- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ANANÁS: Festa do Batuque acontece neste sábado

Mais Lidas

Ananás se prepara para uma das mais tradicionais danças folclóricas da região, o batuque. A origem do batuque no município de Ananás iniciou-se por volta de 1900, com as famílias Borges e Pardinhos, e depois de alguns anos com a chegada da família Sousa, conhecida como Bacuri, que na região também passou a se integrar aos amantes do batuque até os dias de hoje.

A festa do batuque é realizada uma vez por ano, quase sempre no balneário Ribeirão dos Porcos, organizada pela família Borges e a Sousa, pois a família dos Pardinhos já não existe mais no município.

O evento acontecerá no sábado, 9, das 19h horas no ginásio de esportes Francisco Xavier de Sousa, a festa também apelidado por Simiante. (Com informações de Mauro Borges e José Lima)

- Publicidade -spot_img

6 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto

A FAMILIA DOS PARDINHOS TOMARAM VERGONHA NA CARA E FORAM PROCURAR TRABALHAR E LARGAR DE MÂO O ASSISTENCIALISMO POLITICO QUE A FAMILIA BORGES GOSTA MUITO ASSIM COMO OS SOUSA… EM ANANÀS SO CRESCE O CEMITÈRIO.

manéh

Grandes coisas, seu Mauro Borges. Batuque no Ananás, só mesmo o Simeão Borges.

Legislador do Povo

SERIA BOM SE TODA A COMUNIDADE QUE MORA NA REGIÃO CIRCUNVIZINHA PUDESEM PARTICIPAR DESTE BATUQUE, POIS, É UMA DANÇA TRADICIONAL DA FAMÍLIA BORGES E DE OUTRAS QUE MUITO GOSTAM.
AO INVÉS DE FICAREM CRITICANDO DESSA LINDA FESTA, VIVA SUA VIDA E VÁ PARTICIPAR DE COISAS BOAS QUE ESTE MUNDO NOS OFERECE…SE NÃO GOSTAM PROCURE FAZER ALGO QUE GOSTEM, MAS SEJA FELIZ.

VOZ DO POVO

Essas duas famílias que só crescem o semitério em Ananás, citado em um comentário à cima. Realmente é verdade como todo mundo nasce cresce reproduz e morre, a família borges está de parabéns, pois, é bem aceita na comunidade ( se cresce muito o semitério), casa muita gente, nasce muita gente e morre muita gente… Afinal as mulheres da família Borges são umas das mais lindas de Ananás e região.

Maria

A idéia de apresentar o Batuque é de grande importância para os Ananaense, pois é uma dança tradicional da região que chama muito atenção pelo seu xingado e coreografia. Portanto seria muito bom que as futuras gerações desse continuidade a essa grande festa cultural das familias tradicional de Ananás-TO.

Iara

Para os que criticam!!!
Deveria repensar o que vem a ser “CULTURA”.
Pois; “É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.”
http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=60
Pois são leigos no assunto. Pois se tratando de cultura temos que mostrar e cultivar… Hoje quem tem família, e primordial o encontro para fortalecer os lanços. Na minha concepção é um orgulho essas famílias por terem um dança tradicional. Pois a dança é uma terapia para quem pratica, e também descontração. E movem inúmeras pessoas…
Imagina desde 1900 que vem acontecendo essa dança, quantas gerações já participaram e que participam até hoje. Então deve sim continuar, pois a alegria e contagiosa.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias