Connect with us

Tocantins

Aplicativo Infotempo Tocantins será apresentado na Agrotins 2021 100% Digital

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), une esforços para prover o setor produtivo com informações meteorológicas e agrometeorológicas para auxiliar o processo de planejamento e da tomada de decisão agrícola, com o objetivo principal de minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. Com esse intuito, e considerando o grande número de informações já existentes, e muitas vezes desconhecidas por quem tem o papel importante no setor produtivo, foi criado o aplicativo INFOTEMPO Tocantins.

O aplicativo será apresentado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital, que será realizada de 15 a 18 de junho de 2021, na plataforma digital pelo acesso www.agrotins.to.gov.br.


Em plena operação, o INFOTEMPO Tocantins reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, disponibilizando-as de forma simples e clara. “O público-alvo é composto por extensionistas rurais, técnicos agropecuários, agrônomos, produtores rurais [pequenos, médios e grandes], estudantes, indústria, comércio e a sociedade civil”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café. 

No INFOTEMPO Tocantins, o usuário acessa dados da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e da Unitins. Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar o Play Store.

Funcionalidades do aplicativo

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro e um dos responsáveis pela operação do aplicativo, Alexandre Barreto, é possível consultar as condições do tempo para várias regiões do Tocantins. As previsões são fornecidas em quatro períodos distintos: manhã, tarde, noite e madrugada.

O aplicativo também disponibiliza mapas de monitoramento agrometeorológico, onde é possível fazer o acompanhamento de informações de interesse agronômico, tais como: evapotranspiração, disponibilidade de água no solo, temperatura média, entre outras.

“O tempo influencia diretamente em diversas atividades agrícolas desenvolvidas na propriedade. Visando orientar as tomadas de decisão, o aplicativo apresenta mapas indicativos para tratamento fitossanitário, necessidade de irrigação, manejo do solo e outros”, reforçou o engenheiro. 

Semanalmente, o aplicativo disponibiliza, em formato de vídeo, a Resenha do Tempo. Este canal de comunicação repassa, de forma clara e objetiva, as previsões para os diversos municípios do Tocantins. 

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual. (Raquel Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Hospital Municipal realiza 100ª cirurgia cardíaca pediátrica

Publicado

em

O HMA (Hospital Municipal de Araguaína) realizou a centésima cirurgia cardíaca pediátrica neste mês. O procedimento atendeu a pequena Sara Alves dos Santos, de 8 meses, para corrigir uma cardiopatia congênita chamada de CIV (comunicação interventricular), uma abertura na parede que divide os ventrículos, permitindo a passagem do sangue de uma câmara para a outra, um fluxo sanguíneo que não deveria existir.

Patrícia Alves dos Santos, mãe da menina, explica que o diagnóstico foi dado assim que Sara nasceu, sendo que os primeiros 38 dias de vida da pequenina foram dentro da incubadora. Por morar em Palmas, a menina foi encaminhada para passar pela cirurgia de correção em Araguaína.

“Fizeram o encaminhamento e 12 dias depois eu fui chamada. Foi muito rápido. Agradeço a Deus por essa oportunidade. Não é nada fácil conseguir uma cirurgia dessas, ainda mais em um bebê tão pequeno”, comentou a mãe.

Dois anos de atendimentos
Até outubro de 2019, qualquer criança araguainense que necessitasse passar por uma cirurgia cardíaca precisava buscar tratamento em outro estado. Essa realidade mudou após ser realizada a primeira cirurgia cardíaca pediátrica no HMA. A cidade tornou-se referência na realização desse tipo de procedimento, beneficiando crianças de todo o Tocantins.

“Uma vez que o serviço vem sendo ofertado no HMA, a maioria dos pacientes são operados aqui mesmo, sem a necessidade de esperar uma transferência para outros estados. É gratificante ver que essa mudança de realidade permitiu que muitas vidas pudessem ser salvas”, destacou o diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína, José Waldemar Cardoso.

Em dois anos foram realizados 101 procedimentos cardíacos pediátricos, uma média de oito por mês. A unidade é custeada pela Prefeitura de Araguaína e gerenciada pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania).

Equipe multidisciplinar completa
“Foi um desafio treinar uma equipe que não tinha essa vivência na cirurgia cardíaca pediátrica, além de todo o pessoal do centro cirúrgico, todo o hospital, de forma que todos entendessem os fluxos e os andamentos do serviço”, enfatiza Márcio Brito.

A equipe especializada é composta por cirurgiões cardíacos pediátricos, perfusionistas, anestesistas, cardiologista clínico, ecocardiografia especializado em cardiopatia congênita, intensivista cardiológico, intensivistas da UTI, equipe assistencial de Enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, farmacêutico clínico, fonoaudiólogo e a equipe de Enfermagem do centro cirúrgico.

Continue lendo

Tocantins

Programa Ambiente de Negócios reúne instituições para tratar sobre compras públicas no Tocantins

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), a Diretoria do Sebrae Tocantins recebeu os presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet), e representantes do Ministério Público do Estado (MPE) para tratar da participação dos pequenos negócios locais nas compras governamentais

A reunião contou ainda com a presença do consultor especialista na temática de compras públicas e renomado nacionalmente, Maurício Zanin, que esteve em vários municípios brasileiros e no Tocantins, conhecendo a realidade local e orientando sobre os passos a serem adotados nessas cidades. “Temos uma oportunidade histórica de uma ação de articulação conjunta conectando empresas e governo para que seja feita uma revolução positiva no estado, por meio de uma gestão transparente, baseada na legalidade e no incentivo aos empreendedores locais”, destacou.

O conselheiro presidente do TCE/TO, Napoleão de Souza, reforçou a importância da parceria com o Sebrae e demais instituições. “Temos interesse na desburocratização, para agilizar os processos no serviço público, e para isso, contamos com o apoio de entidades que podem capacitar e melhorar a gestão em favor do pequeno negócio”, ressaltou.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, enfatizou que é necessário unir esforços para que os processos sejam acelerados e a economia se desenvolva nos municípios. “O Sebrae Tocantins busca sensibilizar  os municípios a se tornarem Cidades Empreendedoras, fortalecendo a economia local. Contudo, este trabalho precisa ser feito a várias mãos. Neste momento contamos com Instituições verdadeiramente imbuídas pelo propósito de gerar movimento e desenvolvimento de nosso estado.  Muitos brasileiros precisam ter esperança na economia e o mercado das compras públicas é promissor nesse sentido”, afirmou.

A diretora-geral do Ministério Público do Tocantins, Alayla Milhomem, representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti. “A implementação da Nova Lei de Licitações é um grande desafio, não apenas para os municípios. O Ministério Público quer contribuir com esse projeto de cunho educativo que trará, sem dúvidas, ganhos significativos para os comerciantes locais e consequentemente maior lisura nos processos de aquisição por parte das prefeituras”.

O presidente da Comissão de Licitação do MPE, Ricardo Azevedo, informou que tiveram muitas mudanças positivas com a simplificação da formalização de compras públicas. “Será uma excelente oportunidade de capacitar os empresários e pregoeiros para os lances durante as licitações e isso é um grande avanço”, pontuou.
O presidente da Faciet, Fabiano do Vale, representou a classe empresarial durante a reunião e elogiou a iniciativa conjunta das instituições. “Os empreendedores têm medo de vender para a Prefeitura, pois não tem capital de giro e o estoque é básico, mesmo sendo o poder público um excelente cliente, sendo importante o conhecimento para uma eficiente análise de risco. Quando temos preferências pelo comércio local, geramos emprego e renda, e isso é fantástico, ainda mais podendo contar com o Sebrae, TCE e MPE”, comemorou.

A diretora do Sebrae, Eliana Castro, reforçou que o papel fundamental do Cidade Empreendedora, além de incentivar o empreendedorismo em diversos eixos, “é mostrar a força dos pequenos negócios, que impulsiona o desenvolvimento do município nos mais diversos setores”.

Participaram ainda da reunião a gerente do Sebrae, Magvan Botelho; o diretor-geral de Controle Externo do TCE/TO, Wemerson Rodrigues; e o auditor de Controle Externo responsável pela Coordenadoria de Análises de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviço de Engenharia (Caeng) do TCE/TO, Thiago Dias de Araújo. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins decreta ponto facultativo na sexta, 29, e na segunda, 1° de novembro

Publicado

em

O governador do Estado do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, decretou pontos facultativos para o serviço público estadual nos dias 29 de outubro e 1° de novembro. A sexta-feira, 29, corresponde ao ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Já o de segunda-feira, 1° de novembro, Dia de Todos os Santos, antecede o Feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro. O Decreto n° 6.329 será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta terça-feira, 26.

O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais como saúde e segurança que já atuam em caráter de plantão.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze