Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Apresentação de propostas para construção de novo hospital será transmitida ao vivo

Publicado

em

Unidade localizada no Jardim das Flores terá área de 1.700m² . Previsão é de que, iniciadas as obras, a estrutura esteja apta para receber os equipamentos no prazo de 45 dias.

Dando andamento de forma transparente ao processo de construção da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM), a Prefeitura de Araguaína irá transmitir ao vivo, nesta quinta-feira, 18, a partir das 13h30 horas, a apresentação das propostas das empresas interessadas na execução do projeto.

O anúncio da transmissão foi feito na última terça-feira durante a reunião on-line de trabalho do Conselho de Combate à Covid-19, composto pela equipe técnica do Município e representantes de diversos segmentos sociais, de segurança, economia, saúde, entre outros.

“Diferente do que está sendo realizado em muitos lugares, aqui é o único que onde foi aberto e publicado um Aviso de Dispensa de Licitação. Estamos convidando o Ministério Público (MPE) e a Defensoria Pública (DPE) a participar presencialmente e a todos que tiverem interesse, que acompanhem a live. Estamos dentro de uma emergência, mas dando o máximo de transparência possível”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.

Inicialmente, o prédio será utilizado como a segunda unidade do Hospital Municipal de Campanha, com 40 leitos clínicos e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Posteriormente, a estrutura será anexada ao HMEM. O espaço com os leitos de UTI será mantido e a área dos leitos clínicos será adaptada e utilizada para a implantação do Centro Cirúrgico da unidade”, explicou o secretário municipal do Planejamento, Frederico Prado.

Como funciona
Os envelopes serão entregues às 9h30 para avaliação pela equipe técnica formada pelo secretário municipal do Planejamento, Frederico Prado; da Infraestrutura, Simão Moura Fé; presidente da Comissão Municipal de Licitação, Washington Pereira; e Márcia Almeida, diretora de convênio da Secretaria Municipal da Saúde. Após avaliadas, as empresas habilitadas seguem para a apresentação, a partir das 13h30, na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura.

“A comissão irá avaliar a metodologia proposta pelo interessado, ou seja, a empresa vai mostrar ao grupo o sistema que pretende utilizar para executar a obra no prazo de 45 dias. Metodologia aceita, partimos para a abertura da proposta de preços. A gente espera conseguir um preço bastante razoável, com uma empresa sólida, para construir esse hospital”, explicou o prefeito.  

Investimento para o futuro
O prefeito destacou ainda a importância de investir em uma estrutura que seja aproveitada no futuro, evitando o desperdício de recurso público. “Uma coisa é a necessidade de hoje, outra coisa é daqui a um ano. Concluímos que não seria interessante investir numa estrutura da qual depois só seriam aproveitados os equipamentos, então partimos para a ideia de que essa estrutura física pudesse ser reaproveitada”.

“Muito mais importante que um hospital de campanha é ter uma estrutura fixa em Araguaína, que não promova gastos adicionais, porque a gente sabe que vai ficar uma demanda de cirurgias, de problemas de saúde que não são urgentes e começarão a ser tratados após a pandemia. Então, saúde será o investimento mais demandado para os próximos anos”, pontuou o senador Eduardo Gomes, que destinou parte do recurso investido na implantação da unidade. (Mara Santos/Foto: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins tem 66.865 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda, 28 de setembro, foram contabilizados 164 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 51 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados da doença. Destes 50.384 pacientes estão recuperados e 15.448 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 922 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Motorista bêbado mata mulher, foge do local, mas é capturado pela PM

Publicado

em

No final da tarde deste domingo, 27, um motorista embriagado provocou um acidente com vítima fatal no km 98 da TO-222 no município de Araguaína. Uma mulher veio a óbito e o condutor fugiu do local, mas foi detido logo em seguida pela Polícia Militar.

Durante patrulhamento, policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas(BPMRED) foram informados por transeuntes sobre um acidente que acabara de acontecer entre um automóvel e uma motocicleta na altura do KM 98 da TO – 222. Ao chegar no local do sinistro já havia uma aglomeração de pessoas que informaram que o condutor envolvido havia fugido do local em outro veículo.

Como o socorro já havia sido acionado, os patrulheiros do BPMRED focaram em encontrar o autor do acidente. Após buscas pela região, os policiais encontraram o motorista que apresentava sintomas de embriaguez e recusou-se a realizar o teste do etilômetro. 

Testemunhas do acidente informaram que o condutor do veículo dirigia em alta velocidade fazendo “zig zag” na pista e que na hora do acidente havia outras pessoas no veículo que o ajudaram a fugir e intimidaram as pessoas que tentaram impedi-lo.

O acidente deixou uma vítima fatal. A mulher morta no acidente era mãe de uma jovem de 14 anos, que acompanhava a mãe no momento do sinistro. A menor teve fratura na bacia e lesões internas tendo sido levada pelo SAMU ao Hospital Regional de Araguaína onde passou por procedimento cirúrgico.

A motocicleta conduzida pela vítima fatal incendiou-se e ficou totalmente carbonizada. O tráfego no local do acidente ficou interditado por algumas horas e a equipe do BPMRED contou com o apoio de outras viaturas do 2° Batalhão da PM para controle da situação.

Após a liberação do fluxo na rodovia e finalização dos trabalhos, os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de plantão onde foram tomadas as providências cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma de interdições de ruas para obras de água e esgoto em Araguaína e Colinas

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, está realizando a implantação de redes de esgoto em novas áreas de Araguaína e Colinas do Tocantins, na região norte do estado.

O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população por meio do saneamento básico, contempla a substituição de 24,1 km de redes de água e 33,7 km de redes de esgoto, que beneficiarão mais de 2 mil famílias de Araguaína. Na cidade de Colinas, a empresa está expandido as redes de esgoto para novas áreas.

Nesta semana, as equipes continuam trabalhando nas ruas e avenidas do setor Morada do Sol em Araguaína e do setor Santo Antônio em Colinas. 

Confira o cronograma completo das ruas que serão interditadas: 

Setor Morada do Sol em Araguaína

Segunda-feira (28)

Rua 12

Rua C

Terça-feira (29)

Rua B

Quarta-feira (30)

Rua 11

Rua Boa Esperança

Quinta-feira (01)

Rua B

Rua Boa Esperança

Setor Santo Antônio em Colinas do Tocantins

Segunda-feira (28)

Rua Pachorel entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua das Flores entre as ruas Pachorel e Joviano;

Rua Pachorel entre as ruas São Francisco e Luiz Alves Guida;

Rua Luz Alves Guida entre ruas Pachorel e Araguaína;

Terça-feira (29)

Rua Goiás entre as ruas Joviano Manoel De Oliveira e Pachorel;

Rua Luz Alves Guida entre as ruas Pachorel e Araguaína;

Rua Pachorel entre as ruas Alves Guida e São João;

Quarta-feira (30)

Rua Joviano entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua Das Flores entre as ruas Joviano e Pachorel;

Rua Pachorel entre as ruas São João e São Paulo;

Quinta-feira (01)

Rua São José entre as ruas José Moisés de Araújo e Goiás;

Sexta-feira (02)

Rua José Moisés de Araújo entre a rua São José e Av. Santos Dumont;

Av. Santos Dumont entre as ruas José Moisés De Araújo e Goiás;

Rua São Paulo entre as ruas Pachorel e Santos Dumont;

Sábado (03)

Rua Goiás entre Av. Santos Dumont e rua Joviano;

Continue lendo
publicidade Bronze