Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Atleta araguainense se destaca em campeonato nacional de patinação

Publicado

em

A atleta araguainense de patinação Nathália Ellen virou destaque no Freesty Curitiba 2021. A competição reúne atletas da patinação vindos de todo o País e rendeu para a patinadora o pódio em três modalidades diferentes. Mesmo sem treinador, Nathália alcançou o segundo lugar nas modalidades Classic Slalom, Battle Slalom e Free Jump.

A jovem de 26 anos foi a única tocantinense a participar da competição realizada na cidade de Curitiba, no Paraná, durante os dias 27 e 28 de novembro, e disse que tem se esforçado para levar o nome de Araguaína e do Tocantins para todo o Brasil.

“O que me motiva é o apoio de pessoas de todo o Brasil que veem em mim um potencial e meu esforço para continuar crescendo. Mesmo com a rotina de trabalho e a parceria da Prefeitura, sempre busco recursos para viajar, comprar equipamentos e treinar. Dou o meu melhor quando calço os patins e o resultado dessa paixão está ai”, contou a patinadora Nathália Ellen.

Batalha sobre rodas
O Slalom é uma modalidade da patinação altamente técnica que consiste em realizar manobras em torno de uma fileira de cones espaçados, exigindo criatividade e habilidade na execução das manobras. No Classic Slalom, o atleta apresenta uma coreografia baseada em uma série de manobras com os patins, já no Battle Slalom, o atleta tem 30 segundos, para realizar suas melhores manobras, assim como nas competições de skate, em uma espécie de batalha com os outros competidores.

Outra modalidade em que Nathália foi destaque durante a competição, foi o Free Jump ou “Salto Livre”, que consiste em saltos com obstáculos sobre obstáculos que vão ficando mais altos à medida que o atleta passa de fase. Durante a última competição a patinadora bateu seu record com um salto de 1,05 metros.

“Ainda tenho muita coisa para alcançar, quero ser campeã brasileira de Free Jump e campeã no Classic Slalom, que é à modalidade que mais amo fazer. Viver do esporte é um grande sonho que tenho, é uma caminhada muito difícil, mas o importante é nunca desistir”, diz a atleta Nathália Ellen.

Competições
A jovem já participou de outras sete competições ao longo da sua trajetória que teve início em 2017. Nathália, percorrendo cidades como: Teresina (PI), Curitiba (PR), Natal (RN) e São Paulo (SP) e obtendo colocações em diversas categorias.

No campeonato Slalom Piauí, no ano de 2017, ela ficou em 1º lugar na categoria Free Jump e 2º na Battle Slalom. No ano seguinte, participou do Freestyle, em Curitiba (PI), alçando o 4º lugar na categoria Free Jump, 5º na Battle Slalom e 6º Classic Slalom.

Ainda em 2018, Nathália participou do Sow Battle, em Natal (RN), conseguindo ser colocada em todas as categorias que se inscreveu. Ficando em 2º lugar na Free Jump, 2º na Classic Slalom e 3º Battle Slalom.

A atleta também esteve no campeonato Sul-Americano, WSS 6 Brasil realizado em São Bernardo do Campo (SP), em 2018, obtendo o 3º lugar na categoria Classic Slalom, 4º na Battle Slalom, 5º na Free Jump e 7º na Speed Slalom.

Em 2019, a araguainense participou do 2º Campeonato de Patinação Freestyle, em Salvador (BA). Nessa competição, alcançou as seguintes colocações: 2º Free Jump, 2º Classic Slalom e 4º Battle Slalom. Ainda no mesmo ano, competiu no evento Freestyle em Curitiba (PR), ficou em 1º lugar na Battle Slalom, 2º Jump e 3º na Classic Slalom. O penúltimo evento que participou foi em São Paulo, o Freestyle Battle SP, obtendo o 1º lugar na categoria Battle Slalom e 2º na Free Jump. (Felipe maranhão / Foto: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Marlon Reis manifesta apoio ao Governo do Tocantins e se prontifica ajudar na questão das enchentes

Publicado

em

O advogado e juiz aposentado, Marlon Reis, visitou na manhã desta segunda-feira, 24, no Palácio Araguaia, o governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Ele estava acompanhado do diretor da Assembleia Legislativa, Júnior Diamantino, representando o Presidente da Assembleia Antônio Andrade.

O motivo da visita de Marlon Reis ao palácio Araguaia foi manifestar apoio ao Governo do Estado e levar sugestões para implementar ações voltadas os municípios e comunidades afetadas pelas enchentes, além de ideias sobre a necessidade de chamar as empresas responsáveis pelas usinas hidrelétricas ao longo do Rio Tocantins, e também assumirem sua responsabilidade sobre os prejuízos causados pelas fortes chuvas. Uma nova reunião será agendada para os próximos dias.

Também participaram da reunião, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Peterson Ornelas; o superintendente da Defesa Civil, Coronel Erisvaldo Alves; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; e o procurador-geral do Estado, Elfas Elvas.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Novo Núcleo de Cidadania de Adolescentes começa a ser organizado

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína deu início à formação do Nuca (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), que atuará no quadriênio 2021-2024. Os jovens discutirão políticas públicas para proteger e realizar direitos de meninos e meninas. A ação faz parte das metas para conquista do Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o qual Araguaína já foi certificada pelo trabalho realizado na gestão 2013-2016.
 
No primeiro contato, nessa quinta-feira, 20, 30 jovens entre 12 e 18 anos incompletos que frequentam as atividades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) participaram de uma mobilização com sessão de cinema. “O filme é uma estratégia para atrair o adolescente e explicar para todos sobre a proposta do Nuca, porque é ele que se inscrever para participar. Além disso, é um vivenciamento que muitos nunca tiveram”, explicou a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria da Assistência Social, Roberta Barros.
 
Essa foi a primeira vez que Eduardo Garcia, 16 anos, esteve em um cinema, e apenas a segunda de Damylly Vapor, 16 anos. Os dois jovens, que moram no Setor Lago Azul 4, se interessaram logo de cara pelo Nuca. “Não viemos antes por falta de oportunidade. Na escola, sempre que há alguma apresentação, principalmente se o tema for racismo e homofobia, a gente faz um teatro ou canta. Tudo o que faço é com intenção de causar impacto nas pessoas”, disse a jovem.
 
Estrutura
O núcleo de Araguaína trabalhará em parceria com uma equipe intersetorial do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), tendo apoio de uma articuladora, e mobilizadores das secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, e mais um mobilizador de adolescentes.
 
“Foi uma adolescência muito difícil, mas bastante alegre. Não tinha muitas oportunidades. Uma das ações que me lembro eram ações de esporte da Prefeitura e foi isso que me livrou de coisas erradas. Agora é a hora de eu retribuir, eu me enxergo neles”, contou o mobilizador de adolescentes Tony Everton Bueno, 26 anos, que é formado em direito e tem curso de terapia integrativa.
 
Como funciona
Os adolescentes vão receber apoio para que se expressem, opinem, se desenvolvam, conheçam e reivindiquem seus direitos, colaborando com ideias para o crescimento do município.
 
Neste quadriênio, serão trabalhados os temas: Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva; Enfrentamento ao racismo e outras violências; e Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescente
 
Sobre o Selo UNICEF
O Projeto Selo UNICEF é realizado em conjunto com 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas. (Marcelo Martin / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Acusado de invadir comércio e roubar à mão armada três mulheres é preso

Publicado

em

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DRR-Araguaína), concluiu, nesta quinta-feira, 20, as investigações sobre um crime de roubo no comércio do Setor Jardim das Palmeiras, em Araguaína. Um homem de 22 anos foi identificado e indiciado pelo roubo circunstanciado.

Segundo as investigações realizadas pela DRR, no dia 20/10/2021, no período da tarde, o indivíduo, valendo-se de uma arma de fogo, rendeu três mulheres que estavam no comércio e subtraiu seus valores e pertences. Posteriormente, os investigadores conseguiram identificar a motocicleta utilizada no crime e parte do patrimônio roubado foi recuperado.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Breno Eduardo Campos Alves, o delito foi flagrado pelas câmeras de vigilância e teve bastante repercussão nas redes sociais. “Realizamos um trabalho investigativo de repressão qualificada que resultou na identificação de um indivíduo de elevada periculosidade, o qual já cumpre pena e encontra-se em liberdade”.

O homem já cumpria pena em regime aberto por crime de roubo, sendo que agora foi novamente indiciado pelo mesmo crime. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze