Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Centro Especializado em Reabilitação é inaugurado

Publicado

em

A população de Araguaína e de mais 63 municípios da região recebeu nesta sexta-feira, 8, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) Luiz Flávio Quinta, que será administrado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo Hospital de Amor. Na solenidade de inauguração, o prefeito Ronaldo Dimas destacou a parceria.

“Nada melhor do que ter uma instituição de porte nacional e internacional gerenciando o CER. Instituição que virá mais tarde também gerenciar o que seria mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e tornará um centro de prevenção e diagnóstico do câncer”, informou Dimas.

Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade de inauguração a senadora Kátia Abreu, o deputado federal Tiago Dimas, o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, os deputados estaduais Rérisson Macedo e Elenil da Penha, entre outras autoridades.

Referência na Região Norte

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que é madrinha do Hospital de Amor, falou à população de Araguaína e região por meio de um vídeo transmitido no telão para a inauguração da nova unidade. “Essa nova unidade vai atender aos quatro tipos de reabilitação: física, intelectual, visual e auditiva. É um marco para a Região Norte e também para o Brasil. Essa unidade vai ser a primeira de uma nova rede de reabilitação”.

“Não adianta ter uma boa estrutura, bons médicos, se não houver amor, se não tratar a todos por igual. E é isso que os pacientes sentirão aqui, serão acolhidos e tratados como se fossem da família”, afirmou o presidente Henrique Prata.

Cidade inclusiva

“Araguaína está se projetando como uma cidade cada vez mais inclusiva. Nós não queremos ser cuidados, queremos ser projetados para a independência e reabilitação faz isso: promove cidadania, independência e segurança”, ressaltou o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Araguaína (ADA).

Com dados da Secretaria Municipal da Saúde, estima-se que 22% da população do Estado sofrem de algum tipo de deficiência. Em Araguaína, a estimativa é 24%, o que corresponde a aproximadamente 40 mil pessoas. Em sua plena atividade, o CER terá capacidade de atender a uma média diária de 100 pacientes.

Investimento

Foram investidos no CER R$ 5,1 milhões na construção, com emenda da senadora Kátia Abreu, e R$ 2 milhões em equipamentos, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do Município.

“Já inaugurei diversas obras em todo o Estado, mas nada me deu mais orgulho e alegria que este equipamento de saúde, que trará esperança e motivação para quem hoje se encontra impossibilitado de se movimentar e de realizar suas atividades. Em tempos em que testemunhamos tanta agressividade e rancor, este CER vem trazer igualdade, amor, compaixão e solidariedade”, assegurou a senadora.

Estrutura

O CER fica localizado entre os loteamentos Cidade Nova e Lago Azul e tem área total de 2.120 m², sendo 2.050 m² edificados. O centro tem 32 consultórios para diversos tipos de atendimentos a pessoas com deficiência. A unidade também conta com box de terapia, fraldários adulto e infantil e refeitório, além de dois veículos adaptados para atendimento exclusivo dos pacientes.

Homenagem

O CER recebeu o nome de Luiz Flávio Quinta, natural de Araguari (MG). Ele mudou-se para Araguaína na década de 1970. Apaixonado pelo campo e por aeronaves, foi um dos pioneiros da aviação no então norte goiano, motivando a formação de vários pilotos na região.

Além de pecuarista, foi muito influente na comercialização de bovinos, contribuindo diretamente para o fortalecimento do agronegócio na região norte do Tocantins. Em 2010, aos 50 anos, foi vítima de um desastre aéreo quando o helicóptero que pilotava caiu na cidade de Imperatriz – MA.

Pai de Luiz Flávio, o ex-prefeito de Araguaína Joaquim Quinta ressaltou a visão e competência do prefeito Ronaldo Dimas. “Este local representa a redenção da região, onde a população araguainense e de todos os municípios vizinhos serão beneficiadas”, afirmou. (Mara Santos/Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Enem 2020 chega ao fim com balanço positivo do gabinete de monitoramento no Tocantins

Publicado

em

Sem nenhuma ocorrência grave, a realização das duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. Essa é a avaliação do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Ricardo Francisco Real. Ele atribuiu o bom resultado ao Plano Estratégico de Atuação Integrada da Segurança Pública (PEAISP), que foi pensado exclusivamente para o Enem 2020.  “Com isso foi possível reunirmos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento que montamos na sede do SIOP, em Palmas, para atender com rapidez qualquer eventualidade”, observou o diretor.

Como parte das ações do PEAISP, o Gabinete de Monitoramento centralizou e sistematizou, todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020, em tempo real. Conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 no Tocantins. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado, em apoio Inep. Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, órgãos e agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada. (Shirley Cruz)

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma das obras da BRK Ambiental em Gurupi para a semana de 25 a 30 de Janeiro

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, continua trabalhando para garantir saneamento para mais famílias de Gurupi, no sul do Estado.  Nesta semana, as obras de expansão das redes de coleta de esgoto ocorrem no centro da cidade e no setor Nova Fronteira. Mais de 50 mil metros de redes estão sendo implantadas e trarão mais saúde e qualidade de vida para a população.

Durante os trabalhos, algumas ruas e avenidas serão interditadas para garantir a segurança às equipes e aos pedestres, as interdições ocorrerão das 07h às 18h. Confira abaixo o cronograma e opte por transitar em rotas alternativas.

Centro de Gurupi

Segunda-feira (25)Av. Maranhão entre Av. Beira Rio e rua 20AAvenida Paraíba entre rua contorno e rua 21Avenida Beira RioRua A entre as ruas M e K
Terça-feira (26)Av. Maranhão entre as ruas 20A e 20Avenida Paraíba entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioRua A entre rua K e Avenida E
Quarta-feira (27)Av. Maranhão entre as ruas 20 e 19Rua F entre rua contorno e 21Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e contorno
Quinta-feira (28)Av. Maranhão entre as ruas 19 e 10Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sexta-feira (29)Av. Maranhão entre as ruas 10 e 09Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sábado (30)Av. Maranhão entre as ruas 09 e 08Setor Nova Fronteira

Setor Nova Fronteira

Segunda-feira (25)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Terça-feira (26)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e rua 78CRua 70C entre as ruas 80 e rua 78C
Quarta-feira (27)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Quinta-feira (28)Rua 80 entre a rua 80E e avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sexta-feira (29)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sábado (30)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C

Continue lendo

Tocantins

Covid-19: mortes chegam a 1.347 e casos somam 99.485 no Tocantins

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 24 de janeiro, foram contabilizados 200 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 89 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 318.623 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 99.485 casos confirmados da doença. Destes, 88.393 pacientes estão recuperados e 9.745 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.347 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze