Dois dias depois do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado na última sexta-feira, 27, a tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e a equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) partiram para Araguaína para realização da primeira captação múltipla de órgãos na história do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Por volta das 9h desse domingo, 29, o helicóptero Tocantins 01 da Secretaria de Segurança Pública decolou de Palmas, com médicos e técnicos para realizar a captação. Rins, fígado e córneas foram captadas de uma mulher de 38 anos que teve morte por AVC hemorrágico.

Após a captação, os órgãos retirados serão embarcados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira que fará o transporte até Brasília para que sejam encaminhados para os pacientes que sejam compatíveis e estejam na fila nacional de receptores. As córneas, no entanto serão encaminhadas para o Banco de Olhos do Tocantins (BOTO). A missão demonstra prontidão, comprometimento e eficiência na cooperação entre as equipes da SES, HRA e CIOPAER.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.