Um jovem de 19 anos, que mora no bairro do Guamá, em Belém, teve confirmado o diagnóstico de sarampo pela Secretaria estadual de Saúde.

Dois irmãos do rapaz também apresentaram os sintomas da doença, mas o diagnóstico não foi confirmado.

É o primeiro caso autóctone da doença no país desde 2000. O último caso de transmissão autóctone (para residentes no país) foi registrado no Mato Grosso do Sul, em novembro de 2000.

Nos últimos anos, foram confirmados 10 casos da doença no País, todos importados ou como conseqüência de importação. Em 2000, ocorreu o ultimo surto de sarampo no país, no Acre, com 15 casos.

De acordo com nota da Secretaria estadual de Saúde do Pará, a vigilância epidemiológica foi notificada da ocorrência do caso suspeito de sarampo no dia 28 de julho.

O rapaz estava internado no Hospital Barros Barreto. Após investigação do caso, a secretaria descobriu que o paciente tinha os sintomas desde o dia 6 de julho. Dois testes laboratoriais com amostras colhidas do rapaz deram positivo para a doença.

A secretaria identificou sinais também em dois irmãos do jovem, de 24 e 26 anos, mas os testes de laboratório deram negativo para a doença. Segundo a mãe dos três irmãos, nenhum deles havia sido vacinado contra a doença. (O Globo)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.