- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUAÍNA: Mais de três toneladas de lixo são retiradas de bueiros diariamente

Mais Lidas

A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 320 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a durabilidade do asfalto. Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza manutenções constantes nas bocas de lobo, retirando o que impede a passagem da água no período chuvoso.
 
Segundo o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé, o descarte inadequado e irregular de lixo é o principal motivo do entupimento dos bueiros, causando alagamentos. “Nesse período de chuva, nós retiramos mais de três toneladas de lixo por dia. Quase tudo é sacola plástica e garrafa pet, que ficam presos na grelha e quando entope precisamos abrir para limpar”.
 
Em alguns lugares, os entupimentos são constantes: Avenidas Filadélfia e Alfredo Nasser (Bairro São João), dos Administradores (Jardim Paulista), dos Jatobás e Guaíba (Setor Araguaína Sul) e C (Santa Mônica), além de várias ruas dos setores Oeste, São Miguel, Tocantins e Alto Bonito. “Todas as vezes que chove é preciso ir até esses locais”, explicou o diretor de vias urbanas da Infraestrutura, Jerry Adriano Alves Barbosa.
 
Para evitar que o lixo inutilize as bocas de lobo, é necessário colocar as sacolas nos dias e horários rotineiros da coleta. Caso haja falha no serviço, a população deve relatar pelo telefone da Infraestrutura 3411-7070 ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal 0800 649 2200.
 
Disque Meio Ambiente
De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, caso seja identificado o descarte irregular de lixo, o responsável poderá ser multado em um valor que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, de acordo com o tipo de crime e o impacto ambiental causado pelo lixo.
 
A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo e denunciando à Secretaria do Meio Ambiente caso flagrar alguém descartando os resíduos de maneira errada pelos telefones 99944 7878 e 99976 7337. (Marcelo Martin / Foto: Marcos Sandes)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias