Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Cerca de 24,5 mil luminárias incandescentes serão substituídas por LED

Publicado

em

A Prefeitura iniciou na última terça-feira, 22, a modernização do serviço de iluminação pública de Araguaína. Cerca de 24,5 mil postes terão as luminárias incandescentes substituídas por lâmpadas de LED em toda a cidade. As Avenidas José de Brito, Cônego João Lima, Santos Dummont e Marginal Neblina já estão recebendo a nova iluminação.

Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira, as quatro vias servirão como referência para a continuidade do serviço. “Nós trocaremos 395 lâmpadas nesta etapa, que servirá como piloto. Os critérios usados depois dos testes fotométricos do novo material e o destino do antigo serão os mesmos para toda a cidade”.

Os trabalhos de modernização trarão uma economia de até 70% de energia e diminuição dos custos de manutenção, além de outros investimentos. A mudança contribuirá com o aumento de até 30% em luminosidade. “Essas lâmpadas trarão mais segurança para a população, porque as ruas ficarão mais iluminadas”, afirmou o diretor.

Projeto sustentável
Além de sustentável ecologicamente, a substituição das lâmpadas é economicamente viável. A modernização está sendo feita com recursos da própria contribuição de iluminação pública, sem que seja necessário o aumento de tarifa para o contribuinte. “De acordo os cálculos, em cerca de cinco anos o investimento feito estará pago pela própria economia dos gastos com a iluminação”, acrescentou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura.

Cronograma
As instalações seguem o cronograma de manutenção que é estabelecido por zonas geográficas, e deve terminar em seis meses. A área urbana de Araguaína é separada em 12 zonas. A 1ª é o Centro Expandido, compreendido entre a Avenida Dois de Julho, Marginal Neblina e as ruas das Mangueiras e Dom Bosco. Na região, serão trocadas cerca de 2.500 luminárias. (Marcelo Martins/Foto: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins chega a 73.566 casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 22 de outubro, foram contabilizados 267 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 86 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 226.699 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.566 casos confirmados da doença. Destes 60.982 pacientes estão recuperados e 11.512 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.072 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins tem 7 novas mortes por Covid-19 oficializadas nesta terça

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 20 de outubro, foram contabilizados 365 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 118 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 224.311 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.065 casos confirmados da doença. Destes 59.719 pacientes estão recuperados e 12.291 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.055 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Servidor do Detran no Tocantins é preso por cobrar para agilizar processos

Publicado

em

A 1ª Central de Flagrantes da Polícia Civil do Tocantins lavrou na segunda-feira, 19, um Auto de Prisão em Flagrante (APF) de um servidor contratado do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) pela prática de corrupção passiva. O servidor em questão foi conduzido pela equipe do Núcleo de Inteligência do Detran-TO até à Central, onde foi lavrado o APF depois de cobrar vantagens indevidas para iniciar processos no setor de veículos do Detran.

Conforme apurado, a corrupção por parte do servidor foi descoberta porque um agente do Núcleo de Inteligência presenciou o momento em que um homem, ao sair de perto de outros, um que estava em pé e o outro sentado, disse que não pagaria nada a nenhum “malandro” para ter suas questões no Detran-TO resolvidas. Ao ouvir isso, o agente se aproximou dos outros dois homens e percebeu que o que estava em pé pegou uma pasta das mãos do que estava sentado. Ao perceber do que se tratava e que o homem em pé era servidor do órgão, o agente deu voz de prisão a ele.

No desenrolar dos fatos, o subornado relatou que estava na fila quando o homem, que ele não sabia ser servidor do órgão, se aproximou e disse que poderia agilizar a transferência que ele precisava desde que ele pagasse a quantia de R$ 50,00. Assegurou ainda que seria mais em conta dos que os despachantes cobram e que seria bem mais rápido também.

Alerta

O Detran-TO alerta aos usuários que ato suspeito ou criminoso deve ser reportado para que as devidas providências sejam tomadas. A atual gestão reafirma não compactuar com tais práticas criminosas e tem o compromisso de seguir as normas e leis estabelecidas.

Continue lendo
publicidade Bronze