Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Comendo biscoito e chocolate greve de presos chega ao fim

Publicado

em

Nesta terça feira, 7, graças à intermediação do Ministério Público, foi finalizada uma greve de fome deflagrada pelos detentos da Cadeia Pública de Ananás, que havia se iniciado no sábado, 30 de novembro.

Na segunda-feira, 5, compareceram à Promotoria de Justiça de Ananás vários familiares de detentos, que representaram por providências do Ministério Público em razão da greve de fome em protesto ao fornecimento de comida estragada.

Imediatamente foram requisitadas informações do Chefe da Cadeia Pública, o qual apresentou um relatório informando que as refeições eram servidas normalmente e com boa qualidade, havendo uma revolta mesmo após o atendimento de quase todas as reivindicações, informando inclusive que o cardápio era montado pelos próprios detentos e que alguns presos eram coagidos a aderir ao movimento mediante ameaças.

Foram informados os nomes de cinco detentos como sendo os líderes da revolta, a maioria já tendo vindo de outros estabelecimentos prisionais onde deram problemas à administração carcerária.

Apurou-se que três detentos já haviam sido encaminhados a atendimento médico por desnutrição e que os detentos tentavam impedir a prestação de socorro aos mesmos.

O promotor de Justiça, Caleb Melo, requisitou a instauração de inquérito policial e realização de perícia na cozinha da Cadeia Pública e reforço policial junto à Cia. da PMTO de Tocantinópolis, tendo a Cadeia Pública sido cercada e, após o restabelecimento da segurança, conversou com os detentos e ouviu suas reivindicações, sendo providenciadas as transferências dos líderes do movimento (no total de cinco) para outros estabelecimentos prisionais.

Em revista nas celas se pôde constatar que haviam vários pacotes de biscoito e chocolates, que só era disponibilizados aos líderes do movimento.

Por orientação de um médico da cidade, após serem os líderes transferidos, o Ministério Público recomendou que fossem disponibilizados aos detentos leite morno com açúcar e sucos para a reidratação e, após, o fornecimento de refeições leves, o que foi aceito por todos e o movimento foi encerrado, de modo que nesta quarta-feira, 7, retornou à normalidade. (Assessoria de comunicação do MPE/Ananás)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

ANGICO: Emenda de Amélio Cayres garante nova ambulância para o município

Publicado

em

O município de Angico, no Bico do Papagaio, tem R$ 100 mil disponíveis para a compra de uma ambulância. O recurso foi destinado pelo deputado estadual, Amélio Cayres (SD), por meio de emenda que já foi paga.

A nova ambulância vai ajudar a garantir mais segurança e conforto no atendimento direto dos pacientes.

Amélio disse que a Saúde é uma área que sempre precisa de investimentos, principalmente por se tratar de vidas e colocar um veículo para atendimento da população ajuda o sistema municipal de Saúde a prestar melhor atendimento a população.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico são orientados para preenchimento dos Termos de Adesão ao Programa Criança Feliz

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), informa aos gestores municipais de assistência social, dos municípios tocantinenses elegíveis e interessados em aderir ao Programa Criança Feliz, que o Termo de Aceite do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), para os municípios que ainda não aderiram, bem como a solicitação para ampliação das metas, aos que já têm adesão já estão disponíveis no site do Ministério da Cidadania.

A coordenadora do Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes, informa que o prazo de adesão se encerra em 31 de dezembro de 2021 e orienta, aos gestores, que preencham o Termo de Adesão no prazo determinado e o quanto antes. “Os gestores devem preencher o documento o mais cedo possível, porque há um limite de metas e de vagas de adesão, conforme disposição orçamentária e financeira do Ministério da Cidadania, para o financiamento do Programa Criança Feliz nos municípios”, alerta.

Os critérios para elegibilidade estão dispostos na Portaria MC n° 664, de 2 de setembro de 2021, que consolida os atos normativos do Programa Criança Feliz (PCF) e apresenta os critérios de elegibilidade e adesão municipal, referenciados nos artigos 29 ao 31: Art. 29. (Com informações de Eliane Tenório)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: AGETO diz que iniciou última fase de recapeamento da Avenida Goiás

Publicado

em

O perímetro urbano de Augustinópolis já está recebendo os serviços de imprimação e aplicação de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que é o asfalto popularmente dito. Os maquinários pesados estão executando todo trecho da TO-201, que compreende a Avenida Goiás, principal via da cidade. Esses serviços são executados pela Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto).

Caso as condições climáticas permitam, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em 10 dias.

O trajeto tem cerca de 7 km, somando os dois lados da pista. Os serviços de reconstrução também contam com o processo de revitalização do canteiro central.  A obra, além de garantir o melhor tráfego de veículos e incentivo ao turismo, irá melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

A obra em Augustinópolis faz parte de um projeto que prevê a reconstrução de perímetros urbanos de rodovias em quatro municípios. Além dessa cidade, Axixá, Ananás e Araguatins também serão beneficiadas pelos trabalhos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze