Connect with us

Maranhão

Abertas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a IV Mostra Científica do MA

Publicado

em

Com a proposta de mobilizar jovens, pesquisadores, professores e a sociedade em geral em torno do tema “Ciência, Saúde e Esporte”, foi aberta no final da tarde desta segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a IV Mostra Científica do Maranhão. A cerimônia foi presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, representando a governadora Roseana Sarney, e a diretora Cientifica da Fapema, Cláudia Coelho.

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. A estimativa é de que 60 mil pessoas visitem e participe das atividades na Cidade da Ciência montada na área externa do São Luís Shopping, até sábado (26). Entre as autoridades presentes no evento, reitores, pró-reitores, secretários de Estado, deputados, entre eles a deputada Francisca Primo, representando a Assembleia Legislativa e a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aqui no Maranhão, é um sucesso. Em 2012 tivemos um crescimento fantástico em número de atividades e de participantes o que nos garantiu o primeiro lugar entre os estados do Nordeste em número de atividades e o quinto do Brasil”, observou o secretário José Costa.  “Este ano queremos superar estes números e, para isso, o Governo do Estado não mediu esforços. A governadora Roseana Sarney, novamente, continua incentivando o sucesso deste trabalho”.

A programação, aberta ao público, inclui palestras, mini-cursos, apresentação de pôsteres, protótipos e seções do planetário onde os participantes têm contato lúdico com inúmeras informações e conceito de Astronomia e ciência em geral. A novidade da programação deste ano é a exposição Semente de Digital, um projeto de Educação Patrimonial com o objetivo de sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação dos casarões históricos da cidade, procurando fazer isso através de experimentos interativos, formação de redes e registro em vídeos e fotos.

“Este é um evento importante pois é uma oportunidade de mostrar a toda a sociedade a produção maranhense na área de ciência, tecnologia e inovação. Toada a sociedade está convidada a participar das atividades que são gratuitas e contemplam pessoas de todas as idades”, disse a diretora Científica da Fapema, Cláudia Coelho.

A secretária de Cultura, Olga Simão, destacou que a SNCT é um grande evento que mobiliza várias secretarias que trazem para a semana todas as inovações tecnologias do Maranhão.  A programação cultural do evento, que inclui apresentações de bumba boi e de bandas de musica é resultado de parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Segurança.

Desenvolvimento da ciência

Promover e disseminar as atividades em prol da ciência e tecnologia é a finalidade maior do evento, que foca suas atividades na mobilização de crianças,adolescentes e jovens. A SNCT valoriza atividades que primem pela criatividade e inovação no ambiente científico. Ela também pretende mostrar como essas atividades contribuem para o desenvolvimento do País.

Escolas da rede pública e privada vão realizar visitas guiadas à Cidade da Ciência, montada em uma área de 5.000m², onde os visitantes vão encontrar locais reservados para a apreciação e participação de diversas atividades, dentre avos quais estão ambientes para a prática de jogos virtuais e campeonatos esportivos.

São parceiros do governo no evento as universidades, instituições de pesquisa, institutos tecnológicos, escolas da rede pública e privada, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e a sociedade organiza, entre outros parceiros. A coordenação do evento é da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Fapema.

O reitor da Uema, José Augusto, disse que a SNCT dará evidencia ao Maranhão de quanto a sua gente e instituições estão comprometidas nesta causa em prol do bem comum, do desenvolvimento do estado. “Que ao final dela estejamos melhores com a troca de experiência e conhecimento que esse espaço vai propiciar”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Sebastião Régis recebe Arrastão da Limpeza

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Imperatriz levou os trabalhos de limpeza urbana para o conjunto habitacional Sebastião Régis. Serviço executado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, contempla os moradores com as ações de varrição manual, paliação de montes, roço das margens das vias, remoção de entulhos e pontas de lixo, entre outros. O mutirão Arrastão da Limpeza também é executado na BR-010, com foco nas entradas da cidade.

“Aproveitando o ensejo da inauguração da Escola Municipal Antônio Leite Andrade, intensificamos os trabalhos de limpeza urbana no Sebastião Régis. Mas as nossas equipes seguem com várias frentes de serviços em diversos pontos da cidade, para garantir que as ações da SLP contemplem o maior número de bairros possíveis. Um exemplo são as equipes de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, que hoje atuam em todos os bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva De Santana”, ressalta Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As frentes de serviços responsáveis pela limpeza e manutenção das praças do município atuam na Jarbas Passarinho, Sagrada Família, Evangelho, Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Vila Cafeteira. Já os agentes da SLP que realizam o trabalho de remoção de entulhos e pontas de lixo, executam o trabalho na BR-010, nas ruas Sergipe e Dom Pedro II e no bairro Morada do Sol. Ainda na rua Sergipe e na BR-010, realizam o trabalho de poda e remoção de galharias e resíduos verdes.

O serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma na BR-010, Vila Fiquene, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Recanto Universitário, Vila Nova, Morada do Sol, São José, Santa Rita, Asa Norte, Sebastião Régis, Nova Imperatriz e no Centro. O trabalho é executado mediante agendamento prévio e de acordo com a demanda da população. Para solicitar o serviço, a SLP disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Equipes de tapa-buracos chegam ao residencial Sebastião Régis

Publicado

em

Equipes de tapa-buracos iniciaram nesta quinta-feira, 14, trabalho de recomposição asfáltica das avenidas José de Ribamar Cunha e Circular I, no residencial Sebastião Régis. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Pela manhã, o secretário Zigomar Filho verificou o andamento das frentes de serviços que reforçam a melhoria de acesso dos principais corredores de trânsito dos bairros de Imperatriz. “Nós começamos essa vistoria pelas vias do Sebastião Régis. Objetivo é ampliar o trabalho nestas próximas semanas”, garante.

Ele pontuou que equipes trabalham na recuperação da malha asfáltica da Avenida Jacob, via que interliga a BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana, passando pelos bairros Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Brasil Novo e Vila Redenção I. “É mais um importante corredor de trânsito que começa a ser recuperado pelas equipes da Sinfra”, completa.

Também começou a ser recuperada com tapa-buracos a Avenida Caiçara, na Vila Redenção I; Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e a Rua Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz.

Marginais da BR-010

A recomposição asfáltica está sendo realizada ainda nas marginais da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao DNER, acesso à Vilinha; Viaduto, no Entroncamento, e nas alças de acesso aos bairros Maranhão Novo e Vila Lobão, próximo à Tocauto. (Gil Carvalho)

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Quatro morrem em acidente da BR-222 em batida entre carreta e picape

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 9, um policial militar identificado como Jailson Alcantara, de 40 anos, morreu após capotar uma picape no km 624 da BR-222 em Açailândia, na região sudoeste do Maranhão.

Além do policial, outras duas pessoas ficaram feridas no acidente e três morreram, sendo uma senhora de 42 anos; uma pré adolescente de 12 anos, natural de Imperatriz; e uma outra passageira que não foi identificada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente foi uma carreta que teria entrado na contramão e colidido lateralmente com a picape, que perdeu o controle e capotou.

Continue lendo
publicidade Bronze