Connect with us

Tocantins

Agendamento online vai facilitar emissão de Carteiras de Identidade no TO

Publicado

em

A Secretaria da Segurança Pública – SSP, por meio do Instituto de Identificação – unidade que compõe a Superintendência da Polícia Científica no estado -, lançou o “Agendamento online” aos usuários que necessitam de atendimento para emissão de Carteiras de Identidades e Antecedentes Criminais. O cidadão poderá agendar seu atendimento, em Palmas, marcando a data e a hora pela internet, a exemplo do que já é realizado por órgãos federais, como o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e a Polícia Federal (emissão de passaportes).

Além do agendamento, o requerente realiza um pré-cadastro através de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da SSP, em que deverá inserir dados pessoais, filiação e endereço residencial, permitindo ao final a geração do protocolo de agendamento. O preenchimento do cadastro é feito no endereço eletrônicoiito.ssp.to.gov.br/agendamento, também disponível no portal da Secretaria da Segurança Pública (ssp.to.gov.br).

Depois de formalizado o pré-agendamento, o requerente deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3×4 recentes e CPF). Os dados informados pelo cidadão são então validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25,00.

“PAPI”

A proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão documentos do órgão alcança, além do RG, os antecedentes criminais e é proporcionada pelo uso da Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação – PAPI, desenvolvida pelos servidores da Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação. Como o PAPI, todos os trâmites do procedimento para confecção dos antecedentes podem ser realizados pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos Núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e na sede do Instituto, em Palmas.

“Esperamos com a implantação da Plataforma agilizar a emissão dos documentos. Primeiramente na Capital, posteriormente no interior”, afirmou a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva.

A Plataforma segue diretrizes previstas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins – PESSE, publicado em 26 de junho de 2019, na perspectiva de modernização da Polícia Civil e de uma gestão baseada em evidências e com foco no resultado.

“Dentro do diagnóstico que buscamos para o planejamento de projetos, ações e políticas públicas na área de segurança, foi evidenciada a necessidade de aprimoramento tecnológico dos serviços de emissão de documentos de identidade ofertados à população tocantinense. E, para a melhoria dos resultados buscados, focamos especialmente a celeridade desse serviço”, ressaltou o secretário Cristiano Barbosa, titular da SSP.

Ainda segundo o gestor, o agendamento online é lançado juntamente com outras ações para aprimoramento dos serviços até então prestados pelo Instituto de Identificação e que careciam de maior eficiência. “Temos buscado fortalecer e melhorar a qualidade desse atendimento. Primeiro, conseguimos zerar todo o passivo de documentos atrasados que ainda precisavam ser confeccionados, para agora entregarmos à população. Hoje, possibilitamos o atendimento com hora marcada na Capital e com perspectivas de avanço do serviço para o interior do Estado. E estamos estudando parceria com os Correios para que o documento de identidade possa ser emitido também em suas unidades, inclusive por meio de coleta biométrica”, destacou Sampaio.

A plataforma de modernização do atendimento é contemplada no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins – PESSE.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Enem 2020 chega ao fim com balanço positivo do gabinete de monitoramento no Tocantins

Publicado

em

Sem nenhuma ocorrência grave, a realização das duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. Essa é a avaliação do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Ricardo Francisco Real. Ele atribuiu o bom resultado ao Plano Estratégico de Atuação Integrada da Segurança Pública (PEAISP), que foi pensado exclusivamente para o Enem 2020.  “Com isso foi possível reunirmos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento que montamos na sede do SIOP, em Palmas, para atender com rapidez qualquer eventualidade”, observou o diretor.

Como parte das ações do PEAISP, o Gabinete de Monitoramento centralizou e sistematizou, todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020, em tempo real. Conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 no Tocantins. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado, em apoio Inep. Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, órgãos e agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada. (Shirley Cruz)

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma das obras da BRK Ambiental em Gurupi para a semana de 25 a 30 de Janeiro

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, continua trabalhando para garantir saneamento para mais famílias de Gurupi, no sul do Estado.  Nesta semana, as obras de expansão das redes de coleta de esgoto ocorrem no centro da cidade e no setor Nova Fronteira. Mais de 50 mil metros de redes estão sendo implantadas e trarão mais saúde e qualidade de vida para a população.

Durante os trabalhos, algumas ruas e avenidas serão interditadas para garantir a segurança às equipes e aos pedestres, as interdições ocorrerão das 07h às 18h. Confira abaixo o cronograma e opte por transitar em rotas alternativas.

Centro de Gurupi

Segunda-feira (25)Av. Maranhão entre Av. Beira Rio e rua 20AAvenida Paraíba entre rua contorno e rua 21Avenida Beira RioRua A entre as ruas M e K
Terça-feira (26)Av. Maranhão entre as ruas 20A e 20Avenida Paraíba entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioRua A entre rua K e Avenida E
Quarta-feira (27)Av. Maranhão entre as ruas 20 e 19Rua F entre rua contorno e 21Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e contorno
Quinta-feira (28)Av. Maranhão entre as ruas 19 e 10Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sexta-feira (29)Av. Maranhão entre as ruas 10 e 09Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sábado (30)Av. Maranhão entre as ruas 09 e 08Setor Nova Fronteira

Setor Nova Fronteira

Segunda-feira (25)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Terça-feira (26)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e rua 78CRua 70C entre as ruas 80 e rua 78C
Quarta-feira (27)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Quinta-feira (28)Rua 80 entre a rua 80E e avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sexta-feira (29)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sábado (30)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C

Continue lendo

Tocantins

Covid-19: mortes chegam a 1.347 e casos somam 99.485 no Tocantins

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 24 de janeiro, foram contabilizados 200 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 89 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 318.623 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 99.485 casos confirmados da doença. Destes, 88.393 pacientes estão recuperados e 9.745 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.347 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze