Bico do Papagaio
ADTUR inicia planejamento estratégico para turismo no Bico do Papagaio
A região do Bico do Papagaio está dentro das ações do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) que vem sendo desenvolvido no Estado, através dos recursos do Banco Mundial em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (ADTUR) e com a Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (SEPLAN).
“O planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo nesta região será elaborado juntamente com a comunidade, onde iremos ouvir as principais necessidades da população local, e em contrapartida faremos um projeto para o desenvolvimento turístico local”, explica a técnica da ADTUR, Maria Antônia Valadares.
No Bico do Papagaio, os seguintes municípios receberam o planejamento estratégico: Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Esperantina, Itaguatins, Praia Norte, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis. “Nesta região a ideia é explorar o encontro das águas dos rios Tocantins e Araguaia”, destaca a técnica. Onde também serão trabalhados o turismo de praias e cultural. Já os municípios de: Darcinópolis e Xambioá terão projetos dentro do vale dos grandes rios, onde o planejamento turístico irá explorar o turismo de negócios, praias e pesca esportiva.
PDRIS
O PDRIS busca estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores condições de transporte e de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios do Tocantins.
Regiões agrícolas que apresentam baixos indicadores de desenvolvimento humano e comunidades quilombolas da região do Jalapão receberão investimentos, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável para o desenvolvimento rural e turístico, executado através de contrato de empréstimo entre o Governo do Estado e Banco Mundial.

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: PSD quer Professora Elizabete na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa

O PSD está de olho na atuação de Professora Elizabete, vice-prefeita de Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, e tem nela, umas de suas apostas para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, em 2022.
A legenda, comandada pelo senador Irajá Abreu, que é um dos principais nomes especulados como candidato na disputa pelo Governo do Tocantins, sendo ou não candidato, já articula nos bastidores, um time forte de pré-candidatos a deputado estadual. O nome de Elizabete está na lista.
Dois fatores pesam bastante, o fato dela ser mulher e ter demonstrado extrema habilidade na condução do processo eleitoral que elegeu Aquiles da Areia (PP), prefeito de Araguatins, com ampla vantagem.
Paralelo a isso, integrantes do PSD avaliam, que caso ela receba apoio do empresário Edson Tabocão, seus colégios eleitorais se estenderiam bem além dos limites de Araguatins.
Bico do Papagaio
AUGUSTINÓPOLIS: EXPOAGRA deve acontecer em agosto

Sem ter acontecido em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, a Exposição Agropecuária de Augustinópolis de acontecer em 2021. A previsão é que a VI EXPOAGRA, será realizada de 7 a 14 de agosto.
O evento é um dos maiores da região, sempre contando com rodeio, leilões, cursos, palestras, visitas e shows.
Bico do Papagaio
Veja os locais de prova para o Vestibular Unitins 2021/1
Os locais de prova do Vestibular 2021/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) já estão disponíveis. Os candidatos inscritos devem acessar o Portal da Unitins (aqui) para conferir os locais de aplicação da prova, que acontece na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, no período vespertino, nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.
Os portões de cada local serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 14h. A prova terá duração de cinco horas, iniciando às 14h15 e encerrando às 19h15. A Unitins reforça que os candidatos devem chegar aos locais com antecedência para evitar aglomerações ou possíveis atrasos. Recomenda também que os vestibulandos visitem os locais antes do dia 27 para verificarem a logística de transporte, acesso aos locais e onde ficam os blocos de aplicação.
No dia da prova, os candidatos deverão se apresentar nos locais de prova munidos de documento oficial de identificação com foto (consultar no edital os documentos aceitos), comprovante de inscrição disponibilizado na Área do Candidato e caneta azul de embalagem transparente. Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.
As provas do Vestibular 2021/1 serão aplicadas presencialmente seguindo um Protocolo específico para a aplicação, em conformidade com o Protocolo de Segurança em Saúde para prevenção à Covid-19 do Governo do Estado, além das recomendações do MEC/INEP.
Ao todo, 640 vagas são ofertadas no processo seletivo, distribuídas em 16 cursos de graduação nos Câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins.