Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Domingo no Parque Cimba tem campeonatos de queimada, pula-elástico e pula-corda

Publicado

em

DCIM\100MEDIA\DJI_0192.JPG

O Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira recebe no domingo, 24, a partir das 14 horas, o 1º Festival de Lazer de Araguaína, com campeonatos de queimada, pula-elástico e pula-corda. O evento promovido pela Prefeitura é gratuito e aberto para todas as idades. Para participar basta se inscrever até minutos antes do início das competições, com um time já formado ou formando um com outras pessoas interessadas, no local.

O evento faz parte das comemorações dos 61 anos da cidade e está incluso no Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”. Iniciado em setembro, o projeto já contou com o 1º Festival de Pipa e o 1º Festival de Pião, e continuará até junho de 2020. 

Regras para a queimada
Dois times compostos por seis jogadores iniciarão a partida após o par ou ímpar para definir quem terá primeiro a bola. O jogo começa quando um lançador atirar a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se esse for atingido, ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. 

O jogo termina quando todos os jogadores de um time forem eliminados. Nas jogadas quando a bola sair da área delimitada, quaisquer jogadores dos times poderão pegar a bola e seguir o jogo. Dois árbitros serão designados pela organização do evento para garantir as regras do jogo.

Normas do pula-elástico
A equipe será composta por três integrantes que se revezarão, no centro, a cada uma das três etapas da competição: elástico no tornozelo, elástico no joelho e elástico na cintura.  As equipes terão dois minutos para desenvolver os movimentos em cada etapa.

Modelo para o pula-corda 
As equipes serão compostas por quatro integrantes, onde duas pessoas movimentarão a corda e as outras duas farão os movimentos de pulo. Durante a apresentação que terá o tempo máximo de três minutos, em algum momento será obrigatório que os dois integrantes estejam pulando juntos e ao final do tempo deverão cantar e seguir as orientações da música

“Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, pulem de um pé só. Senhoras e senhores, dêm uma rodadinha e vá pro olho da rua”.

Categorias e avaliação
Um juiz escolhido pela coordenação do evento validará os movimentos e atribuirá notas para cada etapa do pula corda e pula elástico, levando em consideração a quantidade e dificuldade dos movimentos.

Ambas as competições serão em duas categorias, infantil (8 a 12 anos) e juvenil (13 a 17 anos). Já para o campeonato de queimada, poderão se inscrever homens e mulheres a partir de 14 anos, formando equipes mistas ou não.

Os menores de idade deverão estar acompanhados por pais ou responsáveis. As três melhores equipes de todas as competições receberão medalhas individuais e um troféu por pódio.

Programação Araguaína 61 anos
Dia 24 (domingo)

14h – 1º Festival de Lazer (Eco Parque Cimba).

Dia 25 (segunda-feira)
9h – Inauguração da Escola do Povoado Pilões (zona rural).

Dia 29 (sexta-feira)
8h – 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 30 (sábado)
8h – 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 1º (domingo)
7h – Campeonato Interestadual de Damas (Ginásio do Bairro São João);
8h – 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 2 (segunda-feira)
9h – Inauguração da Escola-Creche do Setor Pontes.

Dia 7 (sábado)
9h – Inaugurações da Praça e Residencial Parque Primavera Norte.

Dia 8 (domingo)
8h – Campeonato Municipal de Kart de Rua (Via Lago).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

TV Norte/SBT Tocantins começa o ano com novos apresentadores

Publicado

em

O ano começou com mudanças na tela da TV Norte/SBT Tocantins, com alterações nos dois maiores programas da casa: o Povo Na TV e o jornal Notícias Tocantins.

As novidades fazem parte de uma série de mudanças que marcam uma nova etapa na história da TV Norte/SBT Tocantins. Em outubro do ano passado, O Grupo Norte de Comunicações formalizou a compra da sociedade em operações da TV no Tocantins, se tornando a principal afiliada do SBT no estado, com sedes em Palmas, Gurupi e Araguaína.

A jornalista Marisol Almofrey, que apresentava o Notícias Tocantins, ficará a frente do Povo Na TV, que vai ao ar entre meio dia e 13h, dando uma nova cara e um tom mais leve, aproximando casa vez mais o telespectador da notícia.

Já Wagner Quintanilha, o mais novo contratado da casa, vai comandar o jornal Notícias Tocantins, exibido de segunda à sexta-feira, a partir das 19h15, trazendo seus mais de 30 anos de experiência em comunicação para somar com a equipe de jornalismo da TV Norte Tocantins
O diretor da TV Norte Tocantins, Júlio Prado, ressalta que este é um momento importante na história da emissora. “A chegada o Wagner Quintanilha nos enche de expectativa. Ele é um nome conhecido, que vem para reforçar nosso compromisso com a informação de credibilidade. Temos um time de peso, para oferecer ao nosso telespectador um jornalismo crítico, sério e com uma importância social, e o Quintanilha é um profissional competente que vai nos ajudar a seguir reafirmando nosso compromisso com os tocantinenses”, afirma.

Wagner Quintanilha afirma estar feliz com o novo desafio. “Eu chego com uma expectativa muito grande de somar com o trabalho de grandes profissionais que já vem executando um belíssimo trabalho na TV Norte Tocantins. Estou muito orgulhoso de poder fazer parte time, e vamos fazer um bom trabalho juntos”, disse.

Quem assiste a TV Norte/SBT Tocantins, vai poder acompanhar essas mudanças e o crescimento no jornalismo da casa. A aposta é uma comunicação mais leve, mais dinâmica, e cada vez mais próxima de quem participa da programação. É uma nova forma de trabalho, mas com a mesma seriedade, comprometimento e credibilidade que o telespectador merece.

Continue lendo

Tocantins

Foragido da Justiça de Goiás é preso ao tentar renovar CNH no Tocantins

Publicado

em

Em ação realizada nesta quarta-feira, 20, em Gurupi, policiais civis da 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil efetuaram a prisão de um homem, 46 anos. O homem estava nas dependências da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), onde formalizava processo para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o delegado-regional de Gurupi, Alicindo Augusto Celestino, a prisão se deu em virtude de cumprimento a mandado de prisão, oriundo da Comarca de Niquelândia (GO). “Os policiais civis da 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil receberam informações do serviço de inteligência do Detran, de que um homem estaria tentando renovar sua CNH, mas apresentava certo nervosismo e, desse modo, foi solicitado a presença dos policiais civis no órgão”, disse o delegado.

Os agentes foram até a Ciretran e em seguida, abordaram o suspeito e, após realizar buscas no Banco Nacional de Mandados de Prisão, descobriram que o homem era procurado pela Justiça de Niquelândia-GO e havia um mandado de prisão em aberto contra ele.

O homem foi preso e conduzido até a 12ª Central onde o delegado plantonista deu cumprimento à ordem judicial. Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, o indivíduo foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Gurupi, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Continue lendo

Tocantins

Para enfrentar a crise, 64% das empresas tocantinenses vendem por canais digitais

Publicado

em

O comércio eletrônico foi a forma que a grande maioria das empresas encontrou para enfrentar a crise gerada pela pandemia de Covid-19. De acordo com a 9ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sete em cada dez empresas brasileiras já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas. Em maio, bem no início da pandemia, esse percentual era de 59%.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, a internet tem sido uma grande aliada na sobrevivência dos negócios. “As compras pela internet se intensificaram e os empresários tiveram que se readaptar para manter o negócio funcionando. O ambiente virtual se tornou um aliado cada vez mais forte e importante para compra e venda de produtos e serviços”, afirmou.

No Tocantins, a plataforma WhatsApp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 94% de adeptos. Instagram e Facebook são as próximas opções, com 47% e 39%, respectivamente. Apenas 8% dos negócios vendem por sites próprios.

“Isso demonstra que plataformas já conhecidas e com grande capilaridade são mais procuradas pelos empreendedores, que levam em consideração custos de manutenção e a confiabilidade do meio”, destacou Gomes.

Outro dado apontado pela pesquisa é que 59% das empresas tocantinenses continuam funcionando, mas tiveram mudanças em suas rotinas em 2020. Além disso, 34% dos entrevistados comercializaram novos produtos e serviços desde o surgimento da crise do coronavírus. Para 45% dos empresários tocantinenses, os desafios estabelecidos pela instabilidade provocaram mudanças valiosas em seus negócios.

Continue lendo
publicidade Bronze