Connect with us

Bico do Papagaio

2 municípios estão em estado de risco de dengue e 4 em alerta

Publicado

em

Os casos de dengue no Tocantins tiveram uma redução de 60% no primeiro bimestre deste ano, segundo relatório do monitoramento semanal realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Porém, em muitas regiões do estado o alerta continua. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 19 e aponta que entre os meses de janeiro a fevereiro de 2013, foram notificados 8.530 casos da doença no estado. Já em 2014, no mesmo período, foram registrados 3.387 casos.

Mesmo com a redução, existem municípios no Bico do Papagaio que estão em estado de risco ou de alerta por causa do elevado número de casos da doença. Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, duas cidades biquenses estão classificadas como municípios em situação de risco de infestação, são elas Wanderlândia (4,6%) e Axixá do Tocantins (4,2%).

Segundo o biólogo em saúde da SESAU, Marcos Timóteo Torres, a população dessas cidades devem ficar atentas e cuidar dos quintais e das casas. “As pessoas que moram nesses locais precisam estar alertas por causa da possibilidade de ocorrer uma epidemia nesses municípios. Além de cuidar do seu imóvel, elas precisam denunciar [para o órgão competente] caso saiba de outros locais [com focos], para que as equipes façam a limpeza”, explicou.

Ainda segundo o relatório, outros 4 municípios do Bico estão em estado de alerta por apresentarem índice de infestação inferior a 3,9%. São eles: Ananás (3,9 %), Araguatins (1,8%), Tocantinópolis (3,6%) e Xambioá (1,6%).

“Esses municípios que estão com infestação entre 1% e 3,9%, ainda não estão no indicativo de surto de dengue, mas estão também correndo risco de epidemia. A situação é um pouco menos agressiva, só que não deixa de ser preocupante. Significa que esses municípios têm mais tempo para desenvolver ações preventivas e evitar que aconteça uma epidemia da doença”, argumentou o biólogo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze