- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alvo de operação que investiga desvios de dinheiro público, Amastha tenta intimidar CGU com ação midiática

Mais Lidas

Nesta manhã de segunda, 27, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), tentou uma ação midiática e intimidatória, na frete da sede da Controladoria Geral da união (CGU). Amastha chegou a se acorrentar, montar uma barraca e ameaçar greve de fome.

Tudo isso para, segundo ele, ser recebido pessoalmente pelo superintendente da CGU, Leandro da Cruz Alves, e protocolar documentos, que conforme o político, atestariam sua inocência.

Amastha foi alvo no último dia 21 de julho, de uma operação da Polícia Federal e CGU, por fase de um complexo esquema criminoso montado por agentes políticos, funcionários públicos e empresários para o direcionamento de licitações e desvio de recursos federais através de contratos de locação de veículos firmados por diversas secretarias municipais de Palmas, na época que Amastha era prefeito.

O inquérito policial aponta conluio entre empresários e servidores públicos para fraudar licitações e desviar recursos públicos destinados a contratação de veículos para atender a prefeitura de Palmas/TO, além de outros crimes conexos, bem como a conduta daqueles que visam o aproveitamento das vantagens ilícitas. A organização criminosa, composta por três núcleos distintos, é suspeita de ter se apropriado de mais de R$ 15 milhões através dos contratos investigados.

Durante as investigações, policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União revelaram diversos elementos que apontam para a montagem de procedimentos para direcionar contratos superfaturados. Também foram identificadas transações financeiras suspeitas e inconsistências quanto a capacidade operacional para cumprimento dos contratos.

O superintendente da CGU, acatou recebendo Amastha no saguão da CGU, foi educado com Amastha, mas não brecha para o ex-prefeito fazer palanque político, e orientou que Amastha entregasse os documentos no Protocolo do órgão, como qualquer outro cidadão.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias