Connect with us

Maranhão

ALCÂNTARA: Município atinge 100% da população adulta imunizada contra a Covid-19

Publicado

em

Alcântara é a primeira cidade do país a atingir a totalidade da vacinação de sua população adulta contra a Covid-19. Para comemorar o alcance, evento foi realizado no município, nesta quarta-feira (16), na Praça da Matriz. Na ocasião, o governador Flávio Dino parabenizou os esforços dos profissionais da saúde e da população. O Maranhão já se destacava entre os estados com melhor desempenho no combate à Covid-19, e agora, Alcântara possui o melhor índice de vacinação do país. Foram cerca de 15 mil pessoas imunizadas com a primeira dose no município.

A marca histórica de 100% de vacinação dos adultos na cidade foi possível com reforço da iniciativa do Arraial da Vacinação, criado pelo Governo do Estado, para acelerar a imunização contra a doença. O arraial, que iniciou em Paço do Lumiar, se estende a outras cidades do Maranhão, tornando mais ágil e acessível a vacina contra a Covid-19 aos públicos prioritários. 

“A primeira dose alcançando toda a população de Alcântara. A segunda dose, tenho certeza que terá o mesmo êxito. Teremos ainda uma premiação, que será um sorteio, no Estado inteiro, para todas as pessoas se animarem a cumprir o itinerário completo da vacinação. Alcântara hoje entra para a história do combate à pandemia no Maranhão e no Brasil. É a primeira cidade brasileira que completa a primeira dose em toda a população adulta. Vamos avançar na segunda dose e também, em outras cidades do Maranhão”, frisou o governador Flávio Dino. 

O governador destacou que o Arraial da Vacinação prossegue até dia 30 de junho, para que outros municípios tenham o êxito de Alcântara. “Tivemos oferta para toda a população vacinável adulta, segundo o Plano Nacional de Imunização. E o Arraial prossegue, sempre com esse espírito de mutirão e união. O Governo do Estado apoiando a prefeitura de Alcântara, e outras prefeituras, para que alcancem idêntica conquista”, enfatizou Flávio Dino.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula ressaltou que “fomos atrás de toda a população, em povoado, quilombo, para vacinar toda a população adulta e não deixar ninguém sem imunizar”. Para garantir o alcance da imunização no município, a SES destacou equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São enfermeiros, aplicadores e digitadores que, em conjunto com os profissionais municipais, colaboraram para o avanço do processo de vacinação.

O prefeito de Alcântara, Willian Guimarães da Silva, enfatizou a sorte do município com o êxito. “Estamos em um dia de sorte. Alcântara vive um momento privilegiado, de agradecimento à Deus, à população e, principalmente, às equipes de saúde. Assim, dizemos ao Maranhão e ao Brasil que Alcântara é a primeira cidade a vencer a primeira etapa no combate à Covid-19, com 100% de vacinação”, frisou o prefeito. 

“É um orgulho e agora uma emoção, uma conquista muito grande para nós alcanterenses, que estávamos lutando todo o tempo. Eu, que sou coreira e vim de um quilombo, agradeço muito por essa vacina ter chegado e sermos o primeiro município a ter toda a população vacinada. Para aquelas pessoas que estão com medo de se vacinar, que venham, não tenham medo, pois essa é a única forma de combater este vírus”, disse a coreira do quilombo Só Assim, Élida Raquel Diniz. 

A aposentada Maria da Natividade alerta que “a vacina é necessária, pois essa doença não é brincadeira, é um perigo e precisamos vacinar, sem medo, pois é para nossa saúde, para nossa família e para que todos que amamos ao nosso redor”. 

Alcântara possui 22.112 habitantes. O município é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19. O município possui a média de 204 comunidades quilombolas, onde vivem mais de 3,3 mil famílias. 

Presentes ao evento, os secretários de Estado de Comunicação Social (Secom), Ricardo Capelli; de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry; do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; do deputado estadual, Roberto Costa; e autoridades locais.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Estão abertas as matrículas para novos alunos da Educação Infantil

Publicado

em

Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o período de matrículas da rede municipal de ensino, de novos alunos para a Educação Infantil, iniciou nesta segunda-feira (17). O prazo para a pré-matricula será até 21 de janeiro e as inscrições pelo site da Prefeitura https://imperatriz.ma.gov.br/portaldoaluno.

Esta etapa é direcionada apenas aos estudantes de creches e pré-escolas, com idade escolar de até cinco anos e que nunca foram alunos em escolas do Município.

As famílias com filhos nessa faixa etária, que desejam ingressar no ensino público, ao realizar a pré-matrícula no site, deverão seguir o passo a passo do cadastro e ficar atentas para ao final do processo até concluir o cadastro. “Para ter acesso ao cartão de confirmação da pré-matricula, o responsável deve clicar no botão concluir para finalizar de forma adequada todo o procedimento no sistema”, orientou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

Finalizado cadastro no sistema os pais ou responsável deve encaminhar-se à escola pretendida e entregar documentação de imediato. “O processo só é confirmado ao cumprir essa etapa de entrega de documentos. Por isso, os pais devem ficar atentos e confirmar a matrícula na escola”, frisou o prefeito Assis Ramos.

A Semed ressalta que para os casos de erro no sistema, o departamento Geduc estará disponível para atendimento presencial. Basta encaminhar-se a Semed, localizada na Rua Urbano Santos, 1657, bairro Juçara.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Prefeitura vistoria bairros afetados pelas chuvas

Publicado

em

Depois das intensas chuvas neste final de semana em Imperatriz, o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, realizou na manhã desta segunda-feira (17) vistoria para verificar os estragos provocados pela enxurrada que danificou pavimento asfáltico, drenagens profundas e erosões em vias urbana e na estrada de acesso ao povoado Cacauzinho.

Ele disse que “a orientação do prefeito Assis Ramos é que sejam feitas ações emergenciais para diminuir os estragos provocados pelas chuvas, principalmente neste final de semana”. “A situação se agravou em alguns pontos que identificamos, mas vamos colocar no cronograma de obras dessa semana para fazer a devida recuperação, garantindo a melhoria das vias urbanas”, assegurou.

Zigomar Filho observou que vários pontos de drenagem profunda não suportaram o grande volume d’água, acabando abrindo erosões no leito dos riachos e verdadeiras crateras em algumas ruas dos bairros. “A estrada de acesso ao povoado Cacauzinho acabou sendo danificada; também na Avenida São Sebastião, na Vila Nova, por causa da bacia do riacho Bacuri e ainda na grande Cafeteira”, disse.

O secretário observou ainda a abertura de uma cratera na Vila União, no Bom Jesus. A força da água transbordou pela via e arrastou manilhas do sistema de drenagem pluvial no bairro. “Vamos ampliar essa rede de drenagem profunda para dar maior vazão d’água e reduzir esse transtorno causado à população nesse bairro da cidade”, pontou.

Recuperação de vias

Zigomar Filho também iniciou a semana de trabalho vistoriando todas as ações de recuperação da malha viária urbana e destacou que, caso haja condições climáticas, será ampliada a execução dos serviços para recuperar o mais breve possível ruas e avenidas afetadas pelas chuvas em Imperatriz. (Gil Carvalho)

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Anunciada obra de reforma do Estádio Municipal Frei Epifânio

Publicado

em

Foi anunciada na manhã desta segunda-feira (17), obra de reforma do estádio Municipal Frei Epifânio D`abadia. A Prefeitura de Imperatriz, por meio do secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel-Juv), Luiz Gonzaga Pereira de Suza, acompanhou a vistoria feita pelo Governo do Estado, com a presença do secretário sdjunto, da Sinfra Estadual, Jonas Alves. Acompanharam o secretário os engenheiros: André Gustavo Moraes, arquiteto da Concremat, empresa responsável pela obra e Vilmar Dantas, engenheiro chefe da Regional da Sinfra Estadual em Imperatriz.

De acordo com o que foi informado pelo secretário adjunto, Jonas Alves, “o Governo do Estado já finalizou o laudo técnico que garante que a estrutura de concreto do local, onde aconteceu a queda da cobertura, não está comprometida, portanto vão ser feitas a troca da cobertura, iluminação, com a substituição das lâmpadas atuais por Led, elevador e outros”.

Ficou definido, de comum acordo entre a Prefeitura de Imperatriz e Governo do Estado, que a obra será iniciada em fevereiro de 2022, com duração de 90 dias.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, destacou que mediante as cobranças feitas pela Prefeitura por meio da Sedel, hoje o secretário adjunto, Jonas Alves, veio definir o início da reforma do Frei Epifânio.

“Hoje recebemos a visita do sub-secretário da Sinfra do Estado, Jonas Alves, que veio nos dar satisfações diante das cobranças que fizemos, quanto ao início da obra de reforma e ele de antemão nos atendeu. Nosso desejo é que a reforma fosse total, mas entendemos as dificuldades, por isso será feita por etapa. Primeiro essa parte que foi danificada, que atende cobertura, com pintura e cabines, como também troca das lâmpadas atuais, por led”.

Parte da Cobertura do Estádio Frei Epifânio da Badia, veio abaixo, no dia 28 de agosto 2021, quando da partida entre Imperatriz e 4 de Julho, a última válida pelo Campeonato Brasileiro Série D. Uma forte chuva, inclusive com queda de granizo, acompanhado por ventos que atingiram cerca de 150 km por hora, fato atípico para a região, derrubaram parte da cobertura das cadeiras do Frei Epifânio. Na ocasião, foi um verdadeiro pânico para os jogadores e demais componentes das duas equipes e profissionais da imprensa que estavam trabalhando no jogo. Felizmente, aconteceram apenas danos materiais. (Dema de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze