Connect with us

Bico do Papagaio

ANANÁS: Presos são devolvidos após tentativa de transferência

Publicado

em

O juiz Baldur Rocha Giovannini, da comarca de Ananás, determinou que os dez presos que haviam sido transferidos provisoriamente da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) para a cadeia pública daquela cidade retornassem para o presídio de origem.

O motivo da determinação é que os presos foram transferidos para Ananás sem a carta precatória, documento que garante a transferência de responsabilidade do juiz de execução de Araguaína para o juiz titular de Ananás. Os presos, segundo informações, teriam chegado à cadeia pública apenas com o encaminhamento do presídio. Os detentos não chegaram a descer do microônibus.

Os presos saíram de Araguaína por volta das 14h15 e chegaram em Ananás às 18 horas. De acordo com o diretor de Barra da Grota, Edgones Coimbra, a maioria deles foi escolhida para a transferência por bom comportamento e cumpria pena por crime de assalto. Ainda de acordo com o diretor, não há previsão de novas transferências.

Os 20 considerados líderes da rebelião ainda não foram transferidos para Presídio de Segurança Máxima de Catanduva (SP) e Campo Grande (MS). Ontem, o JTo tentou falar com a direção do presídio federal sul-mato-grossense para confirmar a transferência, mas até o fechamento desta edição não conseguiu contato. Também ligou para o presídio federal paulista, mas o diretor da penitenciária, Fabiano Bordignon, informou não oder passar informações por telefone. Os dois presídios são de responsabilidade da Força Nacional de Segurança Pública, departamento ligado ao Ministério da Justiça.

Atualmente permanecem no pavilhão de visitas provisoriamente 168 presos, que devem ser selecionados nos próximos dias para serem transferidos. Além dos líderes, na unidade ainda estão três grupos: os presos em regime semiaberto; o grupo que está em regime fechado; e os outros presos que seriam transferidos para Ananás.

Presídio

A limpeza dos destroços da rebelião ainda está sendo realizada por um grupo de agentes, servidores e alguns presos que cumprem pena no regime semiaberto. O lixo deve seguir para o aterro sanitário municipal. A retirada do entulho foi determinada pela Justiça, para que o departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Araguaína (SUPAR) realizasse os trabalhos. O número de presos seria reduzido para 158, mas com o retorno dos detentos transferidos para Ananás, o presídio continua com 168.

Vizinhos

Segundo o presidente de bairro do povoado Barra da Grota, Antônio Pereira, muitos moradores já deixaram o local com medo do que possa acontecer. “Elas estão alugando casas em outro lugar por medo” revelou.

Além disso, muitos moradores vizinhos do presídio, também já pensam em se mudar do setor. “Eu vivo assombrada com tudo isso. No dia da rebelião, eu fui para a casa de meu filho, que fica em Araguaína, porque fiquei com muito medo” disse a pensionista Antônia da Silva, que tem 68 anos. Abalada, Antônia chegou a ser internada no dia da rebelião. (JT – Weberson Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Justiça Eleitoral reforma decisão e defere candidatura de Cláudio Santana

Publicado

em

No final da tarde desta quinta, 22, o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, deu provimento aos Embargos de Declaração, pedindo revisão de decisão que havia indeferido a candidatura de Cláudio Santana (MDB), a prefeito de Araguatins, pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

Na origem, Cláudio Santana teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão de contas, relativas ao exercício de cargo público, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, publicado no BO nº 1983 em 15/12/2017, em razão da Prestação de Contas de Ordenador de 2011, quando presidia a Câmara Municipal de Araguatins.

Publicada a sentença, em 15 de outubro de 2020, Cláudio manejou Embargos de Declaração, com pedido de efeitos infringentes, alegando que “na data de 14/10/2020, dia anterior à disponibilização da sentença ora embargada, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, deu provimento à Ação de Revisão proposta pelo Embargante, reformando o Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, julgando as contas de ordenador do Embargante na condição de Presidente da Câmara regulares com ressalva”.

O Ministério Público Eleitoral também havia se pronunciado pelo deferimento após a apresentação dos Embargos.

Agora, a candidatura de Cláudio a reeleição está deferida. Clique AQUI e veja a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Patrícia Evelin irá inaugurar comitê de campanha nesta quinta, 22

Publicado

em

A Prefeita Patrícia Evelin (Democratas), o candidato a vice-prefeito Dr. Fidélis, os candidatos a vereadores da coligação “Pra frente Xambioá”, dos partidos Democratas, PSL e Podemos, irão realizar a inauguração do seu comitê de campanha nesta quinta-feira, 22, em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin é candidata a reeleição para governar o Município por mais quatro anos, dessa vez ao lado do advogado militante em Xambioá, vereador pelo sexto mandato e presidente da Câmara pela segunda vez, Raimundo Fidélis (Podemos).

O comitê atenderá ao público na avenida Presidente Juscelino, no centro de Xambioá na praça do Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa, a partir das 17h, logo após será realizada uma reunião no Assentamento Recanto, às 19h.

A Prefeita Patrícia Evelin, nasceu em Xambioá, é filha do ex-prefeito de Xambioá Francisco Evelin e da ex-vereador de Xambioá, Fátima Matos Câmara, reside em Xambioá desde que nasceu, foi eleita em 2016 com 3.084 votos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo
publicidade Bronze