Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Onofre Marques obtém liminar e sai da “lista suja” do MTE

Publicado

em

O juiz do Trabalho, Erasmo Messias de Moura Fé, julgou um pedido de reconsideração do ex-prefeito de Ananás, ex-deputado estadual e ex-presidente do Itertins, Onofre Marques, e, deu 48 horas para a União retirar o nome de Onofre da “Lista Suja” do trabalho escravo elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A decisão é do dia 7 de novembro, mas só nesta segunda-feira, 21, foi dado acesso à decisão que já surtiu efeito: o nome do agropecuarista já foi retirado da lista.

A decisão abre brecha para que Onofre seja nomeado para o comando da Funasa no Tocantins, indicado que já foi pelo PMDB tocantinense sem que a nomeação tivesse sido concretizada. Em setembro, o PMDB do Tocantins chegou a anunciar como certa a nomeação e posse de Marques no órgão federal.

Onofre foi incluído na lista em dezembro do ano passado. E contava com negativa da Justiça do Trabalho, em outro pedido de liminar, para ser excluído da lista.

Neste pedido de reconsideração, argumentou que aos 64 anos, sempre teve o “nome limpo”, mas por conta da inclusão na “lista suja” não consegue vender nenhuma de suas seis mil cabeças de gado e, com um empréstimo de R$ 196 mil para quitar, constar na lista impede os frigoríficos de comprar suas reses.

 “Se eu não vender para o frigorífico tenho que buscar o câmbio negro; daí não tenho segurança de me pagarem, pois é a clandestinidade; além disso, não tenho como declarar no imposto de renda; tudo que eu vendo eu declaro e pago meus impostos”, respondeu ao juiz.

Na ata da audiência, nenhuma linha de Onofre negando que tenha empregado mão-de-obra análoga à escravidão como constatou o MTE razão para sua inclusão na “lista suja”.

Segundo o advogado Romes da Mota Soares, que defende Marques, a defesa em relação ao trabalhadores encontrados na fazenda do peemedebista ocorreu após a audiência quando a Justiça do Trabalho concedeu o prazo de cinco dias para a impugnação à ação do MTE.

O advogado afirma que Marques pagou a multa imposta pelos ficais na tentativa de livrar-se da notificação e não como reconhecimento das suposta irregularidade que não teria ocorrido porque os trabalhadores localizados na fazenda eram de terceiros e pertenciam a fazendas vizinhas, segundo afirmou Soares. “Ele pagou (a multa) para não ser incluído, o que acabou ocorrendo de toda forma, não porque assumiu a responsabilidade, porque ele não teve trabalhador escravo”.

A decisão é liminar e segundo o juiz o nome poderá ser incluído futuramente na lista “caso demonstrada a presença das condições legais para sua mantença, como a comprovação do trabalho análogo ao de escravo”.

A instrução (quando o juiz, em nova audiência ouve partes e testemunhas antes do julgamento final) está marcada para o dia 26 de janeiro. (Lailton Costa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
7 Comments

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Caminhão roubado no Maranhão é localizado em pátio de posto

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 22, por volta das 08h30, a Polícia Militar localizou um caminhão com sinais de identificação adulterados, estacionado no Pátio de um posto de combustível em Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio.

A guarnição da Polícia Militar estava em patrulhamento, quando recebeu  informação, via telepatrulha, que poderia haver um veículo com restrição de furto/roubo nas proximidades.


Após diligências, a guarnição suspeitou de um caminhão estacionado em um posto de combustível do município e, após o emprego de técnicas de identificação veicular, confirmou que o veículo, caminhão M.BENZ/ATRON 2324, estava com as placas clonadas, já que o chassi apontava para um outro veículo com restrição de roubo ocorrido no Estado do Maranhão.

Diante da situação,  o caminhão foi conduzido até a Delegacia de Plantão, em Tocantinópolis, para as demais providências, tendo a equipe contactado o proprietário para informá-lo da localização do bem e demais procedimentos necessários para a sua restituição

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, dia 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze