Connect with us

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Mais de 2 mil litros de agrotóxicos são interditados

Publicado

em

Uma grande ação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão de Açailândia realizada em seis municípios da região interditou 2.224 litros/kg de agrotóxicos vencidos. Em Açailândia, os fiscais interditaram 1.404 litros e em Cidelândia foram 810 litros, sendo que 320 litros eram de paraquat, um princípio ativo de agrotóxicos cuja comercialização e uso estão proibidos no Brasil pela Resolução Anvisa n° 428 de 7 de outubro de 2020. Todos os produtos foram interditados e as fabricantes dos agrotóxicos foram notificadas para fazer o recolhimento conforme preconiza a legislação vigente. Algumas fabricantes iniciariam, nesta quarta-feira (1º), o recolhimento dos agrotóxicos interditados.

A ação ainda teve desdobramentos e os fiscais realizaram atividades de inspeção e defesa sanitária vegetal em Vila Nova dos Martírios, Itinga, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia e Açailândia. Com a participação do técnico de fiscalização Luenir Bandeira e do fiscal estadual agropecuário, Josué Mendes Neto, a equipe realizou sete levantamentos fitossanitários de Amaranthus palmeri, sendo 3 em Açailândia e 4 em Cidelândia. Nas propriedades fiscalizadas não foi detectada a presença da planta daninha. 


Em Vila Nova dos Martírios realizou-se a inspeção de propriedade de cultivo de banana cadastrada sob o Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra. No setor plantado com a espécie cultivar Grand Naine, os fiscais inspecionaram as plantas e não foram observadas sintomas do mal do Panamá Raça 4 (Foc TR4), nem de moko da bananeira. As principais ocorrências que são correntes encontrar são: a sigatoka amarela, tripes, mancha cordana e sigatoka negra em baixa ocorrência.

Os fiscais da AGED ainda realizaram 14 fiscalizações do vazio sanitário da soja, sendo 10 em Açailândia e quatro em Cidelândia, onde um produtor de Cidelândia foi notificado a destruir 350 hectares de soja guaxa. 

A ação da Unidade Regional da AGED de Açailândia fiscalizou estabelecimentos comerciais de agrotóxicos em Buriticupu e Bom Jesus das Selvas. E ainda realizou uma blitz noturna em Itinga com apoio da Polícia Militar para fiscalizar o trânsito agropecuário.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

BARRA DO CORDA: Salva médica estava trabalhando em UPA

Publicado

em

Uma mulher de 40 anos de idade foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Maranhão na manhã desta sexta-feira (24) , pelos crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e exercício ilegal da medicina, fatos ocorridos na cidade de Barra do Corda. O mandado de prisão foi executada por equipes da Polícia Civil de Dom Pedro e Presidente Dutra.

Segundo as investigações, a conduzida atuava como falsa médica utilizando-se de CRM pertencente a terceiro, em continuidade delitiva, além dos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade, todos cometidos no âmbito da Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Barra do Corda, nos meses de março e abril deste ano .

As investigações se deram no âmbito da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, unidade responsável pelo pedido de prisão da investigada. A conduzida foi encaminhada para a SEAP de Presidente Dutra onde ficará à disposição da justiça.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Educação promove confraternização entre servidores destacando a importância da empatia e amor à vida

Publicado

em

No mês de conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Educação preparou um café da manhã alusivo à campanha Setembro Amarelo para os servidores da pasta.

A atividade ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e abordou temas relacionados ao luto, perdas, adaptações e medos, dentre outros assuntos ligados ao contexto pandêmico atual. No acolhimento os servidores receberam uma mensagem reflexiva, com informações dos locais de ajuda, e uma “muda de planta que significa gratidão, agradecimento pela vida”.

A secretaria de Educação, Karla Janys, também participou da ação, que considerou como uma iniciativa louvável e de extrema importância nos dias atuais. Já que setembro é o mês mundial de luta pela prevenção ao suicídio e o número de adolescentes que tiram a própria vida está aumentando e silenciar esse drama pode ser fatal.

Continue lendo

Maranhão

PORTO FRANCO: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência terá programação nesta terça, 21

Publicado

em

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, será  comemorado em Porto Franco, na região Tocantina, estado do Maranhão, a partir das 18h, no Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira, no Centro da cidade.

O momento será importante  para a reflexão sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A programação especial é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Apoio Pedagógico em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e com a Associação Pestalozzi.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze