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Tocantins

ARAGUAÍNA: Em quatro meses de combate à Covid-19, avança em ações de enfrentamento

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Já são quatro meses desde que o primeiro caso suspeito da covid-19 foi identificado em Araguaína, em 16 de março. Desde o início, foram tomadas as primeiras medidas de contenção da doença no Município. Além da capacitação imediata dos profissionais da saúde, a Prefeitura de Araguaína preparou a UPA e as Unidades Básicas de Saúde, definindo algumas para serem referência no atendimento a casos suspeitos, o que gerou mais segurança à população.

“Assim como em todo o mundo, a pandemia chegou exigindo ações rápidas e eficazes, mesmo diante de uma realidade nova. Araguaína saiu na frente com todo empenho do prefeito Ronaldo Dimas, dos profissionais da saúde e das demais secretarias em uma união de forças para seguirmos no combate à covid-19”, destacou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

Hospital de campanha

O prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Norte foi reformado e passou a funcionar como o primeiro hospital de campanha para pacientes em tratamento da covid-19 do Tocantins.

Atualmente mais de 100 pessoas entre médicos, farmacêuticos, bioquímicos e outros profissionais trabalham no Hospital de Campanha de Araguaína que conta com 20 leitos clínicos e 5 de UTI para casos mais graves da doença. Novos 20 leitos foram abertos, na semana passada, com isso a unidade conta agora com um total de 40 leitos, passando para 30 o número de leitos clínicos e 10 de tratamento intensivo (UTI).

Mais uma unidade
Até o final de setembro, Araguaína terá mais um hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19. Serão 60 leitos, sendo 20 Unidades de Terapia Intensiva e 40 clínicos. A obra faz parte da primeira etapa do prédio próprio do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM) e prevê um investimento inicial de R$ 9,7 milhões.

UBS de referência

Além do Hospital Municipal de Campanha, Araguaína conta atualmente com quatro UBS de referência para atendimento a pessoas suspeitas, um anexo na UPA foi aberto para atender a casos com sintomas mais elevados de pacientes suspeitos, além da abertura de um novo ponto de coleta de exames.

A Prefeitura de Araguaína e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram mutirão de atendimento aos caminhoneiros que passam pela cidade atravessando a BR-153 em postos de combustível. Entre os serviços oferecidos no local estavam a testagem rápida e coleta de swab para coronavírus, consultas médicas, além da vacinação contra a gripe e outros. Um local foi criado para acolhimento e isolamento dos motoristas que testaram positivo para a covid-19.

Telemedicina e Telecovid

Com a suspensão das consultas presenciais no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AME), a Prefeitura de Araguaína, por meio do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), iniciou o projeto telemedicina. A cidade é uma das únicas do País a manter o atendimento por vídeo chamada, que conecta o médico com o paciente portador de alguma doença crônica.

Os atendimentos on-line são realizados também a pacientes com sintomas da covid-19, por meio do Telecovid, como forma de incentivar o isolamento social, disponibilizando consultas médicas a pessoas com quadros gripais, por meio do WhatsApp. 

 Testagem

Araguaína é a cidade que mais realiza testes da doença no estado, desde o dia 25 de março, quando adquiriu a primeira remessa de testes rápidos para a covid-19, até o último dia 14 de julho, foram 23.416 testes realizados na rede pública municipal para diagnóstico da doença, segundo os dados da Vigilância Epidemiológica.
 
Considerando apenas os números da rede pública municipal, o índice de testagem é de 5.732 exames para cada 100 mil habitantes, sete vezes maior que a média nacional, de 766 testes para cada grupo de 100 mil pessoas.
 
No comparativo com o Tocantins, que tem índice de 538 testes para cada 100 mil habitantes, a média de Araguaína é quase dez vezes maior e é também maior do que a média de todos os estados, segundo dados divulgados pelo site G1, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das secretarias estaduais de Saúde.

Assistência social

Durante a pandemia, o Município está auxiliando as famílias em vulnerabilidade social e financeira com cestas básicas, cestas verdes, kits de higiene e com o banho solidário. De março, até agora, já são mais de 40 mil atendimentos.

Até a última semana, foram entregues 36.500 cestas básicas, 1.905 cestas verdes e 1.808 kits de higiene. As cestas são ofertadas aos profissionais autônomos que estão impossibilitados de trabalhar em virtude da pandemia, como mototaxistas, vendedores ambulantes, garçons, churrasqueiros, feirantes, músicos, entre outros.  (Adriana Santana/Fotos: Marcos Sandes)

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Tocantins

Tocantins oficializa 7 novas mortes por Covid-19. Acumulado chega a 1.308

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 16 de janeiro, foram contabilizados 577 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 130 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 309.179 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 96.058 casos confirmados da doença. Destes, 85.083 pacientes estão recuperados e 9.667 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.308 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

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Tocantins

PALMAS: Novo desligamento da Estação de Tratamento de Água e acontecerá na próxima semana

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Na próxima segunda-feira, 18/01, a BRK Ambiental dá sequência no cronograma da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. A retomada no cronograma acontece após a paralisação das intervenções em razão do período de fim de ano. Iniciada no ano passado, estas ações visam realizar as interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água. As ações anteriores aconteceram em 6 e 13 de dezembro de 2020.

As obras de interligação serão realizadas a partir das 07h00 da manhã e finalizadas até as 19h00. A partir deste horário, a distribuição de água é reiniciada e o sistema entra em recuperação. Áreas mais baixas da cidade recebem água primeiro e, em seguida, partes mais altas. Toda a normalização do abastecimento deve acontecer durante a madrugada. A paralisação do abastecimento atingirá todos bairros do Plano Diretor e das regiões Norte e Sul. Os distritos de Buritirana, Taquaruçu e o Setor Jardim Taquari não serão afetados pela paralisação.

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, durante as obras de interligação das novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Desta vez, o trabalho será realizado na segunda-feira para diminuir a necessidade de interrupções sequenciais já que uma intervenção na rede elétrica que atende à unidade de tratamento de água também está programada pela Concessionária de energia para ser realizada no mesmo dia. 

Além disso, em razão da análise de consumo, os trabalhos vão ser iniciados no começo da manhã, com toda a população abastecida. A recuperação após o desabastecimento acontecerá durante a noite e madrugada. “Estamos trabalhando com uma grande quantidade de equipes na obra e com um cronograma que permitirá uma recuperação segura. Sempre contamos com a população para manter o consumo consciente no dia anterior e durante a realização da interrupção do abastecimento. Isso colabora muito para uma retomada tranquila. Quem possuir caixa d´água e mantiver o consumo ao mínimo necessário não terá maiores problemas”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

A recomendação é válida para o domingo (17), dia anterior à paralisação, e vem junto de outras recomendações. “Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, após o retorno do abastecimento, é importante entrar em contato com a concessionária por meio dos nossos canais de atendimento”, pontua Sandra. Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. 

Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Caso precise de atendimento para outros serviços, o cliente também pode mandar uma mensagem de texto para o Whatsapp (11) 99988-0001, que é o serviço de atendimento mantido pela concessionária em razão da pandemia e funciona em horário comercial.

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

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Tocantins se aproxima de 95 mil casos de Covid-19

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 14 de janeiro, foram contabilizados 594 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 146 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 305.703 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 94.945 casos confirmados da doença. Destes, 84.733 pacientes estão recuperados e 8.918 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.294 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

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