Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Onofre Marques obtém liminar e sai da “lista suja” do MTE

Publicado

em

O juiz do Trabalho, Erasmo Messias de Moura Fé, julgou um pedido de reconsideração do ex-prefeito de Ananás, ex-deputado estadual e ex-presidente do Itertins, Onofre Marques, e, deu 48 horas para a União retirar o nome de Onofre da “Lista Suja” do trabalho escravo elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A decisão é do dia 7 de novembro, mas só nesta segunda-feira, 21, foi dado acesso à decisão que já surtiu efeito: o nome do agropecuarista já foi retirado da lista.

A decisão abre brecha para que Onofre seja nomeado para o comando da Funasa no Tocantins, indicado que já foi pelo PMDB tocantinense sem que a nomeação tivesse sido concretizada. Em setembro, o PMDB do Tocantins chegou a anunciar como certa a nomeação e posse de Marques no órgão federal.

Onofre foi incluído na lista em dezembro do ano passado. E contava com negativa da Justiça do Trabalho, em outro pedido de liminar, para ser excluído da lista.

Neste pedido de reconsideração, argumentou que aos 64 anos, sempre teve o “nome limpo”, mas por conta da inclusão na “lista suja” não consegue vender nenhuma de suas seis mil cabeças de gado e, com um empréstimo de R$ 196 mil para quitar, constar na lista impede os frigoríficos de comprar suas reses.

 “Se eu não vender para o frigorífico tenho que buscar o câmbio negro; daí não tenho segurança de me pagarem, pois é a clandestinidade; além disso, não tenho como declarar no imposto de renda; tudo que eu vendo eu declaro e pago meus impostos”, respondeu ao juiz.

Na ata da audiência, nenhuma linha de Onofre negando que tenha empregado mão-de-obra análoga à escravidão como constatou o MTE razão para sua inclusão na “lista suja”.

Segundo o advogado Romes da Mota Soares, que defende Marques, a defesa em relação ao trabalhadores encontrados na fazenda do peemedebista ocorreu após a audiência quando a Justiça do Trabalho concedeu o prazo de cinco dias para a impugnação à ação do MTE.

O advogado afirma que Marques pagou a multa imposta pelos ficais na tentativa de livrar-se da notificação e não como reconhecimento das suposta irregularidade que não teria ocorrido porque os trabalhadores localizados na fazenda eram de terceiros e pertenciam a fazendas vizinhas, segundo afirmou Soares. “Ele pagou (a multa) para não ser incluído, o que acabou ocorrendo de toda forma, não porque assumiu a responsabilidade, porque ele não teve trabalhador escravo”.

A decisão é liminar e segundo o juiz o nome poderá ser incluído futuramente na lista “caso demonstrada a presença das condições legais para sua mantença, como a comprovação do trabalho análogo ao de escravo”.

A instrução (quando o juiz, em nova audiência ouve partes e testemunhas antes do julgamento final) está marcada para o dia 26 de janeiro. (Lailton Costa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
7 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com Rocha Miranda no páreo, disputa pela Prefeitura entra na reta final com cenário indefinido

Publicado

em

O processo eleitoral em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, promete mudar completamente o cenário. Até esta quinta, 29, a eleição estava polarizando a atenção dos eleitores entre os candidatos Aquiles da Areia (PP) e Cláudio Santana (MDB), seguidos por Ronaldinho (PT) e Ian Cavalcante (PL).

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que reformou decisão de primeira instância e deferiu o registro de Rocha Miranda (PTB), na manhã desta quinta, 29, o ânimo de eleitores e apoiadores rochistas cresceu e deve provocar reviravolta no cenário.

A situação de Rocha Miranda vinha se arrastando desde o indeferimento, quando a campanha parou completamente e houve total desmobilização de apoiadores, líderes e de alguns candidatos. Rocha chegou a perder um candidato a vereador e outros já se preparavam para buscar outros caminhos, desacreditando que pudesse haver reversão na situação jurídica.

O próprio Miranda teve de gravar um vídeo no final de semana, pedindo que seus aliados se mantivessem firmes até a decisão do TRE esta semana. E a decisão favorável veio.

Agora, o cenário muda completamente. Ronaldinho e Ian seguem cada um, levando suas campanhas até aqui, bem conduzidas, dentro das limitações estruturais, mas que devem no mínimo, lhes garantir crescimento eleitoral e terminarem maiores do que começaram. Na parte de cima, Rocha, Cláudio e Aquiles vão para uma disputa acirrada, onde não é possível apontar um vencedor e não existe favorito.

Restam praticamente duas semanas de campanha, candidatos e eleitores devem protagonizar e assistis nos próximos dias, uma disputa que pode entrar para a história política do município, seja qual for o resultado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha chega acompanhado de Antônio Andrade e é ovacionado por apoiadores

Publicado

em

Por voltas das 9h, desta sexta, 30, o candidato a prefeito de Araguatins, pela Coligação “De Volta ao Progresso”, Rocha Miranda (PTB), desembarcou no aeroporto da cidade, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do PTB, Antônio Andrade, para dar o pontapé em sua campanha, após o Tribunal regional Eleitoral (TER), reformar decisão de primeira instância e aprovar seu registro de candidatura.

Rocha foi ovacionado por dezenas de apoiadores, militantes que o aguardavam no local.

Do aeroporto, Rocha Miranda e Antônio Andrade, seguiram em carreada por ruas de Araguatins e foram até o Comitê Central, onde falaram às pessoas presentes.

Segundo informações da assessoria do candidato, ele vai intensificar as ações de campanha que já começaram nesta sexta.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta sexta, 30

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta sexta, 30. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Evento News Jovem às 19h e reunião com candidatos a vereador a partir das 20h

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Não divulgou agenda.

IAN CAVALCANTE (PL): Grava programas eleitorais durante a manhã e a tarde ações de campanha do povoado Santa Luzia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Evento político Comitê Central às 8h e faz visitas restante do dia.

Continue lendo
publicidade Bronze