Connect with us

Bico do Papagaio

Acelera Tocantins leva força tarefa de combate à dengue para Aguiarnópolis

Publicado

em

Em Aguiarnópolis, o governador Carlos Henrique Gaguim deu partida, nesta sábado, 20, no trator que vai realizar os serviços emergenciais de tapa-buraco, limpeza de lotes e recuperação de estradas vicinais, como parte das ações levadas ao Bico do Papagaio no âmbito da Caravana Acelera Tocantins. Em toda a região, 175 máquinas estão trabalhando, simultaneamente, nos 27 municípios, compondo a chamada “Patrulha Força Tarefa”, que tem como objetivo primeiro atuar no combate à dengue e aos caramujos, além de melhorar as condições de vida e trabalho do homem do campo.

Em poucas palavras, o prefeito da Aguiarnópolis, José Rubens Cabral, sintetizou a importância dos serviços de limpeza urbana e patrolamento das estradas rurais. “É uma ação essencial, que o município, sem o apoio do Governo, não tem qualquer condição de realizar”, considerou. Além de atuar na prevenção às doenças, a ação beneficia Aguiarnópolis, que é um município de economia essencialmente agrícola, sustentada pela produção de gado e de culturas como milho, arroz e feijão.

As 175 máquinas que estão atuando na região do Bico do Papagaio compreendem pás mecânicas, tratores de esteira, patrol e caminhões. “Estamos aqui com as máquinas do Dertins reduzindo o risco de doenças, acabando com os atoleiros, e isso não é promessa, é trabalho”, disse o governador Carlos Gaguim.

Mais benefícios

Em Aguiarnópolis, além de acionar as máquinas da “Patrulha Força Tarefa”, o governador levou, por meio da assinatura de convênios, vários benefícios à cidade: iluminação e construção de arquibancadas em campo de futebol, construção de Clínica da Mulher, ambulância e instalação de escolinha de iniciação esportiva, além de firmar convênio para a execução, em parceria entre Governo e prefeitura, do programa Pioneiros Mirins. Segundo o prefeito, são benefícios “de igual importância para a cidade”.

A terceira edição da Caravana Acelera Tocantins, que percorre todo a região do Bico do Papagaio, teve início na última quinta-feira, 18, e prossegue até domingo, 21, beneficiando 27 cidades. Antes, a caravana já passou pelas regiões Sudeste e Sul do Estado. (Flávio Herculano)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carga irregular de mudas frutíferas é apreendida

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu, nessa segunda-feira, 17, no município de Wanderlândia, na região norte do Estado, uma carga com mudas frutíferas irregulares que estavam sendo comercializadas de maneira ambulante na cidade. O proprietário foi multado em R$ 3,6 mil pela infração e em mais R$ 3,6 mil por dificultar e embaraçar o trabalho da fiscalização. As mudas serão destruídas nesta terça-feira, 18, no aterro sanitário da cidade.

Segundo o supervisor da área vegetal da Adapec de Araguaína, José Carlos Reis, os fiscais da Agência já estavam a procura deste veículo na região, uma vez que houve denúncia sobre a comercialização de mudas em Araguaína no domingo, 16, mas não foi possível localizar o veículo. “O comércio ambulante de mudas de plantas é proibido por lei, por isso emitimos um alerta na região e conseguimos localizá-lo em Wanderlândia. Na abordagem, o condutor apresentou a Permissão de Trânsito Vegetal emitida pelo Estado de Goiás, porém, o documento estava vencido”, relatou José Carlos.

Ainda de acordo com José Carlos, o proprietário da carga ofereceu resistência à fiscalização e a Polícia Militar (PMTO) foi acionada para que o serviço da Agência fosse concluído. A Adapec ressalta que a apreensão e a destruição das plantas visam preservar o patrimônio fitossanitário do Tocantins, conforme orienta a legislação, já que plantas nestas condições podem trazer pragas que não existem no Estado para as culturas e causar grandes prejuízos econômicos.

A Adapec orienta produtores rurais, comerciantes e consumidores para o perigo da comercialização, aquisição e uso de mudas oriundas de comércio ambulante, pois não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade.

As mudas devem ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastrados na Adapec. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Tocantinópolis, Xambioá e Darcinópolis tem novos registros de mortes por Covid

Publicado

em

Nesta segunda, dia 17, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, confirmou a 38º morte por Covid-19, mas não detalhou sobre o paciente em seu Boletim Epidemiológico.

Nesta terça, 18, a Secretaria de Estado na Saúde (SES), confirmou mortes pela doença em Xambioá e Darcinópolis. A vítima de Darcinópolis é mulher de 74 anos, cardiopata, que morreu no dia 14 de maio, no Hospital Regional de Xambioá. A vítima de Xambioá também é do sexo feminino, tinha 36 anos, obesa e morreu em 12 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Clientes da ATS no Bico podem pagar suas faturas com PIX

Publicado

em

Na intenção de dar mais agilidade e comodidade aos mais de 50 mil clientes dos 46 municípios concessionários, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) implantou o sistema PIX para pagamento de faturas.

A partir de agora, os clientes da Agência podem efetuar o pagamento de suas contas 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo os finais de semana e feriados.

Já neste mês de maio, todas as faturas estão sendo emitidas com um QR Code que direciona os consumidores para uma tela de pagamento. As segundas vias das contas também serão emitidas com a opção do QR Code para o pagamento com o PIX.


O presidente da ATS, Davi Goveia Júnior, afirma que essa inovação faz parte das medidas adotadas pela gestão para melhorar o atendimento aos clientes da Agência.

“Nossa missão é melhorar a cada dia o atendimento aos nossos clientes. Com o PIX, disponibilizamos mais uma forma rápida e prática de pagamento das nossas faturas a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa inovação vai dar mais celeridade aos pagamentos e mais comodidade aos consumidores”, afirma.

O gerente comercial da ATS, Bruno Queiroz, afirma que o serviço já está disponível e que é seguro realizar o pagamento por meio do PIX.

“Nosso serviço já está funcionando. A partir de agora, quem solicitar a segunda via de uma fatura já vai receber sua conta com o QR Code. O pagamento com o PIX é completamente seguro e pode ser realizado por qualquer um dos clientes da Agência”, destaca.

Como pagar sua conta via PIX?

Para realizar o pagamento, é fácil e não precisa ter uma chave PIX cadastrada.

Basta acessar o App ou o site do seu banco (ou alguma carteira digital que tenha cadastro) e realizar o pagamento de sua conta selecionando QR Code e apontando a câmera para fazer a leitura do código. Aí, é só confirmar os dados e concluir o pagamento.

O PIX é fácil, prático e seguro. Aproveite as vantagens e pague suas contas com o PIX.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze