Connect with us

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Governo quer implantar Polos de Desenvolvimento na Ferrovia Norte-Sul

Publicado

em

Buscando planejar e projetar ações com vistas à implantação de seis Polos de Desenvolvimento ao longo da Ferrovia Norte-Sul, o vice-governador Eduardo Machado reuniu-se, nesta segunda-feira, 8, com o assessor da presidência da Valec Engenharia Construções e Ferrovias, Josias Gonzaga, e com os secretários David Torres, do Planejamento; João Telmo Valduga, da Indústria e Comércio; Roberto Sahium, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Rômulo do Carmo, da Infraestrutura. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas.

Machado esclareceu que os Polos de Desenvolvimento deverão levar em conta as vocações de cada região onde for implantado. Além disso, levantou questionamento sobre a preparação dos pátios multimodais e das operadoras da Ferrovia para realizar o embarque e transporte da produção tocantinense, seja em direção aos portos de Itaqui e Belém ou no sentido Norte-Sul do Brasil. Uma das indicações de Machado é que sejam realizados estudos para identificar as potencialidades de cada região.

De acordo com o vice-governador, os polos deverão ser instalados no entorno dos Pátios de Integração Multimodais e deverão abrigar preferencialmente indústrias de transformação. “Nós vamos proporcionar espaços importantes para que a iniciativa privada possa investir, trabalhar, gerar emprego, renda e divisas para o Tocantins e seu povo”, enfatizou Machado.

Para Josias Gonzaga, a implantação dos polos é uma necessidade. Ele destaca que cada localidade deve estar preparada para receber os investimentos que serão atraídos com a entrada em operação da Ferrovia Norte-Sul, o que deve acontecer no início do próximo ano, já que a previsão de término das obras no Tocantins e parte de Goiás é dezembro de 2010.

Gonzaga aponta como exemplo o terminal de Aguiarnópolis, que está sendo reestruturado devido à nova demanda de embarques. “O terminal de Aguiarnópolis era considerado o ‘patinho feio’ porque achávamos que seria pouco movimentado e já tivemos a prova em contrário”, cita.

O secretário João Telmo Valduga lembrou também que diversas empresas já estão chegando e fazendo grandes investimentos para implantar indústrias de transformação. Já o secretário Sahium disse que era importante levar em conta que os produtores de soja da Bahia devem fazer embarque do produto no Tocantins quando a Ferrovia estiver operando a partir de Palmas.

Todos lembraram diversos detalhes importantes a terem providências urgentes, tais como a eletrificação das regiões dos pátios, reforços em estruturas da malha viária, saneamento básico, abastecimento de água, dentre outros.

Também participaram assessores da vice-governadoria, das secretarias do Planejamento, Indústria e Comércio, Agricultura, da Valec e do Dertins. (Álvaro Vallim)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Vacinação Covid para 30 anos começa nesta segunda, 26

Publicado

em

Começou nesta segunda, 26, a vacinação Covid para o público geral, a partir dos 30 anos, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

O horário de vacinação é até às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante levar o cartão SUS, cartão de vacinação e CPF.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gestores têm novas orientações para gastos dos recursos da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou notas técnicas de orientação aos gestores das cidades para solicitação de recursos aos estados da Lei Aldir Blanc. 

Os municípios terão até o dia 31 de dezembro para investirem os recursos da Lei Aldir Blanc previstos para este ano. Além disso, os Estados foram autorizados a repassarem os recursos aos municípios que não solicitaram verbas da Lei Aldir Blanc para 2020 e o prazo para prestação de contas foi estendido até 2022. 


A Lei Aldir Blanc cria o auxílio financeiro ao setor cultural e apoia profissionais do setor cultural. Ao todo, mais de R$ 3 bilhões foram destinados aos estados e municípios e, a princípio, deveriam ser gastos até julho de 2021. 

As notas técnicas de orientação para uso e prestação de contas dos recursos da Lei Aldir Blanc está no site da CNM. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze