Connect with us

Pará

ALTAMIRA: Hospital de Castelo de Sonhos completa um ano de atividades

Publicado

em

Entregue pelo governo do Pará em 17 de julho de 2020, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos João Trevian Sobrinho tem tornado mais prática a vida dos moradores do distrito, como também dos moradores das localidades de Cachoeira da Serra e Villa Isol, que até então tinham que se deslocar por cerca de 1.100 km para chegar em Altamira, na região do Xingu, em busca de atendimentos e internações. 

Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital também tem facilitado o acesso à saúde para a população que vive em localidades à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá). 


Com um ano de funcionamento, o Hospital já ultrapassou os 4.800 atendimentos no pronto atendimento e já realizou 245 internações. Por ocasião da inauguração e de acordo com as necessidades da gestão estadual, foi também estratégico para as ações de saúde pública no combate à Covid-19, quando realizou atendimentos em regime de 24 horas, todos os dias da semana, para casos da doença e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves que necessitassem de internação.

Em janeiro deste ano, passou a atender no regime de porta aberta (sem necessidade de encaminhamento) para Urgência e Emergência em Clínica Médica e Pediatria, retornando ao seu perfil original. De acordo com a diretora da unidade, Louhanna da Silva, “70% dos profissionais contratados têm residência na região. Conhecem a rotina da cidade e a própria população local. O que ajuda também na humanização do atendimento”. 

Em abril de 2021, o hospital passou a oferecer atendimento ambulatorial, via encaminhamento pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), em Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Cardiologia, Pediatria e Anestesiologia, que até o momento resultaram em 763 consultas. O suporte ao atendimento médico tem contado com laboratório de análises clínicas, Raio-X, ultrassonografia (USG) e eletrocardiograma (ECG) – totalizando 4.652 realizados, além de apoio assistencial em enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social e psicologia. No final de maio, o hospital inaugurou o centro cirúrgico, disponibilizando os serviços de cirurgias eletivas e de urgência e emergência, onde foram realizadas cirurgias ortopédicas, geral e obstétrica, totalizando 25 procedimentos até o momento.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destaca a importância da unidade por receber a demanda da região, equilibrando a rede de atendimento em saúde. “A Sespa avalia como positivo o trabalho que vem sendo feito no Hospital de Castelo de Sonhos, em Altamira, ao longo desse primeiro ano de atividades. Sabemos que este trabalho é contínuo, e não é fácil, por isso agradecemos todos os profissionais que se dedicam a essa unidade”, acrescentou.

A diretora do hospital, Louhanna Silva, a Unidade está disponível para população que procura o SUS. “Continuaremos oferecendo todos os serviços que um hospital deve ter, levando em conta o funcionamento gradativo. Portanto, comparando desde o início, temos um fluxo que tem aumentado consideravelmente e uma procura grande dos nossos serviços pela população castelense”, comenta. (Mozart Lira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze