- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Aberto o curso de formação em políticas públicas de gêneros e raça

Mais Lidas

O vice-governador Washington Luiz, participou, nesta terça-feira (15), da abertura do 1º curso de formação em políticas públicas de gêneros e raça, promovido pelo Governo Federal, por intermédio da Eletrobras/Eletronorte, em parceria com o Governo do Estado e Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A ação faz parte do Plano Brasil sem Miséria e Programa Eletrobras/Eletronorte pela Superação da Pobreza das Mulheres.

Participaram também da solenidade de abertura, que aconteceu na sede da Regional de Transmissão do Maranhão (OMA), no bairro Coheb, os secretários de Estado, Catharina Bacelar (Mulher) e José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária); a assistente da presidência da Eletronorte, Odete Balduíno e o pró-reitor de Extensão e Relações Institucionais do IFMA, Marco Antônio Torreão.

“Este curso é um momento em que se registra mais uma conquista importante para a inclusão das mulheres. Dele, como de tantas outras conquistas, acontecerá a organização social e a participação da mulher nas lutas que mudam a sua história. É uma oportunidade para qualificarmos as mulheres para as políticas emancipatórias e incluí-las na produção para o crescimento da economia e desenvolvimento social em nosso estado”, destacou o vice-governador.

Washington Luiz frisou que o curso é um desdobramento do Programa Mulheres Mil, uma experiência pioneira no estado, fruto da parceria do Governo do Maranhão, IFMA e Eletrobrás/Eletronorte, que promove a autonomia e qualificação das mulheres. “O Mulheres Mil é programa considerado exitoso em nosso Maranhão, com a promoção de mulheres que, pela sua autonomia e emancipação, já acordam cedo para entrega de sua produção, de qualidade comprovada, responsável pela manutenção e sustento de suas famílias”, assinalou.

Para Odete Balduíno, o curso será um importante espaço de discussão sobre a política de formação das mulheres, que irá permear empresas, poder público e o IFMA, com vista na melhoria da qualidade de vida das mulheres em situação de vulnerabilidade. “A presidenta Dilma nos convocou para agir em favor dessas mulheres”, enfatizou.

O pró-reitor do IFMA, Marco Antônio Torreão, lembrou que o curso fortalece a parceria existente entre Governo e Instituto. “Realizamos em parceria o programa Mulheres Mil, que é uma metodologia canadense que resgata a dignidade da mulher e agora já pensamos em um programa para elevar a escolaridade dessas mulheres”, afirmou.

O curso de formação em políticas públicas de gêneros e raça tem como foco capacitar e sensibilizar a população, para a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Gênero e Raça, em consonância com as diretrizes do Plano Brasil sem Miséria e Programa Eletrobras Eletronorte pela Superação da Pobreza das Mulheres.

Atualmente, existem 97 milhões de mulheres no Brasil, o que representa 51% da população brasileira. Ao menos 40% das famílias são chefiadas por mulheres.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias