Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Presos são devolvidos após tentativa de transferência

Publicado

em

O juiz Baldur Rocha Giovannini, da comarca de Ananás, determinou que os dez presos que haviam sido transferidos provisoriamente da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) para a cadeia pública daquela cidade retornassem para o presídio de origem.

O motivo da determinação é que os presos foram transferidos para Ananás sem a carta precatória, documento que garante a transferência de responsabilidade do juiz de execução de Araguaína para o juiz titular de Ananás. Os presos, segundo informações, teriam chegado à cadeia pública apenas com o encaminhamento do presídio. Os detentos não chegaram a descer do microônibus.

Os presos saíram de Araguaína por volta das 14h15 e chegaram em Ananás às 18 horas. De acordo com o diretor de Barra da Grota, Edgones Coimbra, a maioria deles foi escolhida para a transferência por bom comportamento e cumpria pena por crime de assalto. Ainda de acordo com o diretor, não há previsão de novas transferências.

Os 20 considerados líderes da rebelião ainda não foram transferidos para Presídio de Segurança Máxima de Catanduva (SP) e Campo Grande (MS). Ontem, o JTo tentou falar com a direção do presídio federal sul-mato-grossense para confirmar a transferência, mas até o fechamento desta edição não conseguiu contato. Também ligou para o presídio federal paulista, mas o diretor da penitenciária, Fabiano Bordignon, informou não oder passar informações por telefone. Os dois presídios são de responsabilidade da Força Nacional de Segurança Pública, departamento ligado ao Ministério da Justiça.

Atualmente permanecem no pavilhão de visitas provisoriamente 168 presos, que devem ser selecionados nos próximos dias para serem transferidos. Além dos líderes, na unidade ainda estão três grupos: os presos em regime semiaberto; o grupo que está em regime fechado; e os outros presos que seriam transferidos para Ananás.

Presídio

A limpeza dos destroços da rebelião ainda está sendo realizada por um grupo de agentes, servidores e alguns presos que cumprem pena no regime semiaberto. O lixo deve seguir para o aterro sanitário municipal. A retirada do entulho foi determinada pela Justiça, para que o departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Araguaína (SUPAR) realizasse os trabalhos. O número de presos seria reduzido para 158, mas com o retorno dos detentos transferidos para Ananás, o presídio continua com 168.

Vizinhos

Segundo o presidente de bairro do povoado Barra da Grota, Antônio Pereira, muitos moradores já deixaram o local com medo do que possa acontecer. “Elas estão alugando casas em outro lugar por medo” revelou.

Além disso, muitos moradores vizinhos do presídio, também já pensam em se mudar do setor. “Eu vivo assombrada com tudo isso. No dia da rebelião, eu fui para a casa de meu filho, que fica em Araguaína, porque fiquei com muito medo” disse a pensionista Antônia da Silva, que tem 68 anos. Abalada, Antônia chegou a ser internada no dia da rebelião. (JT – Weberson Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC perde e cai para lanterna do Grupo 2

Publicado

em

Em Imperatriz, no sul do Maranhão, o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), conheceu neste sábado, 24, sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro Série D, em partida válida pelo Grupo A2, no estádio Frei Epifânio D’Abadia.

A equipe do Imperatriz venceu por 3 a 2 e se mantém na terceira colocação do grupo com 13 pontos. Já o Verdão do Bico passa a segurar a lanterna com 7 pontos.

O primeiro tempo foi de muita troca de espaço com propostas bem diferente entre as equipes. O Imperatriz apresentou uma marcação de meia pressão e tinha na velocidade do seu ataque com passes verticais para criar boas chances. Por outro lado, o TEC tinha opção da posse de bola, mas teve dificuldade para achar espaço. Com isso, acabou fazendo muitos lançamentos diretos e acabou esbarrando na defesa do Imperatriz. Melhor no jogo, o Cavalo de Aço conseguiu logo abrir o placar, mas em um erro individual. Fabrício dormiu no lance e Hudson conseguiu tomar a bola do defensor e marcar para o Imperatriz.


A primeira etapa seguiu andando com o mesmo panorama antes do gol. Porém, com a vantagem do placar o Imperatriz consolidou ainda mais sua proposta e teve até mais espaço para contra-ataques, que poderiam ser melhores aproveitados e por isso a primeira etapa terminou 1 a 0 para o Colorado.

No segundo tempo uma chuva de gols. O TEC empatou aos 19 minutos, após cobrança de falta, Jheimy arruma dentro da área para Dioguinho chegar chutando para empatar o jogo. Aos 22 minutos a arbitragem pega falta em cima de Jheimy dentro da área e marca pênalti. Jheimy bateu com força no alto do canto esquerdo. I goleiro Diego acerta o canto, mas não consegue alcançar a bola e o Verdão do Bico vira o placar. Kineker aos 32 minutos, gira na defesa do TEC e chuta com estilo para deixar tudo igual no Frei e nos acréscimos, já nos 50 minutos, uma “lambança” na área do TEC, após cruzamento o goleiro Gabriel faz defesa, mas ao cair com a bola bateu roupa. Do lado dele estava Robson que aproveitou para fazer o gol da virada, 3 a 2, para o time do Maranhão.

Na próxima rodada, o Verdão recebe o Juventude Samas, no estádio Ribeirão, sábado, 31 e no mesmo dia o Imperatriz joga em Sobral, no Ceará, contra o Guarany. (Gabriel Dias/SID)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze