Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Medicamentos vencidos são apreendidos

Publicado

em

Após denúncia de um morador da cidade de Ananás para o Ministério Público do Estadual (MPE), o juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra emitiu mandado de busca e apreensão na unidade de saúde e na Secretaria Municipal de Saúde de Ananás. Segundo o morador, medicamentos estariam vencidos e sendo distribuídos na Unidade Básica de Saúde da Família do município. Ao todo, foram apreendidas 955 unidades de medicamentos e a coordenadora da unidade de saúde foi presa.

A Operação Saúde foi comandada pela Polícia Civil de Ananás, Delegacia Regional de Tocantinópolis e MPE. Segundo o delegado de Ananás, Afonso José Azevedo Filho, o denunciante informou que recebeu o medicamento sulfato ferroso para seu filho recém-nascido na farmácia da unidade básica de saúde do município. Durante o cumprimento dos mandados na farmácia e na Secretaria Municipal de Saúde, foram encontrados alguns medicamentos vencidos no mês de março desse ano. A coordenadora da unidade de saúde, a enfermeira chefe Ana Lúcia Borges Gonçalves, está presa e responderá pelos crimes contra as relações de consumo. A pena é de detenção de dois a cinco anos ou multa.

Medicamentos

Documentos que podem confirmar a origem dos medicamentos, como notas fiscais eletrônicas, cotações de preços e protocolos de recebimento dos produtos, também foram encontrados. Segundo o delegado Afonso José, as investigações ainda não são conclusivas, pois o secretário de saúde do município, Iuri Aguiar, ainda não foi indiciado para responder sobre o caso.

Promotor do MPE, Caleb Melo, explicou que vai aguardar a conclusão do inquérito para saber se a prefeita, Raimunda Rosa, e o secretário de saúde serão autuados ou não por improbidade administrativa.

Apreensões:

Farmácia da Unidade de Saúde

08 caixas de lâminas para microscópio com 50 unidades cada – vencidoem julho/2011;

2 unidades de hipoclorito de sódio 50 ml – vencido em maio/2011;

51 unidades de sulfato ferroso – vencido em abril/2011;

01 tambor com gel incolor para ultrassonografia – vencido em julho/2011;

Secretaria da Saúde

15 unidades de cloridrato de hidralazina – vencido em abril/2011;

19 caixas de tiras-teste ACCU-CHECK com 50 unidades cada – vencido emmarço/2011;

41 unidades de carbamazepina – vencido em maio/2011;

400 comprimidos de Parkidopa – vencido em abril/2011;

05 unidades de Nistatina – vencido em junho/2011;

02 caixas de Atenolol – vencido em junho/2011;

04 caixas de Apresolina – vencido em abril/2011;

300 unidades de sulfato ferroso – vencidos em julho/2011;

15 unidades de Apresolina – vencidas em abril/2011;

19 unidades de Tira-teste ACCU-Check – vencidas em maio/2011.

(Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
167 Comments

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze