Connect with us

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Gestores dizem que Ivan Paz não sustentará candidatura a presidente da ATM

Publicado

em

ivan-paz

Prefeito Ivan Paz, de Aguiarnópolis, se lançou pré-candidato a presidente da ATM

Dois prefeitos que cumprirão mandato do quadriênio 2017/2020, disseram na manhã desta terça-feira, 13, em conversa com o webjornal Folha do Bico, que o prefeito de Aguiarnópolis, Ivan Paz (PRB), não manterá sua candidatura a presidência da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). E que a intenção é apenas negociar uma vaga na diretoria da instituição.

As duas fontes contaram que foram convidados para o encontro de prefeito no sábado, dia 10, em Estreito-MA, mas que optaram em não comparecer, pois já haviam sido informados da tática de Ivan Paz e que hipotecar apoio ao gestor, como os outros 17 prefeito fizeram, seria uma forma de gabaritar o prefeito de Aguiarnópolis, em uma ação que não geraria frutos para todos.

Os gestores que pediram para não terem seus nomes divulgados, ainda contaram que no convite feito por Ivan, não teria sido mencionado a participação dos deputados estaduais, Amélio Cayres (SD) e Rocha Miranda (PMDB), fato que trouxe algum constrangimento para os gestores.

“O fato é que essa seria uma decisão de prefeitos e não de deputados. Muitos acharam inconveniente a presença de Rocha Miranda e Amélio, que nada tem haver  com ATM e AMBIP. O trabalho dos dois é importante, mas na Assembleia e não tentando pastorar decisão de prefeito. Até porque vários prefeitos que estiveram na reunião, tem outros deputados. Ficou um negocio chato”, comentou um dos gestores.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Dinheiro para Prefeituras aumentou 17% no primeiro trimestre de 2021

Publicado

em

Repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram aumento de 17% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Entre janeiro e março, o somatório dos repasses foi de R$ 23.558.885.883,16, enquanto nos três primeiros meses do ano passado, o montante foi de R$ 20.124.432.171,33.

O cálculo do FPM tem como base a arrecadação líquida do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados dos dez dias anteriores. Após o recolhimento desses tributos, a Receita Federal informa os números ao Tesouro Nacional, que vai separar uma parcela para os Fundos de Participação dos Municípios e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), e descontar os 20% para o Fundeb.

Por isso, segundo o especialista em orçamento público, César Lima, o aumento dos repasses do FPM pode estar relacionado à alta generalizada de preços que houve em 2020.

“Como o FPM é produto da arrecadação – e a arrecadação está intrinsecamente ligada ao consumo, ao giro do dinheiro – para saber se esse aumento foi real, é preciso descontar a inflação do período”, esclarece.

Para César o repasse do FPM poderá aumentar ao longo do ano, caso a inflação se mantenha elevada.

“Se continuar havendo essa alta generalizada de preços, como ocorreu alguns meses atrás, pode ser que a arrecadação aumente e que o valor distribuído pelo FPM também aumente. Mas isso não necessariamente se dará pelo acréscimo da arrecadação, mas pela inflação que eleva os preços e o governo arrecada mais.”

Aplicação dos recursos

De acordo com o consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Eduardo Stranz, não há uma destinação específica para aplicar os recursos do FPM, mas a maioria dos municípios os utiliza para custear os serviços da prefeitura.

“Para 90% dos municípios brasileiros, o FPM é muito importante porque ele é o recurso para manutenção da prefeitura e dos serviços públicos. É um recurso livre, utilizado para pagar o material de consumo, para os veículos, salários dos funcionários públicos”, afirma.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Associação de Taxistas é legalizada

Publicado

em

Foi oficializada esta semana a criação a Associação dos Taxistas de Araguatins (ATA). A organização já existia, porém de maneira informal. Agora, todos os procedimentos foram feitos como registro e constituição de CNPJ.

A iniciativa tem o intuito de fortalecer a categoria, além de dar mais segurança e organização ao setor. Ao todo são 30 sócios fundadores.

Foram também homologados 30 pontos oficiais de atuação de taxistas, sendo: 14 na Rodoviária; 6 no Pé de Manga; 6 no Pé de Caju; 2 no Hospital Municipal; 1 na Caixa Econômica Federal e 1 na Lotérica.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Equipe de Saúde atenderá nesta quarta no povoado Taquarizinho

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 14, uma equipe de médica da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), estará atendendo todas as pessoas que estão apresentando sintomas gripais suspeitas de Covid-19, no povoado Taquarizinho, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Serão realizadas consulta médicas, prescrição de tratamento precoce, exame RT PCR e teste rápido.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze