- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Acadêmicos da UNITINS de Araguatins e Augustinópolis estão animados com retorno das aulas presenciais em 2022

Mais Lidas

Por quase dois anos, as telas dos computadores, notebooks e celulares foram as únicas formas de contato entre acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por causa da pandemia da Covid-19. Com a confirmação do calendário acadêmico com aulas presenciais, a partir do dia 1º de fevereiro de 2022, os discentes, agora, vivem a ansiedade para a descoberta da educação superior nos moldes tradicionais e do reencontro para aqueles acadêmicos que viveram o hiato das atividades presenciais.

A Tatiane dos Santos Barroso, de 20 anos, já cursou dois períodos do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, de forma remota. Em fevereiro, ela terá sua primeira aula presencial e não esconde a ansiedade pelo momento. “Estou animada e empolgada, pois mesmo que esses dois período que cursei tenham sido a distância, fiz algumas amizades que estou ansiosa para encontrar, sem falar nos professores que já tive contato on-line. Também quero poder participar das discussões em sala, interagir com meus colegas, conhecer a instituição, conhecer a biblioteca”, conta a acadêmica, natural de Araguatins.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo discente Mauro Monteiro Ferreira, de 22 anos, que neste semestre vai cursar o 3º período de Direito, também no Câmpus Augustinópolis. “Eu estou alegre porque vou conhecer meus colegas de turma. Sou extrovertido e por causa disso gosto muito de ter contato social e a volta das aulas presenciais favorece isso. Me sinto da mesma forma em relação aos professores e espero me aprofundar com a didática deles”, pontua.

O retorno das atividades presenciais também mexe com a dinâmica familiar, como a da estudante de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Mariana Almeida Nunes, de 19 anos. “Vou começar uma vida totalmente nova em outra cidade com minha irmã e minha amiga. Sei que será difícil conciliar trabalho e estudo, mas terei que trabalhar porque vou sair da casa dos meus pais. Farei de tudo para que isso não afete meu desempenho na faculdade”, destacou a acadêmica do 3º período, que é natural de Palestina do Pará/PA.

A Unitins confirmou o retorno das aulas presenciais no final de 2021, juntamente com as medidas sanitárias de segurança em relação à Covid-19. Desde o último dia 3, toda a comunidade acadêmica e visitantes, só podem ter acesso aos câmpus se comprovarem a imunização contra o coronavírus por meio da Carteira de Vacinação fornecida pelo Ministério da Saúde. O uso de máscara de proteção continua sendo obrigatório nas dependências da universidade.

Além dos acadêmicos que nunca tiveram aulas presenciais, outros discentes tiveram seus encontros interrompidos por causa da pandemia, em março de 2020. Esses estudantes tiveram que se readaptar e migrar para as plataformas digitais, o que ocorreu de modo eficiente utilizando-se o sistema desenvolvido pela própria universidade e que garantiu a continuidade das graduações sem prejuízos para os acadêmicos.

Esse foi o caso da discente Thais Silva dos Santos, de 23 anos. Ela entrou na Unitins para cursar Letras no Câmpus de Araguatins, em 2019, mas foi surpreendida com a pandemia pouco mais de um ano depois. “A minha expectativa para esse retorno é grandiosa, espero que dê tudo certo nessa nova fase. Tenho uma boa relação com os professores e estou feliz por poder vê-los novamente”, destaca a acadêmica do 7º período.

Já o estudante Hugo Lima Silva, de 19 anos, começou a graduação de Enfermagem, no Câmpus Augustinópolis, de forma on-line, mas chegou a participar de algumas atividades presenciais práticas quando houve flexibilização para algumas turmas no ano passado. “Estou com expectativas acadêmicas muito boas para 2022, porque as aulas presenciais, além de possibilitarem maior interação acadêmica, também têm outra dinâmica e facilita o aprendizado. Acho que todos nós, estudantes, estamos ansiosos para esse momento, principalmente para quem ingressou em 2021. Acredito que vamos nos unir mas e nos sentirmos mais seguros por estar no ambiente acadêmico” afirma.

Volta às aulas 

As atividades presenciais para os cursos de Letras e Pedagogia, do Câmpus Araguatins, e dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, do Câmpus Augustinópolis, começam no dia 1º de fevereiro. Já os veteranos e calouros de Medicina/Câmpus Augustinópolis só terão as aulas do semestre 2022/1 iniciadas no dia 14 de fevereiro. Mais informações podem ser consultadas neste link. (Ananda Portilho)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias