Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Mulher morre por erro médico durante parto

Publicado

em

clip_image002Faltavam onze dias para completar seus nove meses de gravidez, quando Angela Maria Xavier de Sousa, (mais conhecida como nina) 32 anos, grávida pela primeira vez, logo ao levantar-se, disse aos familiares que por volta das 5:00 da manhã do dia 09/08/09, sentiu umas dores e pensou que eram as primeiras contrações de parto; por volta das 6:00 sentiu o bebê tremer na barriga, às 7:00 quando todos já estavam de pé, Ângela passou estas informações pensando que estava tudo bem e o bebê já ia nascer. Foi então arrumar os documentos e fazer os asseios para se apresentar ao Hospital.

Por volta das 8:50, ainda em casa, Angela começou a vomitar, foi levada imediatamente ao Hospital Municipal da Cidade. Drª. Elenir de Sousa Costa – médica de plantão do dia acompanhou a gestação de Ângela durante os quatro últimos meses e percebeu que estava tudo bem com o bebê, mas a pressão Arterial da mãe alterada (160×100) apenas na última consulta e ultra-sonografia realizada por ela mesma no dia 05/08/09 – havia acabado de sair de uma cirurgia cesariana e atendeu imediatamente a gestante quando detectou que a pressão da mãe estava boa, porém não escutava os batimentos do bebê, fez rapidamente uma ultra-sonografia e constatou o mesmo, neste momento, Drª. Elenir ordenou que arrumassem a sala de cirurgia rapidamente, pois iria fazer outra cesariana, logo depois a medica trocou o procedimento e induziu para que a paciente tivesse um parto normal, foram aplicadas quatro doses de Orastina, e bem depois aplicou plasil, pois Angela estava vomitando uma água amarela.

Em torno das 11:00, Ângela chegou a pedir para sua mãe avisar para tirarem o bebê pois não aguentava mais tantas dores, porém os familiares tiveram a informação de uma técnica de enfermagem  que seria necessário esperar seis horas após aplicação da Orastina para depois fazer uma cesariana se fosse o caso, pois deveriam esperar o remédio agir. Quando  a  mãe de Ângela, Dona Iramita Pereira de Sousa, disse a Ângela que teriam que esperar as seis horas para aumentar as dores, Ângela disse: “mais do que eu estou sentindo, só se for pra eu morrer”.

Apenas por volta das 12:00 (três horas depois do primeiro atendimento), Drª. Elenir foi ver a paciente e fazer um  toque para saber se estava evoluindo, percebeu então que havia dilatado dois centímetros e novamente aguardou sem ir ver a paciente e apenas por volta das 15:30, três horas e meia depois da visita anterior, a médica foi ver novamente a paciente, quando percebeu que estava com a pressão muito alta e eclampsia, a médica então colocou uma sonda urinária, sedou Ângela, fez alguns procedimentos para baixar a pressão e preparou o encaminhamento para a Maternidade Dom Orione em Araguaina. Foi necessário aguardar um pouco para baixar a pressão da parturiente. Às 16:00, saíram ao destino encaminhado chegando lá por volta das 17:20. A técnica de enfermagem que acompanhou a paciente na viagem disse que Angela vomitou logo chegando em Araguaína e inclusive que tinha saído vômito pelo nariz e boca. Ângela chegou roxa à Maternidade Dom Orione, e poucos minutos depois de entrar na Materidade – senão na porta da mesma – Ângela já estava morta.  Segundo a Declaração de Óbito assinada pelo Dr. Walfredo Reis, na Maternida Dom Orione, consta que as causas da morte de Ângela foram: Parada Respiratória, Edema agudo Pulmão e Eclampsia.

A família deu queixa da Médica Elenir Sousa Costa (Médica Cirurgiã) à delegacia local sob acusação de negligência médica, foi na promotoria pública, registrou queixa junto ao CRM do Tocantins para que sejam apurados os fatos e ainda deu entrevista ao Jornal do Tocantins (a folha) a matéria foi publicada no dia 19/08/09. A sociedade está abalada com o caso e revoltada clama por justiça. (Por: Gleida Maria Xavier de Sousa Lira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
135 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Justiça Eleitoral reforma decisão e defere candidatura de Cláudio Santana

Publicado

em

No final da tarde desta quinta, 22, o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, deu provimento aos Embargos de Declaração, pedindo revisão de decisão que havia indeferido a candidatura de Cláudio Santana (MDB), a prefeito de Araguatins, pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

Na origem, Cláudio Santana teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão de contas, relativas ao exercício de cargo público, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, publicado no BO nº 1983 em 15/12/2017, em razão da Prestação de Contas de Ordenador de 2011, quando presidia a Câmara Municipal de Araguatins.

Publicada a sentença, em 15 de outubro de 2020, Cláudio manejou Embargos de Declaração, com pedido de efeitos infringentes, alegando que “na data de 14/10/2020, dia anterior à disponibilização da sentença ora embargada, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, deu provimento à Ação de Revisão proposta pelo Embargante, reformando o Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, julgando as contas de ordenador do Embargante na condição de Presidente da Câmara regulares com ressalva”.

O Ministério Público Eleitoral também havia se pronunciado pelo deferimento após a apresentação dos Embargos.

Agora, a candidatura de Cláudio a reeleição está deferida. Clique AQUI e veja a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Patrícia Evelin irá inaugurar comitê de campanha nesta quinta, 22

Publicado

em

A Prefeita Patrícia Evelin (Democratas), o candidato a vice-prefeito Dr. Fidélis, os candidatos a vereadores da coligação “Pra frente Xambioá”, dos partidos Democratas, PSL e Podemos, irão realizar a inauguração do seu comitê de campanha nesta quinta-feira, 22, em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin é candidata a reeleição para governar o Município por mais quatro anos, dessa vez ao lado do advogado militante em Xambioá, vereador pelo sexto mandato e presidente da Câmara pela segunda vez, Raimundo Fidélis (Podemos).

O comitê atenderá ao público na avenida Presidente Juscelino, no centro de Xambioá na praça do Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa, a partir das 17h, logo após será realizada uma reunião no Assentamento Recanto, às 19h.

A Prefeita Patrícia Evelin, nasceu em Xambioá, é filha do ex-prefeito de Xambioá Francisco Evelin e da ex-vereador de Xambioá, Fátima Matos Câmara, reside em Xambioá desde que nasceu, foi eleita em 2016 com 3.084 votos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo
publicidade Bronze