Bico do Papagaio
23 municípios do Bico para médicos atuarem e quitarem Fies
O Ministério da Saúde (MS) divulgou uma lista com 23 municípios do Bico do Papagaio onde médicos que optarem por atuar na atenção básica desses locais, consideradas mais carentes, terão abatimento de até 100% no crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, 26.
Além disso, segundo informou o MS, os médicos recém-formados que optarem por fazer residência médica em uma da cidades, terão ainda extensão do prazo de carência do Fies. Essas áreas de atuação serão cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da criança e da adolescência.
De acordo com o MS, os municípios foram definidos com base na população em extrema pobreza, população beneficiária do Bolsa Família e população Rural, sendo que em cada estado estão incluídos, no mínimo, 10% de seus municípios com maior grau de carência e dificuldade de retenção de médico.O MS alerta que os médicos que ingressarem nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do Fies, sendo que os próprios municípios serão responsáveis pela contratação dos médicos, lembrando que não haverá uma seleção nacional. Os contratos serão firmados diretamente entre médicos e gestões municipais.
Para ter direito a vaga, o profissional deverá estar devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Scnes) e, ainda, informar ao ministério, através de formulário digital disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica, o início, término ou interrupções de sua atuação no município priorizado. (Com informações do Ministério da Saúde)
Municípios
Angico
Araguatins
Axixá do Tocantins
Buriti do Tocantins
Cachoerinha
Carrasco Bonito
Esperantina
Darcinópolis
Itaguatins
Luzinópolis
Maurilândia do To
Nazaré
Palmeiras do To
Praia Norte
Riachinho
Sampaio
Santa Terezinha do To
São Bento do Tocantins
São Miguel do To
São Sebastião do To
Sítio Novo do Tocantins
Wanderlândia

Bico do Papagaio
Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.
É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.
A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.
As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.
Bico do Papagaio
Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.
O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.
As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.
Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19
SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI