Connect with us

Pará

Altamira vai receber consultas para a Carta da Amazônia

Publicado

em

Altamira, no sudoeste do Pará, será o segundo dos quatro municípios a participar das consultas públicas que formarão a Carta da Amazônia. Os interessados poderão comparecer ao Centro de Convenções, a partir das 8 horas, segunda e terça-feira (7 e 8). Durante os dois dias, diversos segmentos da sociedade decidirão de que forma a região contribuirá com o documento.

As reuniões públicas estão a cargo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria Extraordinária do Programa Municípios Verdes. A Carta da Amazônia foi criada para mostrar ao mundo os compromissos e as demandas da sociedade amazônica. O documento será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , a Rio+20, em junho deste ano.

Após a elaboração preliminar da carta, o Pará e os outros oito Estados que compõem a Amazônia Legal optaram pela consulta pública, uma forma democrática de inclusão popular para dar legitimidade ao documento. A participação efetiva das populações do Pará será com quatro reuniões públicas, que acontecerão nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá e Belém.

Diferentes segmentos sociais participarão ativamente da elaboração da Carta da Amazônia com a proposta do Estado. O documento será finalizado em Manaus (AM), dias antes da Rio+20, evento que acontece de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro. Estarão habilitados os segmentos sociais oficialmente reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Rio+20, chamados grupos majoritários.

Os grupos majoritários são: trabalhadores, sindicatos, mulheres, crianças e jovens, povos nativos, agricultores, comunidade científica e tecnológica, autoridades locais, negócios e indústria e organizações não-governamentais (ONGs).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze