- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ANANÁS: Extensionistas participam de intercâmbio sobre olericultura orgânica

Mais Lidas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está capacitando extensionistas rurais para que possam prestar uma assistência técnica eficiente aos agricultores familiares. Para isso, promoveu na última semana um intercâmbio sobre olericultura orgânica, entre 20 profissionais das Regionais do Ruraltins de Araguatins, Araguaína e Miracema.

O encontro aconteceu em Ananás, onde os extensionistas discutiram a importância da agroecologia e como ela pode promover o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente e garantindo a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. No encontro os participantes, além de discutir conceitos, também trocaram experiências e conhecimentos sobre plantio, cultivo de hortas agroecológicas, práticas de adubação orgânica, controle alternativo de pragas e doenças que atacam as diversas culturas.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural, Valdivino Fraga de Melo, levantamento feito pela vigilância sanitária nos municípios mostra que é grande a quantidade de agrotóxico usada no cultivo dos alimentos que chegam ao consumidor. “Para mudar essa realidade o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, promove esse tipo de encontro. O objetivo é melhorar a qualidade dos alimentos produzidos em todo estado e consequentemente a saúde do nosso povo. Daqui sairão propostas que vão orientar os trabalhos desenvolvidos pelos técnicos, junto aos agricultores familiares, garantindo o progresso dessa nova prática na olericultura”, ponderou o diretor.

Progresso que pôde ser percebido pelos participantes do intercâmbio, durante uma visita técnica, na pequena propriedade do casal de agricultores Milton e Cândida de Brito, do povoado São Raimundo, localizado a quatro quilômetros de Ananás. Há um ano o agricultor, a esposa e os cinco filhos sobreviviam apenas com R$ 120 que recebiam do programa Bolsa Família. Descoberto pelo extensionista e engenheiro agrônomo do Ruraltins, Domingos Sávio, em uma de suas visitas, a família teve a vida transformada. Beneficiados pelo Projeto Agroecológico Integrado Sustentável, do Governo Federal, que incentiva o cultivo de diversos tipos de hortaliças, legumes, frutas e animais em um canteiro circular, eles saíram de um estado de pobreza para o mercado consumidor. “Hoje vivo da horta, minha renda aumentou, ganho cerca de R$ 900 por mês e o mais importante é que minha família agora tem o que comer, uma alimentação rica e saudável”, disse o agricultor.

 “A extensão rural tem esse papel de levar ao homem do campo novas informações e tecnologias simples, mas de grande resultados, proporcionando dignidade, principalmente aos pequenos agricultores familiares que não têm grandes recursos financeiros”, disse o engenheiro agrônomo, Domingos Sávio.

Ao final das discussões foram levantadas algumas propostas visando a concretização das ações na área da agricultura orgânica que atendam às demandas dos agricultores familiares em todo Estado.

- Publicidade -spot_img

6 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
FILHOS DAQUI

muito bem futuro vereador domingos savio…

CASTRO DO PT

Parabens, este intercambio. é este o caminho já a muito defendido pelas politicas do governo federal que insistentemente tenta consientizar os gestores dos municipios que precisam investir em açoes de capacitação e formaçõa das familias beneficiarias dos programas de transferencia de renda, como o BOLSA FAMILIA para entrarem no mercad de trabalho e renda, esta familia é um exemplo de que pobre não precisa de esmola e sim de oportunidade, parabens PROFESSOR DOMINGO SAVIO, gestão publica se faz com planejamento e não com bravatas como tenta o primeiro ministro de ANANÁS.

Minero de Ananas

eita mo Deus!! laivem dino o vereador indiciso do pt du anguico elogiando um cumapnhero nosso, e criticando mais uma ves mas o trabalho dele por angico nao aparece sabe porque???? porque nao existe!,,,vai cuidar do teu podo du Angico moçoooo!!!

manéh

Minero, vc é dos baba ovo do Wilson, é melhor vc escrever certo de que ficar escrevendo um mundo de bobagem com erros ortográficos, pensa que eu não sei quem es tu, rabo de tatú.

Minero de Ananas

se tu sabe quem eu sou, vem aqui em casa pra nois tuma uma cafe…heheheh, eu sou realista, ou voce ja viu aqui neste site alguma benfeitorias feita pelo nobre vereador de Angico (castro)…eu memso nunca viii….alias nems sei si existe..

Merulinda...Meru

ei senhor Castro e

Vereador Castro e de Angico, cidade que nao tem obra nem uma e ainda teve as contas rejeitadas pelo TCE, onde esta seu trabalha pela comunidade que o senhor representa, nem um ne nao existe, agora sair falando potoca aqui em ananas e todo dia. vc devia honrrar o salario de vereador do angico, porqwue vc so vai la dia de seçao, isso sim e um crime contra o povo humildde daquela cidade… outra coisa onde estao os depitados que voces apoiaram e pediram votos??.do PT, da base da Presidente, cade as benfeitorias prometidas….so balela ne…caça rumo seu madruga!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias