento da fadiga e dificultar o exercício, tanto físico como mental.

Uma hidratação ótima impede que tudo isso aconteça, e inclusive pode reduzir o estresse oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade. É preciso levar em conta que o músculo é composto por 80% de água.

Portanto, se nos exercitarmos intensamente e tendemos a suar, é fundamental nos mantermos hidratados para obter um maior desempenho físico.

Uma correta hidratação melhora os níveis de energia e a função cerebral
Nosso cérebro está intimamente relacionado com o estado de hidratação. Inclusive uma desidratação leve pode afetar várias funções cerebrais. Para termos uma ideia, uma perda de menos de 2% provoca um pior estado de ânimo e de concentração, assim como um aumento das dores de cabeça, perda de memória e aumento dos sentimentos de ansiedade e fadiga.

Água previne e trata as dores de cabeça. A desidratação causa dores de cabeça e enxaquecas em muitas pessoas. Da mesma forma, a água pode ajudar a aliviar essas dores de cabeça, reduzindo a sua intensidade e duração do desconforto.

Beber mais água combate a constipação. A constipação é um problema muito comum, caracterizado por evacuações pouco frequentes e dificuldade para eliminar as fezes.

O aumento da ingestão de líquidos é recomendado como parte do tratamento deste problema. Por outro lado, o baixo consumo de água é um fator de risco para a constipação em pessoas de todas as idades.

Beber muita água para tratar pedras nos rins. Essas massas dolorosas de cristal mineral que se formam no sistema urinário costumam afetar na maioria dos casos os rins. Diferentes estudos têm demonstrado que a ingestão de água previne a recorrência de pedras nos rins em pessoas que já sofreram.

O aumento do consumo de água aumenta o volume de urina que passa através dos rins, diluindo as concentrações de minerais. Por esta razão, as pessoas que bebem muita água são menos propensas a sofrer pedras nos rins.

Água para prevenir ressacas. À ressaca é o termo usado para definir uma série de sintomas desagradáveis que experimentam muitas pessoas depois de beber álcool. Isto é porque o álcool é um diurético, por isso faz perder mais água do que é consumida, podendo levar à desidratação.

Embora a desidratação não seja a principal causa das ressacas, sim, pode causar sintomas como sede, cansaço, dor de cabeça e boca seca. Uma boa maneira de reduzir a ressaca é beber um copo de água entre as bebidas, e beber, pelo menos, outro grande copo de água antes de ir dormir.

Beber mais água ajuda a perder peso. A água aumenta a saciedade e a taxa metabólica, por isso é uma grande aliada no momento de perder peso. O consumo de água acelera o metabolismo, por isso ajuda a eliminar a gordura e queimar mais calorias a cada dia.

É especialmente recomendado beber metade da água meia hora antes das refeições, já que desta forma nos sentiremos mais completos e vamos ingerir menos comida. Também é preferível beber água fria, já que desta forma o corpo utiliza a energia adicional (calorias) para aquecer a água à temperatura corporal.

Fonte: saudedicas.com.br

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