Connect with us

Bico do Papagaio

23 municípios do Bico para médicos atuarem e quitarem Fies

Publicado

em

O Ministério da Saúde (MS) divulgou uma lista com 23 municípios do Bico do Papagaio onde médicos que optarem por atuar na atenção básica desses locais, consideradas mais carentes, terão abatimento de até 100% no crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, 26.

Além disso, segundo informou o MS, os médicos recém-formados que optarem por fazer residência médica em uma da cidades, terão ainda extensão do prazo de carência do Fies. Essas áreas de atuação serão cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da criança e da adolescência.

De acordo com o MS, os municípios foram definidos com base na população em extrema pobreza, população beneficiária do Bolsa Família e população Rural, sendo que em cada estado estão incluídos, no mínimo, 10% de seus municípios com maior grau de carência e dificuldade de retenção de médico.O MS alerta que os médicos que ingressarem nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do Fies, sendo que os próprios municípios serão responsáveis pela contratação dos médicos, lembrando que não haverá uma seleção nacional. Os contratos serão firmados diretamente entre médicos e gestões municipais.

Para ter direito a vaga, o profissional deverá estar devidamente cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Scnes) e, ainda, informar ao ministério, através de formulário digital disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica, o início, término ou interrupções de sua atuação no município priorizado. (Com informações do Ministério da Saúde)

Municípios

Angico

Araguatins

Axixá do Tocantins

Buriti do Tocantins

Cachoerinha

Carrasco Bonito

Esperantina

Darcinópolis

Itaguatins

Luzinópolis

Maurilândia do To

Nazaré

Palmeiras do To

Praia Norte

Riachinho

Sampaio

Santa Terezinha do To

São Bento do Tocantins

São Miguel do To

São Sebastião do To

Sítio Novo do Tocantins

Wanderlândia

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze