Connect with us

Bico do Papagaio

ANGICO: ADAPEC desencadeia demarcação de foco de Sigatoka Negra

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC) está desencadeando uma operação de delimitação de foco da Sigatoka Negra, no município de Angico, após a constatação da presença do fungo Mycosphaerela fijiensis em uma propriedade da região.

O fungo foi detectado em uma ação de rotina da ADAPEC que após coleta de amostras da planta foram enviadas para laboratório, onde foi constatada a presença da Sigatoka Negra. “Esta constatação prova que o trabalho de controle da sanidade vegetal feito pela Adapec é eficiente,” ressaltou o coordenador de Educação, Inspeção e Sanidade Vegetal, Luís Henrique Michelin. Ainda de acordo com o coordenador, trata-se de uma área pequena irrigada de apenas 0,8 hectares.

Após o resultado laboratorial, a ADAPEC enviou uma equipe de inspetores e técnicos agropecuários para a propriedade que foi imediatamente interditada, ou seja, não há nenhuma movimentação de produtos vegetais, mudas frutíferas ou quaisquer outros tipos de plantas, além disso, a Agência mantém uma barreira estratégica na entrada da propriedade onde é feito o controle de desinfestação de veículos com produtos a base de amônia quarentenária, nas entradas e saídas.

“A ADAPEC tomou todas as medidas necessárias, conforme prevê a legislação sanitária, e está sendo feito por uma equipe técnica, a delimitação do foco num raio de 70 quilômetros, e após este levantamento serão desenvolvidas as medidas cabíveis, principalmente visando a mitigação de risco na propriedade,” disse Michelin.

Sigatoka Negra

A Sigatoka Negra é causada pelo fungo Mycosphaerela fijiensis, sendo uma praga que ataca a cultura da banana, e uma das medidas de combate a esta doença, é o sistema de mitigação de risco, programa implantado pela ADAPEC que tem como objetivo ajudar o produtor de banana a proteger sua cultura deste fungo. O produtor que adere a este sistema possui a vantagem de ter um produto de melhor qualidade e valor de mercado, além de receber a autorização para comercialização em outros estados.

O produtor que é cadastrado no sistema deve cumprir algumas exigências legais, como por exemplo, os tratos culturais, ser assistido por um agrônomo que tenha o curso de certificação fitossanitária de origem, utilizar produtos pré-determinados para tratamento de frutos e caixas plásticas e transportar a produção com a permissão de trânsito vegetal emitida pela ADAPEC. (Welcton de Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Oficializada novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Neste quinta, dia 4, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas novas mortes por Covid-19, no município de Itaguatins, no Bico do Papagaio. Agora, segundo a SES, são 4 vítimas da doença.

Conforme a SES, só agora foi computada uma vítima ainda do mês de junho de 2020, que era homem de 69 anos, que morreu no Hospital Dom Orione, em Araguatins. A quarta morte aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, era homem de 75 anos e estava no Hospital Materno Infantil Imperatriz, na região Tocantina Maranhense.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze