Durante operação de combate a produtos clandestinos, realizada nesta sexta-feira, 5, uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), apreendeu 96 kg de queijos sem procedência e sem refrigeração, em um micro-ônibus que realizava transporte de passageiros. A ação ocorreu na rodovia TO-222, próximo ao povoado Barra da Grota, no município de Araguaína, no norte do estado do Tocantins. O condutor foi multado em R$ 2,5 mil e os produtos foram inutilizados no aterro sanitário.

De acordo com a inspetora de defesa agropecuária, Hellen Núbia C. Maciel, o veículo vinha do estado do Pará e no momento da abordagem foi constatado que os produtos estavam mal acondicionados, sem refrigeração, nenhum registro no serviço de inspeção, bem como sem a documentação que comprovasse a sua origem. “Estamos atentos para coibir o transporte irregular de produtos de origem animal, que podem trazer riscos à saúde da população”, reforça Hellen Núbia.

Vale lembrar que o transporte de cargas interestadual necessita da apresentação do Selo de Inspeção Federal (SIF) ou selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Além disso, deve estar conforme as normas exigidas na legislação.

Participaram da ação os inspetores: Márcio Pedrote Carvalho, Hellen Núbia C. Maciel, Ricardo Lopes Evangelista e o fiscal Jomar Bezerra dos Santos.   

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.