- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ANANÁS: Surto de Doença de Chagas é detectado

Mais Lidas

Em Ananás foi detectado um surto da Doença de Chagas contraída pela ingestão do suco de juçara, fruta semelhante ao açaí. Do dia 31 até esta quarta-feira, 9, sete casos da doença foram confirmados e há 12 outros casos suspeitos.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Ananás, Noledir Santiago, entre os casos confirmados estão cinco adultos e duas crianças. Para conter o surto, a prefeitura apreendeu o suco de juçara e a fruta que estavam sendo vendidos no município e proibiu sua comercialização.

 “Além disso, proibimos também o suco de juçara na compra direta de alimento nas 12 escolas em Ananás, e estamos fazendo uma conscientização na população para evitar o consumo do suco e da fruta”, afirmou. As crianças que consumiram o suco de juçara nas escolas municipais e estaduais de Ananás estão sendo submetidas a exames para diagnosticar possível contaminação.

Segundo a secretária, diagnosticada em estágio inicial, a Doença de Chagas tem 100% de chances. A prefeitura de Ananás já comunicou o caso à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e ao Ministério da Saúde.

Para Noledir, o surto da Doença de Chagas em Ananás foi uma tragédia anunciada. “Há tempo que vínhamos preocupados com esse risco. No ano passado, fizemos um projeto para fortalecer a Vigilância Sanitária do município. A Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] já havia liberado os recursos, mas a Vigilância Sanitária estadual não deu o aval e o dinheiro não foi liberado”, contou. (Portal CT)

- Publicidade -spot_img

24 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
24 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Fernandes

Todos terão que trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para que, juntos, possamos combater esta doença.

João Alberto

Acho muito sedo para diagnosticar como o responsavel suco de juçara, deveria fazer análise desse suco consumido para para possível prova. É comprovado em outros regiões como do Pará, agora porque se fala na televisão que há contaminações em outros lugares e aqui já dizem a causa! Vamos com cautela.

jose

eu sou aluno e estou preucupado com isso, vamos agilizar as investigaçoes.

A Voz da Verdade!

É a primeira vez que ouço falar em contaminação da doença de chagas através do suco da juçara…
Seria bem melhor dar umas “vasculhadas” nas casas das pessoas infectadas, não acham?

PALMEIRINHA

João Alberto, José, A voz da verdade.
Deixem de instingar algo q n tenham tanto conhecimento. Pois se tá acontecendo no pará, porq aqui n em ananás? Pois bem! não é o fruto q contamina, e sim o manuseio. a forma como é preparado esses alimentos. ou seja, Hábitos higiênicos. pois sabe-se q o barbeiro aloja nas palmeiras e hoje temos desmatamentos e eles tão vindo p k, e se alojam em palmeiras, e lá eles ficam passeando chegando ao fruto jussara,bakba,buriti e ali é depositado as fezes dele. então quando vamos preparar? o q fazemos? lavamos quantas vezes? esfregamos bem? colocamos eles de molho na água sanitária? a água p amolecer, se for bastante quente encróa n é? então amores, podemos sim estar bem perto desse fato q pode ser eliminado com nossos hábitos higiênicos sim, podemos tomar o suco sim, desde com manuseio rigoroso. Exames confirmados sim, isso n é realidade só do pará, temos aqui em nossa cidade e devemos ficar de olhos abertos antes q uma peste se alastra.

Banzeiro

É verdade que a contaminação pode ser dar por este meio(ingestao do suco) porem, vale lembrar que isto na verdade é pela falta de higiene no ato de fazer o suco, ou seja, lavar as sementes em agua corrente antes de bater ou retirar a polpa. Pois desta forma os insetos serão retirados. Pelo outro lado, tem que ser feito uma varredura nas casas das pessoas para verificar se ha presença do barbeiro.

José Augusto Dionízio

FORÇA TAREFA TÉCNICA É A SOLUÇÃO – LAMENTAVELMENTE O NOSSO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO É VERGONHOSO, DESUMANO E INOPERANTE (FATOS MOSTRADOS AQUI E NACIONALMENTE), NÃO IRIA SER DIFERENTE AQUI EM ANANÁS, POIS VÁRIAS DOENÇAS SE PERPETUAM E MATAM TODOS OS ANOS SEM ESCLARECIMENTOS SUFICIENTES AO POVO, NÃO BASTA APENAS AS CONFERÊNCIAS MAQUIADAS PARA ENGODAR A SOCIEDADE, É PRECISO QUE ABRAMOS AS PORTAS DOS ARQUIVOS E MOSTREMOS PARA TODOS, OS RISCOS A QUE ESTAMOS SUJEITOS. A HANSENIESE ( 2º LUGAR TOCANTINS) VEM SE ALASTRANDO E MARCANDO TERRITÓRIO EM UMA GUERRA SECULAR. SABEMOS QUE TODAS ESSAS PATOLOGIAS SÃO CARACTERÍSTICAS DE CIDADES POBRES E SEM INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS E ADEQUADOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPECIALMENTE NA SAÚDE E EDUCAÇÃO, SETORES RESPONSÁVEIS PELAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS DE UM POVO. AGORA, NOS RESTA CAMINHARMOS JUNTOS, SEM FOGUETÓRIOS E SHOWS EXÓTICOS (QUE CUSTAM CARO), POIS NÃO TEMOS NADA PARA COMEMORAR, SENÃO CHORAR A PERDA DE ALGUÉM QUE POR VENTURA ESTEJA ACOMETIDO OU INFECTADO POR TAL DOENÇA. PRECISAMOS DA UNIÃO DE TODAS AS ESCOLAS, IGREJAS E POPULAÇÃO EM GERAL PARA UM EFICIENTE COMBATE A ESSA AMEAÇA QUE ATERRORIZA A TODOS. AQUI NUNCA FICOU MELHOR PRA SE VIVER E SE CONTINUAREM ZOMBANDO DO POVO OS CASTIGOS CAIRÃO SOBRE TODOS, JUSTOS E INJUSTOS. O PODER NÃO É ETERNO, MAS A MISÉRIA PLANTADA ESPALHA COMO POEIRA. AUDIÊNCIA PÚBLICA URGENTE É O PRIMEIRO PASSO NA BUSCA DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA. AQUELE QUE NÃO ESCUTA CUIDADO ESCUTA “COITADO”. OBRIGADO A TODOS, ESTOU PRONTO PRA AJUDAR, MAS NÃO POSSO NEGAR A VERDADE.

Observador

Sei não viu!! Hoje vi muitos técnicos de Palmas e Araguaina investigando, mas a doença tem características próprias, mas Ananás esta em boas mãos, porque hoje existe Vigilância Sanitária com estrutura para investigar e tomar as medidas necessárias ao caso coisa que ate poucos anos atraz não existia, e quem acha que existe muita diferença de Juçara para Açai, se engana as condições soa as mesmas…por isso estas equipes estão investigando, mas conforme já foi divulgado a prefeitura já tinha pedido apoio, fez um projeto e o governo do estado não deu atenção, agora manda equipes aqui as pressas…infelizmente quando nossos técnicos pedem, elaboram projetos são pouco escutados, mas agora e hora de agir, a população deve colaborar….evitando consumir as duas frutas…. esta gestão tem visão prova de que foi feito o projeto em tempo apropriado como já tenho dito..mas esse governo do estado esta difícil de mexer! Joao Alberto e por isso que estão investigando mesmo, para ter as provas e cedo e com “C”…. rsrsr eita povim que não perde a oportunidade de falar mal de alguém…..

calça curta

Que tal fazermos o teste em vc senhor joao alberto…..
toma o suco da juçara e depois nos comunica o que aconteceu ok…..

M M e ASSOSSIADOS

O negócio é que o bicho vai pegar em Ananás e começa pelo barbeiro. Abram os olhos!!!!

João Alberto

Caro calça curta, Palmeirinha… em primeiro lugar você usa um prenome ou apelido… Eu tomo bastante juçara ou açaí, tenho em minha casa que plantei aos arredor. Quanto ao questionamento, gostaria de saber se você tem resultado da análise laboratórial do suco consumido por esta pessoas infectadas. Também nunca quis dizer que o suco de juçara não possa estar contaminado, e higienizar os alimentos antes do seu preparo isto é sagrado. Agora usar de alimentos sem saber a procedencia é no mínimo perigoso. Se você quiser tomar um copo de açaí venha em minha residencia, com certeza não tem larva do barbeiro.
PS. Quanto o nome juçara ou açaí, isto trata se região, no Pará é conhecido como AÇAÍ, já no Tocantins e Maranhão é JUÇARA. já alguns incrementadores dizem: que juçara é a palmeira e açaí é o fruto.

José Nery

Meu Deus tem jente pesta falando em audiencia publica, o seu bobo se a secretaria de saude nao estivesse fazendo nada, air sim poderia dedir isto. mas o pessoal sa saude estao realizando um trabalho magnifico, pois aqui graças a Deus não morreu ninguem p/ poder discubrir a doença, nas outras cidade apos muitas morte foi q descubrirao. valeu Ananás. Essa equipe ta muito boa.

William

Hotem pude observar o trabalho do pessoal de Palmas e da Elizangela que é Coordenadora da Vigilancia Sanitária, achei muito enteressante, pois todos estão realmente, querendo esclarecer qual procedencia é a doença, Deus queira de desculbram. Boa Sorte.

Minero de Ananas

Esse José augusto não deve mesmo ter o que fazer, e só enxerga o que quer, critico extremista! Homem so de falar ate hoje não vi nem uma ação sua, nem umazinha se quer so falar, bla bla bla…. o home criticava um secretario que se dedicava, agora ta criticando a outra que também se dedica, mas afinal aqui so tem juiz 2 dias da semana ai sobra tempo pra ficar so na critica…. caro amigo, mostra o que vc tem feito já que você tem anseios políticos…porque não temos mais tempo pra bla bla bla mais não, e se tem foguete e pq tem q comemorar pq não e fácil não!

MARCIO JULIANO

É lamentável saber que existe indivuduos que se aproveitam até mesmo de situações tragicas para se promover.
O trabalho que poderia ser realizado foi executado, e diga-se de passagem, muito bem executado inclusive por técnicos locais, tanto que recebemos uma menção honrosa da Sesau- Secretaria Estadual de Saúde, por ter alcançado a meta estipulada. Não existe nenhum arquivo secreto, qualquer cidadão pode chegar a Secretaria de Saude e solicitar as informações desejadas. E a titulo de informação, esta situação demonstra que a vigilancia Epidemiologica local funciona, pois conseguiu identificar na fase aguda (inicial), o que garante a cura . Imagina se estes sintomas iniciais que desaparecem até 30 dias fossem confundidos por uma dengue (os contaminados estavam acreditando que estavam com dengue),o que reduziria a quase zero a possibilidade de cura se não surgisse sequelas definitivas ou até mesmo chegar a óbito, O QUE AÍ SIM PODERIA SER CONSIDERADA I N O P E R A N T E.

PALMEIRINHA

Valeu grande marcio!!!!!!!!!!!
isso mesmo. equipe tecnica local em tempo de executar os serviços. apóio da secretaria de estado, aqui estamos fazendo isso com certeza. Jose augusto bobo, bobinho, bobão e jumentãooooooooooo…
se liga meu amigo! audiência pública?????? sem violência seu égua!!!!!!! Porque a nossa própria justiça, começa dai mesmo p vc e vá atrás dessas grandes firmas q estão aqui nas redondezas e vejam o que podem fazer de urgente, a questão do Impacto ambiental q westão acomentando. Plantio de eucalipto. estão desmatando e olhem q talvez n seja apenas o barbeiro q venha p junto de nós, moramos na região amâzonica, área endêmica. no entanto juntamos forças pra combatermos, é a nossa população, somos nós ou seremos futuras vítimas, portanto nos unamos. Senhor João Alberto, n tou dizendo q seu açai é contaminado, mais temos q alertarmos e vermos sim que asseio bem lavado os frutos, podemos combater, não podemos deixar de comer o nosso alimento, eu gosto muito mais vou comer o q eu fizer daqui p frente joviiiiiiii… Agora açai é o fruto, jussara á palmeira, mais quais são as palmeiras q dão esses frutos? claro q s elas açai é palmeira, jussara é palmeira, bacaba é palmeira, buriti é palmeira, no entanto meu amigo o manuseio se dá pela higiene, vamos lavar bem

PALMEIRINHA

ah e sem falar no grande trabalho da senhora secretária de saúde. a promoção em saúde está em alta mesmo, não vamos deixar ninguém morrer n, vamos acodir todos com cautela e carinho e isso acredito na senhora e no apóio da senhora prefeita..

José Augusto Dionízio

COMENTÁRIOS DESQUALIFICADOS POR COMENTARISTAS ANÔNIMOS – INFELIZMENTE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO AINDA NÃO É PERCEBIDA POR MUITAS PESSOAS DESAVIZADAS DA NOSSA SOCIEDADE, ESPECIALMENTE PARA AQUELAS QUE NÃO SE RECONHECEM COMO SER HUMANO LIVRE E DOTADO DE RESPEITO AO PENSAMENTO DOS OUTROS, PIOR QUE ISSO, TAIS PESSOAS MACULAM O ESPAÇO DE LIBERDADE QUE O VALOROSO JORNAL FOLHA DO BICO VEM ABRINDO PARA TODOS, OPORTUNIDADE ESSA QUE PERMITE A SOCIEDADE FAZER SUAS RECLAMAÇÕES FRENTE AOS DESCASOS OCORRIDOS NAS GESTÕES DE RECURSOS PÚBLICOS NOS VÁRIOS MUNICÍPIOS DO TOCANTINS (INCLUSIVE EM ANANÁS). AO SENHOR PALMEIRINHA, GOSTARIA DE PEDIR APENAS RESPEITO AOS OUTROS, NÃO LHE CONHEÇO E NEM TENHO INTERESSE EM CONHECÊ-LO, POIS VEJO QUE DEVE SER REALMENTE UMA PALMEIRA QUALQUER E QUE NÃO PRODUZ BONS FRUTOS. JOSÉ AUGUSTO NÃO É A NOTICIA VEICULADA NO JORNAL, A MATÉRIA FALA DO PERIGO QUE TODOS ESTAMOS SUJEITOS, INCLUSIVE TENDO NA PALMEIRA O AMBIENTE DE CONTAMINAÇÃO (HABITAT DO INSETO), SENDO A DOENÇA DE CHAGA A NOTÍCIA VEICULADA NOS JORNAIS, PORTANTO, COMENTE SOBRE ISSO E TENHA EDUCAÇÃO AO FALAR O NOME DE QUEM APENAS COMENTA NESSE JORNAL. AS SUAS PROVOCAÇÕES SÃO PASSÍVEIS DE INVESTIGAÇÕES E CERTAMENTE O JORNAL NÃO TEM INTERESSE DE TER COMENTÁRIOS COMO OS SEUS, ALÉM DE ANONIMOS, SEM RESPEITO E SEM CONTEÚDO. QUANTO AOS FATORES AMBIENTAIS, TENHO FEITO A MINHA PARTE, PORÉM, NÃO SOU OBRIGAO A LHE DIZER O QUE FAÇO OU DEIXO DE FAZER. QUANTO AO MUNICÍPIO, É RESPONSABILIDADE DA GESTÃO ADOTAR PROVIDÊNCIAS PARA PREVENIR CALAMIDADES, SEJA NA AMAZÔNIA OU NO NORDESTE, O QUE NÃO É FEITO EM MUITOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, INCLUINDO ANANÁS QUE NÃO É DIFERENTE. AMIGO PALMEIRINHA, SEJA HUMANO, NÃO SE EXPRESSE DESSA FORMA, NÃO SOU ANIMAL E NEM VEGETAL, TENHO NOME PRÓPRIO E PROCURO RESPONDER PELO QUE FAÇO, NÃO ME ESCONDO ATRÁS DE NOMES FOLIARES, PROCURE MEU REGISTRO DE GENTE QUE ENCONTRARÁ. VAMOS NOS UNIR EM PROL DE TODOS, COMENTAR FATOS NÃO É DENEGRIR A IMAGEM DE NINGUÉM, A DEFESA DA SOCIEDADE É FEITA POR CIDADÃOS QUE DESEJAM O BEM DE TODOS, VAMOS LUTAR DESSA FORMA, DEIXE DE SER ESCRAVO E SEM PERSONALIDADE, EXISTA PARA SER VISTO E RECONHECIDO. – PEDIDO A FOLHA DO BICO – SENHOR EDITOR, SOU COMENTARISTA NO PORTAL O NORTE, ROBERTA TUM, CARTA CAPITAL, BRASIL DE FATO E LEITOR DO NOBLAT, TODOS JORNAIS E BLOGS QUE PRESTAM RELEVANTES SERVIÇOS PARA O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA E EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, MAS POR FAVOR, NÃO PERMITA QUE COMENTÁRIOS DA QUALIDADE DESSES DO SENHOR PALMEIRINHA, SEJAM PUBLICADOS SEM UMA ADEQUADA AVALIAÇÃO, CASO CONTRÁRIO, ESSE CANAL DE COMUNICAÇÃO CORRE O RISCO DE PERDER LEITORES POR FALTA DE QUALIDADE DOS TEXTOS POSTADOS. AGRADEÇO A TODOS, ACREDITO NA LIBERDADE E NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. REFLITAM MELHOR NAS MODERAÇÕES.

Preocupado

A palmeirinha trabala na secretaria de saúde gente! Ela fala com propriedade!!! Triste, e ver o funcionário publico do fórum que passa o dia todo na internet se promovendo politicamente! Mas as medidas foram tomadas, e o trabalho tem continuidade! Esse povo fala e do fala! Valeu Marcio nao foi atoa q o ex secretario dubstituiu a gerência da funasa municipal e a Noledir ta continuando, fazendo o q tem q ser feito! Ta certo ! Sabia do cerrado quem deu a primeira autorização pro eucalipto foi o estado! Vc evim rodado sai da internet e vai trabalhar kkkkkk

Minero de Ananas

parmerinha,…pucha saco da secretara? ouy o q? esse ze ai vive na ternet num trabaia nao???? acho q ze ta doido….heheheeeeee ele se dueu porque viu q ele so sabe cacarejar igole galinha puedera….

Minero de Ananas

esqueci de dizer pro povo lavar tudo principalmente as maos….e podemos ver que os habitos hugienicos de um dos criticos ai nao sao muito bons, e so ver ele etc……

maria moura

é impressionante, como as pessoas se deixam levar por outras criticas que indiretamente não tem a menor importancia à solução do problema.

o fato é que: necessita-se de estudos científicos para descobrir a causa, oferecendo maior credibilidade a essa hipotese ou ate mesmo descarta-la, dependendo dos resultados obtidos, temos essa necessidade;
o problema é: como os riscos de contaminacao pelas fezes do barbeiro ocorre em regioes pobres, o investimento em pesquisas e analises não é valorizado e consequentemente não há muito investimento por parte do governo, buscando meios de resoluçoes alternativas e as vezes pouco eficientes.
exemplificando: suponha que houvesse investimento para estudos em laboratorio afim de descobrir uma solução que acabasse definitivamente com o vetor do barbeiro ( o protozoario contido nas fezes do barbeiro TRIPANOSSOMA CRUZI) certamente chegariam a uma soluçao em um periodo de tempo curto. pois não se tem a certeza que somente lavando o fruto eliminaria o risco de contaminacao por completo.
é preciso investimento na area da saude o que esta intimamente ligado à politica, eu não diria 100% ja que a sociedade agora com a solucao do problema deveria por em pratica os novos habitos.

amigo

Estou muito triste com a situação desta pessoa que estão contaminada
penso nos meus filhos .

seja educada pense nos outros não ´só exm voce…

Zé ruela

falta de hingiene

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias