Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Contribuintes terão até 10 de dezembro para pagar taxa do lixo com 10% de desconto

Publicado

em

Com uma média de 139 toneladas de lixo produzidos por dia, a Prefeitura de Araguaína tem cronograma diário para a coleta. Todo resíduo é destinado ao aterro sanitário municipal, localizado às margens da BR-153, há cerca de 30 km do Centro da cidade.

Segue até o dia 10 de dezembro o prazo para o pagamento da taxa anual de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares do exercício de 2019, com desconto de 10% em Araguaína. A data foi prorrogada para dar mais condições para o contribuinte quitar seus débitos com o município.

O boleto para pagamento pode ser emitido direto na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no Centro, ou pelo site da Prefeitura, no endereço: http://araguaina.to.gov.br/,  acessando a aba cidadão, e depois em taxas de IPTU.

Coleta de lixo

Com uma média de 139 toneladas de lixo produzidos por dia, a Prefeitura de Araguaína tem cronograma diário para a coleta desse material, em horários programados para evitar o acúmulo e atrapalhar o tráfego de veículos nas ruas e avenidas da cidade.

Todo resíduo coletado no município é destinado ao aterro sanitário municipal, localizado às margens da BR-153, há cerca de 30 km do Centro da cidade. O tratamento realizado no local é monitorado e atende às normas de controle ambiental.

Destinação da taxa

Com o valor arrecadado, a Prefeitura consegue manter a coleta do lixo nos bairros da cidade. “É fundamental que o morador tenha consciência da importância dessa contribuição, afinal, é por meio dessa arrecadação que conseguimos manter a cidade sempre limpa”, explicou o coordenador do Departamento do IPTU, Petrônio Pereira dos Santos.

De acordo com dados da Secretaria da Fazenda, são 131.803 lançamentos para este ano. O cálculo do valor depende da área do imóvel ou terreno e da quantidade de vezes que a coleta é realizada por semana. A média mínima de valores cobrados é em torno de R$ 67 anuais.

Contribuição

Deve pagar a taxa o proprietário, titular do domínio útil ou possuidor do imóvel beneficiado com a coleta semanal do lixo.

Estão isentos da cobrança os contribuintes cujo imóveis estão localizados em área não beneficiadas pelo serviço, além dos maiores de 65 anos, aposentados por invalidez e o contribuinte cuja família tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou renda total igual ou inferior a meio salário mínimo por membro.

A solicitação da isenção é feita via processo protocolado na Secretaria Municipal da Fazenda, de acordo com os critérios e documentação exigida na lei complementar nº 58, de 30 de dezembro de 2017, no artigo 464. (Adriana Santana/Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Objetos eletrônicos frutados são recuperados pela Polícia Civil

Publicado

em

Dando continuidade às investigações referentes à prática de furtos ocorridos na região norte da Capital, na manhã desta segunda-feira, 10, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) por meio da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas, recuperou vários bens que haviam sido subtraídos de diferentes estabelecimentos de Palmas, nas últimas semanas. 

As investigações foram iniciadas logo após o furto ocorrido na Controladoria Geral do Estado, no último dia 27 de abril. Após inúmeras diligências, os agentes da unidade policial localizaram na manhã de hoje, um notebook, e um aparelho de TV, que haviam sido levados de uma clínica médica. Na mesma ação, os policiais civis também encontraram e apreenderam três panelas elétricas, além de uma caixa térmica contendo várias latas de refrigerantes. As investigações da PC-TO apontaram que os utensílios domésticos e as bebidas foram furtados de um quiosque também localizado na região norte.

Todos os produtos recuperados foram levados para a sede da 3ª Delegacia de Polícia Civil onde serão periciados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Com a recuperação dos bens, a Polícia Civil do Tocantins elucidou os furtos, cometidos através de arrombamento e identificou os autores, que foram indiciados por furto qualificado.

Continue lendo

Tocantins

COLINAS: Confira cronograma das obras da BRK Ambiental para a semana de 10 a 13 de maio

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, realiza obras em Colinas do Tocantins, município localizado na região norte do estado, entre os dias 10 e 13 de maio.

As equipes estão empenhadas em realizar a recomposição do asfalto e das calçadas das vias que receberam novas tubulações. Recentemente, a concessionária implantou 25 km de redes de esgoto em 10 bairros do município, levando saneamento para mais pessoas.


As interdições para as obras garantem a segurança das equipes e dos pedestres. Recomenda-se que motoristas optem por transitar em vias alternativas. As ruas e avenidas podem ser fechadas entre as 07h e 18h.

Confira o cronograma:

Setor Santo Antônio
Segunda-feira (10)
Rua Luiz Alves Guida

Terça-feira (11)
Rua Dom Orione entre as ruas Luiz Alves Guida e São Paulo

Quarta-feira (12)
Rua Dom Orione entre as ruas Luiz Alves Guida e São Paulo

Quinta-feira (13)
Rua São Paulo

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Governo atende solicitação de Luana Ribeiro que pede recuperação da TO-422 no trecho de acesso ao Daiara

Publicado

em

O Governo do Tocantins intensificou os trabalhos de recuperação da TO-422, no trecho de 8 km que dá acesso ao Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). A demanda foi apresentada pela deputada estadual Luana Ribeiro e aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

A parlamentar destacou a importância de recuperar o trecho que abriga várias empresas, como distribuidoras de alimentos, de peças e um frigorífico. “Esta estrada é muito movimentada, especialmente pelo grande fluxo de caminhões, mas pela precariedade tem colocado em risco a segurança de quem trafega pela via. A região também abriga vários assentamentos e as famílias também sofrem com as condições funcionais do trecho”, justificou Luana Ribeiro. 

O desempenho da rodovia, em trafegabilidade e conforto, estava comprometido pelo acúmulo de deformações na superfície asfaltada. O objetivo é restabelecer as condições funcionais da via degradada pelo grande tráfego de veículos pesados, para o qual não foi projetada. As obras iniciaram na semana passada.

Os trabalhos devem restabelecer a trafegabilidade, principal demanda dos usuários da via, que atende empresários, proprietários rurais e moradores locais. (Com informações da Ageto)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze