Connect with us

Bico do Papagaio

6 Prefeituras do Bico fecham acordo em precatórios

Publicado

em

Os municípios de Angico, Axixá, Itaguatins, Luzinópolis, Praia Norte e Wanderlândia, aderiam à iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de viabilizar conciliações para pagamento de precatórios. Segundo a juíza auxiliar do CNJ Agamenilde Dantas, o objetivo é despertar a intenção dos gestores públicos a cumprir as determinações de pagamentos feitos pela Justiça.

O auxílio do CNJ para organizar o gerenciamento dos pagamentos de precatórios no Tocantins foi pedido pela presidente do tribunal, desembargadora Jacqueline Adorno. Segundo a juíza Agamenilde, algumas irregularidades foram constadas, como a não divulgação da ordem cronológica dos pagamentos e ordem de sequestro sem respeitar também a ordem cronológica. Essas e outras irregularidades constadas na inspeção anterior do CNJ no TJ-TO, que ocorreu em fevereiro deste ano, estão sendo analisadas pelo próprio tribunal e pelo CNJ, segundo a juíza.

A manipulação de autorização para o pagamento de precatórios é uma das principais denúncias da operação Maet, que apura corrupção no Judiciário do Estado.

De acordo com ela, o tribunal tem cumprido com as orientações dadas na ocasião e feito “até mesmo além do que foi pedido, primando pela transparência”. Em diversas vezes, durante a entrevista coletiva, a juíza do CNJ elogiou a presidente do TJ pela iniciativa da promoção das conciliações e por buscar a transparência no Judiciário.

Prazo

A juíza adiantou que a partir de ontem os municípios que aderiram à iniciativa têm dez dias para se manifestar formalmente perante o Tribunal de Justiça em cada precatório. “A programação das conciliações vai ser efetivada através de calendário elaborado pela presidência do TJ-TO, obedecendo à ordem de preferência para cada precatório”, detalhou. Ao todo, foram convidados 51 municípios com precatórios a serem pagos, mas nove deles não aderiam. Segundo a juíza, os prefeitos que não manifestaram adesão ontem podem se manifestar dentro desses dez dias. (Com informações do Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Município recebe caminhão basculante destinado por Damaso

Publicado

em

Na sexta, 30, o deputado federal Osires Damaso (PSC), entregou seis caminhões basculantes para municípios do Tocantins, entre eles, Riachinho, no Bico do Papagaio. O veículo é um 275 CV no valor de R$ 322.250,00.

A entrega foi realizada na sede da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), em Palmas, por meio das “Ações de Desenvolvimento Regional para o Tocantins” da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e teve a participação do presidente da companhia, Marcelo Moreira.

Além de Riachinho, os municípios de outras regiões do Tocantins, que recebem por meio de indicação de Damaso foram: Araguaçu, Bernardo Sayão, Campos Lindos, Guaraí e Presidente Kennedy.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico sofre nova derrota no Ribeirão e fica longe da classificação

Publicado

em

O Juventude, da cidade maranhense de São Mateus bateu o Tocantinópolis, no estádio Ribeirão por 1 a 0 na tarde deste sábado, 31, na cidade de Tocantinópolis, Bico do Papagaio. Com a vitória, a equipe maranhense foi aos 12 pontos – na cola do G-4 – e agora ‘seca’ o Paragominas no duelo contra o Palmas, neste domingo, 1º, para seguir em quinto no Grupo A2. Esta foi a segunda vitória seguida do Juventude. O único tento da partida foi marcado por Cris, na etapa inicia do duelo. Com a derrota, o Verdão do Bico segue em último na classificação com sete pontos ganhos.

A partida começou amarrada, com o Juventude levando perigo apenas na bola parada. E foi na bola parada, que nasceu o único gol do jogo. Os 19, após cobrança de escanteio, Cris apareceu para cabecear e colocar o Juventude em vantagem. Após o gol, o TEC ensaiou uma pressão, mas o duelo terminou sem muita emoção na etapa inicial.

No segundo tempo, o TEC voltou mais interessado em buscar o empate ou até a vitória, porém, pecava nas finalizações – muitos erros. O Juventude passou a aproveitar os espaços deixado pelo TEC e chegava ao gol com perigo. Se de um lado, o TEC criava e perdia, do outro o Juventude passou fazer a mesma coisa – criou em cima dos espaços, porém, desperdiçava as investidas. O duelo ficou nisso: 1 a 0 para o Juventude, que segue na cola do G-4 do Grupo a2. (GE / Fotos: Toc em Foco)

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze