Connect with us

Bico do Papagaio

Ação do MPE quer lotação de mais policiais em Ananás e Tocantinópolis

Publicado

em

O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou Ação Civil Pública com pedido liminar contra o Estado do Tocantins, a fim de garantir o aumento do efetivo de policiais militares nos dez municípios que compõem as comarcas de Tocantinópolis e Ananás.

A ação foi protocolada na quarta-feira, 31, pelos Promotores de Justiça Caleb de Melo, Leonardo Gouveia Blanck e Eurico Greco Puppio, que destacaram a situação precária dos órgãos de segurança pública no Estado, especialmente nestas comarcas, dificultando o combate efetivo à criminalidade na região.

Os Promotores informam na Ação que o número de policiais lotados na 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) não atende à real demanda dos municípios, que contam hoje com um efetivo de 90 policiais ativos para atender uma população de 62.274 habitantes, numa proporção de um policial para cada 691 moradores, quando o número previsto pela Lei Estadual n. 1.676/06 é de um policial para cada 183 habitantes.

Citam também que, em razão da redução do quadro de policiais, os postos de Santa Terezinha e Riachinho foram desativados.

No entendimento dos Promotores, a distribuição do efetivo policial, viaturas e equipamentos não tem atendido aos critérios de proporcionalidade e impessoalidade da administração pública, principalmente se considerarmos que alguns municípios do Estado dispõem de até três vezes o quantitativo disponível nestas duas comarcas.

Desse modo, os Promotores requerem ao Estado que, no prazo máximo de 30 dias, promovam a lotação de, pelo menos, 96 policiais militares na 5ª CIPM, até que seja realizado concurso público para provimento dos cargos, bem como a imediata reativação dos postos de Riachinho e Santa Terezinha, garantindo um mínimo de segurança aos moradores desses municípios.

No prazo de 90 dias, requerem a publicação de edital com vistas à contratação de empresa pra realizar concurso público para provimento dos cargos da PM, seguido da publicação de edital do concurso, com conclusão do certame em até seis meses.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze