Connect with us

Bico do Papagaio

Adtur fomenta inventariação turística do Bico do Papagaio

Publicado

em

O presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Wylkyson Gomes de Sousa, reuniu-se na sexta-feira, 9, com prefeitos  do Bico do Papagaio, para discutirem a realização de Inventário Turístico nos municípios. Manifestaram interesse nesta ação os gestores de Axixá, Wanderlândia, Riachinho, Angico e Augustinópolis. O deputado estadual Manoel Queiroz participou do encontro, junto com vereadores e representantes de associações.

A Adtur está orientando e incentivando os prefeitos a captarem recursos ofertados pelo Governo Federal, consignados no Orçamento da União e via emendas parlamentares. Podem ser pleiteados repasses financeiros para estruturação de roteiros turísticos, cadastramento e capacitação de equipamentos turísticos, apoio a projetos de infraestrutura , promoção de eventos, apoio à produção associada ao turismo e muitos outros segmentos.

A região do Bico do Papagaio ainda não foi diagnosticada em seu potencial turístico. O Inventário faz o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao Turismo, sendo este o passo inicial para a promoção dos roteiros turísticos e de atração de visitantes. 

Segundo o presidente da Adtur, esta reunião de prefeitos do Bico do Papagaio consolida a decisão de “unificar o calendário da região, para alavancar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades sociais, através do Turismo”. Os prefeitos foram unânimes em citar o esquecimento da região e acataram proposta de sediar em Axixá do Tocantins,  o início do trabalho, possivelmente em final deste mês, com a presença de todos os gestores. A Adtur enviará técnicos para capacitarem agentes regionais que, em seguida, multiplicarão os ensinamentos.

O prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, reinvidica que o Governo implemente uma política regional priorizando o desenvolvimento turístico do Bico do Papagaio, atualmente concentrado no agronegócio. E o diretor de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Antonio Malan, complementou a decisão do presidente Wylkyson, reforçando a posição de transformar a região em pólo abastecedor da produção associada ao turismo, citando o artesanato do babaçu.

Presentes:

Deputado estadual Manoel Queiroz acompanhado pelo assessor Tony Charles Costa; prefeitos de Wanderlândia, Ednilson G. de Sousa; de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito e de Riachinho, Eurípedes Lourenço de Melo. Também estavam no encontro o representante da ARPC-Associação Regional de Pessoas Carentes do Bico do Papagaio, José de Ribamar, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Axixá, Francisco Machado dos Santos, e de Angico Ivaldo Barros de Oliveira, além do presidente do PMDB de Angico, Denilton G. Santos. (Olga Cavalcante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze