- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Adapec alerta produtores rurais sobre fim do prazo para vacinação contra febre aftosa, até 31 de maio

Mais Lidas

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) alerta os produtores rurais para ficarem atentos ao prazo final da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que encerrará na próxima terça-feira, 31. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mudou a estratégia de vacinação das campanhas, sendo assim, neste mês de maio, deverão ser vacinados os bovídeos (bovinos e bubalinos), de 0 a 24 meses de idade. A expectativa é vacinar 4,5 milhões de animais.

A Adapec orienta que o produtor deve adquirir a vacina em loja licenciada e, após a vacinação dos animais, realizar a comprovação do ato nas unidades da Agência, apresentando a nota fiscal de aquisição da vacina e a carta-aviso. A partir da data da compra da vacina, o produtor tem até 10 dias para comprovação da vacinação. Vale lembrar que mesmo aqueles produtores rurais que não tenham animais em idade vacinal deverão declarar os rebanhos para atualização cadastral.

Quem deixar de vacinar os animais, pagará multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação. A Agência também recomenda, aos pecuaristas, que aproveitem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.

Conforme levantamento feito pela Adapec, foram enviadas para o Tocantins, cerca de 7 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa, número suficiente para vacinar todos os animais envolvidos nesta primeira etapa da campanha.

Esta é a penúltima campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado, uma vez que, no final de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a suspensão da vacinação contra a doença após a campanha de novembro deste ano.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias