Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Indivíduo que esculachou a PM e incitou população a descumprir lockdown vai ser processado

Publicado

em

Nessa quarta-feira, 20, o Comando do 2º BPM registrou Boletim de Ocorrência acionando penalmente homem de 49 anos junto à Delegada Regional Drª Ana Maria Barros Varjal, por este divulgar vídeo nas redes sociais incitando a população a praticar a crime, através do descumprimento do Decreto n. 6.095/2020 do Chefe do Poder Executivo Estadual e Decretos Municipais, dizendo: “acorda povo tocantinense, saia para as ruas (…) deixe de ser frouxos e covardes”, pontuando que a polícia não poderá segurar a população.

No vídeo publicado em grupos de WhatsApp o indivíduo critica as ações das Polícias (Civil e Militar) de Araguaína pelo cumprimento de normas constantes nos decretos vigentes na prevenção do coronavírus, alegando que os policiais estavam agindo contrário aos interesses da população, comparando a polícia tocantinense com polícia de outro Estado, minorando os serviços da Polícia do Tocantins.

Com fundamento no vídeo divulgado e na qualificação do indivíduo, o Comando do 2º BPM registrou Boletim de Ocorrência pela prática do crime previsto no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, o qual será encaminhado para que o mesmo possa responder penalmente por sua ação, uma vez que vai contra o ordenamento jurídico por incitar, de maneira pública, a prática de crime.

O Comando do 2º BPM afirma que desde a emissão dos primeiros decretos, a polícia está efetivando seu cumprimento legal por ser sua obrigação constitucional e que em nenhum momento deixou de cumprir as demais demandas criminais do município de Araguaína e que todas as intervenções policiais foram realizadas com urbanidade e respeito ao cidadão. “Sabemos que estamos passando por um momento difícil e peculiar em que precisamos agir com sensatez e que somos solidários a todos os segmentos da sociedade. A população pode confiar nas polícias que trabalham diuturnamente para promover a segurança e os direitos do cidadão”, palavras do Tenente Coronel Valdeonne Dias da Silva, Comandante do 2º BPM.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Carlesse prorroga suspensão das aulas e jornada reduzida para servidores no Tocantins

Publicado

em

As atividades educacionais na forma presencial permanecerão suspensas em todo o Tocantins até dia 30 de junho, assim como a manutenção da jornada de trabalho de 6 horas para os servidores públicos. A prorrogação do prazo consta no Decreto 6.099, assinado pelo governador do Tocantins Mauro Carlesse, que será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira, 28.

“Estamos vivendo um momento sem precedentes. Um vírus muito dinâmico que requer a revisão de nossas ações quase que diariamente. Nossa preocupação maior é com a população, no sentido de evitar aglomerações para que esse vírus não se propague ainda mais, levando mais pessoas a adoecerem e aí colapsar a rede de saúde”, afirma o governador Mauro Carlesse.

A suspensão das aulas na forma presencial abrange tantas instituições da rede pública quanto privada, da educação básica ao ensino superior.

Continua fixado, o horário das 8 às 14 horas, ou seja, 6 horas diárias, a jornada de trabalho nas unidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual. Cabendo aos dirigentes dos órgãos públicos organizar jornada laboral alternativa, no turno da tarde, das 14 às 20 horas, a fim de se evitar a aglomeração de pessoas.

O trabalho home office é assegurado aos seguintes servidores: idosos com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; aqueles que mantenham sob sua guarda criança menor de um ano; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.

O governador Mauro Carlesse reforça a necessidade de cada pessoa adotar medidas de prevenção à Covid-19. “Enquanto ente público, nós adotamos medidas como a desinfecção de locais públicos onde tem maior aglomeração em várias cidades para dar uma segurança maior à população. Mas o uso de máscaras é indispensável para qualquer pessoa quando for sair à rua, lavar bem as mãos com frequência, quando não for possível, usar o álcool em gel. É importante ter esse cuidado consigo mesmo e com seus familiares, e se tiver qualquer sintoma procure o serviço de saúde para o devido acompanhamento”, conclui.  (Vania Machado)

Continue lendo

Tocantins

Acidente no Tocantins, na BR-153, próximo ao posto Marajó deixa um morto

Publicado

em

Um acidente envolvendo dois caminhões na BR-153, no município de Nova Olinda, norte do Tocantins, deixou um motorista morto e o outro ferido. A batida aconteceu no km 784, na madrugada desta quinta-feira (28), por volta das 5h30, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Não há mais informações sobre a identidade do caminhoneiro que morreu. O outro foi resgatado por pessoas que transitavam pela rodovia, antes da chegada da polícia.

A suspeita da polícia é que um dos veículos estava saindo de um posto de combustíveis e bateu no outro caminhão ao entrar na via.

Um dos caminhões estava carregado de verduras, que ficaram espalhadas pela pista. (G1)

Continue lendo

Tocantins

Covid-19 avança para 3.277 casos no Tocantins. Recuperação também aumenta

Publicado

em

Nesta quinta, 28, o Tocantins contabilizou 270 novos casos confirmados da Covid-19.

Os novos casos são em Aguiarnópolis, Alvorada, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Fátima, Tabocão, Guaraí, Gurupi, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Nova Olinda, Palmas, Palmeiras do Tocantins, Paraiso do Tocantins, Piraquê, Porto Nacional, Praia Norte, Rio Sono, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.  

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.

Continue lendo
publicidade