- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ANANÁS: Professores usam reboco de parede como lousa em escola estadual

Mais Lidas

Sem título

O Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, está em processo de construção desde 2010. A obra está parada há mais de um ano. Em função disso professores e alunos enfrentam problemas para conseguir dar continuidade ao calendário escolar. São cerca de 620 estudantes divididos em 23 turmas, que precisam enfrentar o calor e a falta de infraestrutura do local.

Sem título
Professor usa o reboco de parede como lousa

O professor Antonio Carlos Pereira usa o reboco de uma parede como lousa. “Se estiver chovendo não tem como vir para essa sala. Não tem como dar uma boa aula porque não tem estrutura”, desabafa.

Construção de escola abandonada pelo Governo do Estado
Construção de escola abandonada pelo Governo do Estado

A escola passaria a ser de tempo integral após ser contemplada por um projeto do governo estadual. Por isso uma nova estrutura estava sendo construída. O projeto previa oito salas amplas, quatro laboratórios e uma quadra esportiva coberta. Mas no lugar das benfeitorias, muito mato. As poucas salas que receberam cobertura servem de depósito para materiais antigos, como carteiras e mesas.

Esta é a sala da diretora
Esta é a sala da diretora

O prédio antigo não tem mais espaço. Os professores tem que dividir uma sala com vários materiais que não são mais utilizados, por causa da falta de espaço. A estudante Daniela Silva diz que “a escola velha era melhor”. Apenas cinco salas de aula podem ser usadas e por isso, elas estão superlotadas. Os alunos tem que estudar em um espaço pequeno, com pouca ventilação e sem ar-condicionado.

Único ventilador da escola funciona com gambiarra
Único ventilador da escola funciona com gambiarra

Os estudantes dizem que às vezes um ou outro aluno passa mal na sala de aula. “[O problema] é o calor na sala, [a gente] vem pra cá (sic) não tem piso, não tem quadro, [faltam] muitas coisas” diz o estudante Gabriel Lopes. “Muitos alunos aqui começam a passar mal por causa do calor. Alguns vomitam ou tem dor de cabeça”, explica a estudante Maria Antonia Costa.

Alunos durante aula na Escola Estadual Getúlio Vargas
Alunos durante aula na Escola Estadual Getúlio Vargas

A professora Inês Borges diz que os estudantes têm dificuldade para aprender. “A escola tem um alto índice de reprovação. A gente nem pode exigir tanto dos alunos porque eles não têm culpa dessa situação em que eles estão estudando” conta.

Resposta

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) afirmou que a obra parou para que fosse feita a readequação do projeto, mas garantiu que as obras serão retomadas em 45 dias. Quanto a reclamação dos estudantes sobre o calor, a SEDUC informou que no momento não há previsão para resolver o problema. (G1/Fotos: Reprodução TV Anhaguera)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

20 Comentários

  1. Pois é, não consigo entender como é que o governo deixa os alunos e funcionários numa situação precária com essa e doa para o município o prédio da E. Antonio Alves Moreira, que foi reformado, com 6 salas de aula, salas amplas para o administrativo, biblioteca, sala p/ laboratório de informática, banheiros, todos em boas condições,
    Os pais também precisam se mobilizar e exigir melhores condições de estudo para seus filhos!

  2. Será que o MEC não está vendo o descaso na educação do Estado do Tocantins? Sem quadro, sem ventilador, sem computador (escolas sucateadas na parte de T.I.) e o secretário da educação pra cima e pra baixo só passeando, gastando desnecessariamente com capas de chuva e esquecendo de mandar verba pras escolas pagarem os prestadores de serviço, que como eu não tem salário fixo. Há escola que me deve desde abril, e não é por falta de direção e sim como eu disse acima, falta verba. A Seduc manda uma mixaria pras escolas e diz que e pra cortar gastos, mal pagam a energia elétrica com o que vem. Ainda por cima o Governador fala em candidatar o filho nas próximas eleições.

  3. Bom se o termo “eu avisei ” adiantace, mais infelizmente não adinatou, ananas virou uma precaridade de tudo que poça se pensar todos os municipios do bico do papagaio estão crecendo e melhorando mais ananas so ta regredindo, porque a população tem memoria de peixe so dura 3 minutos, sabiam que o Véi Siquerido ia detonar o EStado mais mesmo assim preferiram votar nele, ananas escolheu parar mais 4 anos novamente, fico encabulado como o povim de ananas e burro, e com tantos professores capacitados, não tem explicação, ananas deveria era virar povoado dos nunes ou do angico ou outro lugar porque ali vai virar uma cidade fantasma daqui uns dias, eleição tem ano que vem e o povo de ananas vai votar tutim no PRINCIPE VMO PRA FRENTE PRINCIPE KKKKKKKKKK

  4. Ainda bem que alguém fez esta denúncia. Só assim, todos verão e tirarão algumas dúvidas quanto à atuação deste governo.
    Já trabalhei em sala de aula, saí há 13 anos, más nunca vi em nenhuma escola o que se estamos vendo agora.
    Pode até ser que esta obra continue dentro de 45 dias, pois o que vejo falar por pessoas que trabalham com o Governo, é que esta obra não será concluída tão cedo, pois não recursos para a conclusão da referida obra.
    Parabéns a quem teve a coragem de falar e de mostrar como está a realidade deste Colégio.

  5. Durante as campanhas o Governado dizia nos palanques “Eu vim para cuidar do meu povo” Ah com todo gás, só esqueceu de dizer a intenção era acaba com a Educação e Saúde Parabéns,deu certo. É triste ver Professores sendo desrespeitado, sem condições de trabalho adequado, reajuste salariais sendo parcelado. Salão do livro que virou feira internacional acabou. Formação de Professores os mesmo são convocados no entanto tem custear do próprio bolso. Mais na Mídia está tudo ótimo, pois todo dia O Secretário sai na televisão dizendo que a Educação do Estado está ótima. Infelizmente é que tem consciência e já conhecia bem este governo não votou, mais também sofra as consequências das péssimas escolhas.

  6. Esses quatro anos podemos praticamente já se passaram. Nesse ultimo ano de governo, vamos ficar esperto que eles vão tentar reverter a situação. Não caiam novamente na lábia deles se não vai ser muitos anos perdidos, e hj pra recuperar tempo perdido não e fácil.

  7. Bom o momento, aos pais dos alunos, professores, seria procurar um advogado/promotor de justiça e entrar na justiça por uma resposta urgente das autoridades. Se não estou enganado esta escola era de competência do governo, porem as autoridades locais não poderiam deixar isso acontecer jamais. Pois o pior, não é culpar uns e outros pela incompetência dos mesmos e a sociedade não cruzar os braços parar tal situação. Pois todos, sem nenhum desvio(Parentes, a sociedade local, prefeito, vereador, juiz enfim). O governo e a socidade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças e adolescentes que não têm família nem dinheiro para viver decentemente como também direito de receber educação primária gratuita, e de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais a todos. Cadê o MP de Ananás? Cadê a sociedade em geral? Estão em bares?! Estão na porta tricotando…. Acorda gente!

  8. É meus amigos isto é uma vergonha,e um grande descaso para com a população desta cidade.Eu não ajudei a eleger este desgoverno,digo isso pois a cada dia q passa ele mostra a sua incompetência e desconsideração com o povo tocantinense e ainda enche a boca para proferir sandices como “Meu filho será candidato para dar continuidade ao grande trabalho que venho desenvolvendo”. Eita o velho não se enxerga que trabalho?Apenas estamos a mercê de um bode velho ditador e truculento.Agora vamos ver se ele vai conseguir eleger o filho dele,ele mal sabe que nós estamos esperando sentados dia após dias para dar o troco ou melhor a resposta pelo q ele nos faz.

  9. sou de ananas eu suo conhecido por Antonio Bocao eu sou um dus primeiro catoris ananaese e estudei nesa escola que era orgulho de fala pratodos que estudava no getulho vargas de ananas mas a vergonha que o governo estadual e o eis governo municipal deicharo este colejo e vergonha para todos ananaencem

  10. É preciso ficar claro que esta obra é federal e que esse recurso fio liberado pelo governo federal em 2008, o qual foi depositado na conta da Infraestrutura, o projeto inicial necessitava de 10mil metros quadrados , foi uma batalha imensa para regularizar a documentação do terreno pois a obra só caberia em 10mil metros quadrado hoje estamos triste em ver que a obra esta sendo construida na metade do terreno exigido perdendo muito, e mesmo esse pouco se encontra para a mais de ano e professores e alunos estão praticamente no sol. fique impressionada que não mostraram a sala de recurso nós escambos sem piso e a metade desta mesma sala guardo parte do deposito na maioria dos dias tem formiga de fogo e o mais engraçado é que logo pois a reportagem a diretora regional de Araguaina veio até a escola intimidar a diretora, olhou para o chão vio as formigas e disse não ter visto nada de mais, que vergonha em em dona diretora vc quer cobrir o sol com a peneira, faz ao contrario fala a verdade para o secretario e busque urgentemente uma solução para nosso problema, pois ao contrario não vamos calar logo que completar quarenta e cinco dia vamos nos rebelar ir as rua e com certeza iremos convidar a televisão novamente porque nós estamos contando.

  11. Mª Cleonice, e todos ai acima. meus descontentes prontos a falarem o q vem na bok. agora eu digo: 2008 era siqueira campos erá! pwlo q tou vendo, tudo vem arruinado desde a liberação deste recurso. a obra é federal jumentões, cadê o dinheiro. vejam ai q as medidas passaram errado na hora da proposta para ser enviada e agora senhores professores, principalmente vc antonio carlos, dando um de coitadinho numa parede, rapaz tu deixa de enganar os bobinhos, ai fizeram um cumplô de anti-siqueiristas até essa inês borges. quem é ela mesmo. a mulher do maior fofoqueiro de ananás revandís vão atrás da gestão anterior, porque cortaram os pés de manga e tiraram toda sombra. agora siqueira vai pagar p vcs ai, deixem ele de lado e cuidem de outra forma melhor.na hora de botar carro de som na rua avisando q tem ainda vagas vcs sabem n é. tão mesmo é com medo de darem no são joão ´não é, se aqui não tiver vagas p professor lá tem sim e vc ines borges teu lugar é de lá e vc antonio carlos, deixa de ser besta escrevendo em parede e montando um arquivo como este, deixem de serem preguiçosos, é só pegarem as lousas q estão amontoadas e levantem elas q vai dar certo. bando de preguiçosos. professores se passando de coitadinhos, ah por favor galera acomodada. e não sou e nunca fui siqueirista mais ele ainda vai botar o dedo nisso ai p dar certo vcs vão ver, de bobo q ele é. e agora ele vai fazer a estrada que liga ananás a Araguatins, ta em cima da politique mais pelo menos vai fazer. e vcs esquecem q o Marcelo mirando começou aquele aasfalto botou cascalhos até uma certa distancia, plainou parece q é o nome certo, fez todas as pontes e sem falar que a plak da obra ficou mais de 2 anos ao público elevada bem ali na saída das 4 bocas i dizendo o valor da obra, vocês lembram disso. agora me digam: cadê o dimdim dessa obra. quem embolsou, foi siqueira, bando de ladrõessssssssssssssss

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias