Os seis cartórios eleitorais do Bico do Papagaio nos municípios de Tocantinópolis 9º Zona, Araguatins 10º Zona, Itaguatins 11º Zona, Xambioá 12º Zona, Augustinópolis 21º Zona, Wanderlândia 27º Zona, bem como os demais no restante do Estado estarão de plantão neste final de semana. O intuito é agilizar o atendimento aos eleitores que necessitam emitir a 2ª via do título eleitoral. Nestas eleições, a apresentação do título mais um documento oficial com foto é obrigatória. Por isso, os eleitores que não estão de posse do seu título de eleitor têm até a próxima quinta-feira, 23, para imprimir a segunda via do documento.

A segunda via deve ser pedida no cartório onde o eleitor está inscrito e é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral, com a demonstração de que votou ou justificou a ausência em eleições passadas ou, ainda, que quitou as multas pendentes e que atendeu a eventuais convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar nos trabalhos relativos ao pleito.

Já a reimpressão do título pode ser obtida em qualquer cartório eleitoral e o eleitor não precisa comprovar a quitação com as obrigações eleitorais. Poderão pedir a reimpressão do título os eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Documento oficial com foto

Além do título, o eleitor terá de apresentar no dia da votação um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.