Connect with us

Araguatins

07 prefeitos processados pelo MPE no Bico do Papagaio

Publicado

em

A pouco menos de um ano da data em que serão definidas as candidaturas para as eleições que vão escolher os novos administradores dos 139 municípios do Tocantins, um em cada quatro dos atuais gestores municipais (25%) enfrenta denúncias ajuizadas na Justiça Estadual (primeira e segunda instâncias) pelo Ministério Público Estadual (MPE) nos últimos três anos. Há casos em que os gestores respondem na área cível e criminal.

Os dados fazem parte de um levantamento do MPE sobre as ações de promotores e procuradores contra os administradores, de 2008 até agora. Só nos últimos dois anos o MPE conseguiu que a Justiça afastasse do cargo um terço (11) dos prefeitos e nos sete primeiros meses deste ano já foram cinco os que perderam a chefia do Executivo, acusados de algum tipo de corrupção.

No Bico do Papagaio 07 prefeitos foram denunciados pelos mais diversos tipos de fraude: empréstimo irregular, despesas sem justificativa, irregularidades nas prestações de contas, falsificação de balancetes ou falsificação de documentos. Entre os que chegaram a ser afastados alguns retornaram ao cargo, como o prefeito de Riachinho, Lipe. Outros continuam afastados como o de Sítio Novo, Antônio Araújo e o de Maurilândia Gilderlan Ribeiro.

Veja lista dos prefeito do Bico enfrentando processos do MPE

Ananás – Raimunda Rosa  (DEM) / Ação Civil: Não combateu calazar.

Angico –  Deusdete Borges (PP) / Ação Criminal: Empréstimo irregular (Bando Rural).

Araguatins – Rocha Mirada (PMDB) / Civil e Criminal: Despesas sem justificativas

Luzinópolis – Carla Cristina (PSDB) / Ação Civil: Irregularidades na prestação de contas.

Maurilândia – Gilderlan Ribeiro (PMDB) / Ação Civil: Falsificação de balancetes.  

Riachinho – Lipe (PR) / Ação Criminal: Falsificação de documentos.

Sítio Novo – Antônio Araújo / Ação Criminal: Empréstimo Irregular. 

(Com informações do Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
25 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze