Connect with us

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Granol investirá R$ 380 milhões na primeira esmagadora de soja do TO

Publicado

em

Com capacidade total de produção de duas mil toneladas de grãos por dia, a primeira planta esmagadora de soja da Granol será instalada no município de Aguiarnópolis, desenvolvendo a produção de todo o Tocantins. Em reunião no final da tarde desta terça-feira, dia 26, os detalhes para a implantação da empresa foram apresentados pelo presidente da Granol, Juan Diego Ferrés, ao secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café. O encontro aconteceu no gabinete da Seagro e contou com a participação do subsecretário de Indústria e Comércio, Pedro Ferreira, e do subsecretário da Fazenda, João Abadio.

Além da esmagadora instalada em Aguiarnópolis, o presidente da Granol informou que serão instaladas outras unidades de recolhimento e armazenamento dos grãos, como em Figueirópolis, Porto Nacional e Dianópolis. No momento, Café convidou o empresário para sobrevoar a região da garganta, que faz divisa com o estado da Bahia, nesta sexta-feira, dia 29, verificando in loco as necessidades para a implantação da unidade naquele local.

Segundo o presidente da Granol, ao todo, serão investidos no Tocantins cerca de R$ 380 milhões nas três fases de instalação da esmagadora, gerando cerca de 600 empregos diretos e três mil indiretos. “É um investimento a longo prazo em uma região que ainda não tem muita estrutura, mas é um local privilegiado para escoamento da produção com os portos da hidrovia e a ferrovia Norte-Sul”, disse o empresário Juan Ferrés.

As obras da esmagadora de soja da Granol serão lançadas oficialmente nesta quinta-feira, dia 28, no loteamento Estreito, Km 02, da Ferrovia Norte-Sul, no município de Aguiarnópolis, norte do Estado.

Primeira etapa

A primeira etapa da Granol será concluída em três anos e abrange o funcionamento inicial da esmagadora de soja, que terá capacidade de mil toneladas por dia. A segunda fase compreenderá a verticalização da produção, com a fabricação de óleos alimentícios e também de biodiesel. Já a terceira etapa focará o aumento da capacidade de produção para duas mil toneladas e também atuação na diversificação de culturas, como macaúba.

Para atender toda essa demanda que deve surgir com a inauguração da Granol, o empresário informou que pretende desenvolver ações de incentivo para os produtores rurais abastecerem a esmagadora. Além disso, a Granol também tem interesse em capacitar a mão de obra local. “Vamos fazer convênios, formas de financiamento para estruturar a formação e também uma forma de agregar os agricultores familiares na proposta”, contou.

O secretário Jaime Café explicou que o agronegócio tocantinense tem muito a ganhar com a implantação da Granol. “Além de agregar valor ao produto daqui, teremos o subproduto que poderá ser utilizado na alimentação de animais, como frango e suínos, fomentando essas criações também. Muitas vezes, o empresário esbarra na ração para criar os animais, já que aqui não temos essa produção”, explicou o secretário.

Na ocasião, o presidente da Granol afirmou que, tendo logística e demanda para a ração, a empresa pode abrir uma segunda esmagadora de grãos no Tocantins em breve.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Irmãos suspeitos de homicídio em 2019 são presos

Publicado

em

Dois irmãos suspeitos de praticar um homicídio no município de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio, foram presos pela Polícia Civil do Tocantins na manhã desta quinta-feira, dia 24, mediante cumprimento a mandados de prisões preventivas, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Augustinópolis.

De acordo com o delegado regional, Eduardo Morais Artiaga, os dois irmãos de 30 e 32 anos foram localizados um no Tocantins e outro no Maranhão, após investigações das equipes da 1ª Delegacia Regional de Araguatins. Eles são suspeitos de assassinar a golpes de faca, o jovem Lucas Alves Carneiro, fato ocorrido no dia 29 de julho de 2019, em uma rua da cidade de Carrasco Bonito.

Ainda segundo a autoridade policial, o motivo do homicídio teria sido uma desavença que os irmãos tinham com a vítima, sendo que, no dia do crime, os três homens se encontraram, momento em que um dos irmãos de 32 anos, segurou a vítima, para que seu irmão desferisse um golpe de faca que atingiu o peito de Lucas. Mesmo socorrido, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Logo após o crime, a Polícia Civil iniciou as investigações e pouco tempo depois conseguiu elucidar toda a dinâmica dos fatos. Assim, o delegado responsável pelo caso representou pelas prisões dos dois suspeitos. No entanto, antes de serem presos, os homens fugiram e passaram a ser procurados.

Com o aprofundamento das buscas e diligências, os dois irmãos foram localizados e presos, simultaneamente, nas cidades de Carrasco Bonito e também Imperatriz. Em seguida, eles foram conduzidos para a Central de Atendimento da Polícia Civil em Augustinópolis, onde a autoridade policial deu cumprimento aos mandados judiciais. Logo depois das providências legais cabíveis, os homens foram encaminhados à Cadeia Pública da cidade, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conselheiros tutelares buscam melhoria salarial

Publicado

em

Os conselheiros tutelares do município de Araguatins, no Bico do Papagaio, estiveram na semana passada em reunião com os vereadores, para pedir apoio referente a reajuste salarial.

Foi apresentado aos parlamentares um relatório das ações desenvolvidas, enfatizando a realidade de como é desenvolvido o trabalho do Conselho Tutelar na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dupla é suspeita de roubar vendedor ambulante

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos e apreendeu um adolescente infrator de 13 anos, na tarde dessa quarta-feira, 23, por volta das 14h30, depois que os indivíduos roubaram um vendedor ambulante e tentaram invadir uma residência. Com um dos suspeitos, foi encontrada a faca utilizada na ação criminosa.

As equipes policiais foram informadas sobre uma invasão em uma casa no Bairro Alto da Boa vista III, em Tocantinópolis, e ao chegarem ao local, os militares encontraram parte da parede da residência quebrada e se depararam com os dois indivíduos.

Durante a busca pessoal foi encontrada na cintura do homem de 19 anos, uma arma branca (faca). Os policiais descobriram que a mesma dupla havia roubado um vendedor ambulante a poucos minutos usando a faca. 

Diante da situação os envolvidos foram conduzidos e apresentados na delegacia de plantão em Tocantinópolis, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze