- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 04 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

23 municípios do Bico para médicos atuarem e quitarem Fies

Mais Lidas

O Ministério da Saúde (MS) divulgou uma lista com 23 municípios do Bico do Papagaio onde médicos que optarem por atuar na atenção básica desses locais, consideradas mais carentes, terão abatimento de até 100% no crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, 26.

Além disso, segundo informou o MS, os médicos recém-formados que optarem por fazer residência médica em uma da cidades, terão ainda extensão do prazo de carência do Fies. Essas áreas de atuação serão cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da criança e da adolescência.

De acordo com o MS, os municípios foram definidos com base na população em extrema pobreza, população beneficiária do Bolsa Família e população Rural, sendo que em cada estado estão incluídos, no mínimo, 10% de seus municípios com maior grau de carência e dificuldade de retenção de médico.O MS alerta que os médicos que ingressarem nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do Fies, sendo que os próprios municípios serão responsáveis pela contratação dos médicos, lembrando que não haverá uma seleção nacional. Os contratos serão firmados diretamente entre médicos e gestões municipais.

Para ter direito a vaga, o profissional deverá estar devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Scnes) e, ainda, informar ao ministério, através de formulário digital disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica, o início, término ou interrupções de sua atuação no município priorizado. (Com informações do Ministério da Saúde)

Municípios

Angico

Araguatins

Axixá do Tocantins

Buriti do Tocantins

Cachoerinha

Carrasco Bonito

Esperantina

Darcinópolis

Itaguatins

Luzinópolis

Maurilândia do To

Nazaré

Palmeiras do To

Praia Norte

Riachinho

Sampaio

Santa Terezinha do To

São Bento do Tocantins

São Miguel do To

São Sebastião do To

Sítio Novo do Tocantins

Wanderlândia

- Publicidade -spot_img

5 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
francisco evandro

Uma boa iniciativa do governo, ao menos o que se sabe é, que há um grande déficit de médicos, nessas regiões. Segundo informe do governo, esses municipios estão em estado de extrema pobreza, será que os atuais administradores dessas regiões já sabiam disso; ou sabiam e se fizeram de desentendidos, e continuaram com seus atos de extrema corrupção deixando o povo a mercê ou a margem dos atendimentos sociais a eles garantidos pela constituição. Espero que a população das regiões citadas façam uma faxina em 2012, e dêem o troco nesse maus politicos.

sandro limeira

médicos vamos cuidar da saúde. pq os buracos o prefeito está tampando. e até ganhando prêmio!

WADSON

SERIA MUITO BOM MESMO,MAS DESSES MUNICÍPIOS SAITADOS, NENHUM MÉDICO VAI QUERER TRABALHAR EM ARAGUATINS, POR QUE O A PREFEITURA NÃO PAGA!!!!

VEM O INCENTIVO PARA OS RECEM-FORMADOS, E O PREFEITO E TIRA A OPORTUNIDADE DE TERMOS ATENDIMENTO EM SAÚDE DE QUALIDADE.

justiça neles

olha o estado que Araguatins se encontra, é um dos vinte e três municípios, em estado de extrema pobreza, cadê o asfalto que não resolve esse problema, ai vem um pau na brecha coloca no jornal, que o prefeito de Araguatins, é um do 100 melhores prefeito do Brasil, isso é conversa pra boi dormir, ô coitado.

francisco evandro

Sandro limeira, vç mora em Araguatins ou Polo Norte, o teu comentário está também estado, só que não é tão pouco no tocantins, ou outro estado qualquer teu pífio comentário está em estado de muita muita pobreza. E digo mais vç estar no ponto mais é no ponto de ser amarrado, cuidado anda por aí falando isso não, faltar com a verdade é feio.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias