Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Município registra menor número de casos ativos da Covid-19 desde o mês de maio

Publicado

em

Os dados divulgados na ultima sexta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do boletim epidemiológico mostram uma queda constante no número de novos infectados pela covid-19 em Araguaína. De acordo com os dados, o número de casos confirmados por semana, que chegou a atingir 1.219 no período de pico da pandemia, teve uma redução de mais de 86%, registrando apenas 167 na última semana.

Os novos casos que necessitem de internação estão sendo encaminhados para o prédio da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM), inaugurado na semana passada, que está atualmente funcionando como unidade referência para tratamento de pacientes com covid-19, com capacidade de 20 leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) e 40 leitos clínicos.

“Nós estamos chegando em um momento importante de redução no número de casos que já era esperado devido a quantidade de pessoas que já venceram o vírus em Araguaína. Mas essa redução só foi possível com o cumprimento de todas as medidas de combate que temos realizado desde o início da pandemia”, afirmou o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freiras.

Grupos mais atingidos

Os gráficos também apontam os grupos por faixa etária que foram mais atingidos pelo vírus em Araguaína, destacando as pessoas entre 30 e 39 anos, com 25% dos casos na cidade, seguidos do grupo entre 20 e 29 anos com 23,6%.

Apesar da queda também na média de novas mortes por semana, que atualmente está abaixo da margem de erro de +15%, o Município alerta para o número de óbitos de pessoas sem nenhum tipo de comorbidade, como doenças respiratórias crônicas, que foi o maior até agora, destacando a importância da prevenção mesmo com os índices positivos.

“A população precisa estar ciente que ainda há riscos, podendo haver uma nova onde de infecções, por isso é importante manter todas as medidas preventivas, como uso de máscaras e higienização das mãos, até que tenhamos uma vacina”, alertou Eduardo Freiras.

Cuidados importantes

O novo coronavírus é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Como até o momento não existe uma vacina ou tratamento específico para a covid-19, a recomendação dos órgãos de Saúde ainda é o isolamento domiciliar de todos os casos suspeitos ou confirmados por 14 dias após o início dos sintomas.

Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, coriza, espirro e tosse seca, o morador deve procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) de referência: Albeny Soares e José Rezende. O paciente ainda pode entrar em contato com o médico pelo Telecovid 63 9105-3625.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins passa de 3 mil mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 12 de junho, o estado do Tocantins, passou das 3 mil mortes por Covid-19, cravando 3.009 óbitos.

Hoje o Tocantins registra um total de 559.042 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 187.382 casos confirmados da doença. Destes, pacientes 167.791 estão recuperados e 16.582 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar).

Continue lendo

Tocantins

Bombeiros revisam técnicas e treinam para temporada de praia no Tocantins

Publicado

em

Bombeiros militares iniciaram nesta terça-feira, 8, na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Palmas, as atividades de nivelamento em salvamento aquático, envolvendo guarda-vidas de todas as unidades da corporação no Estado. O foco é a atualização dos conhecimentos e das técnicas dos salva-vidas, já visando à Temporada de Praia no Tocantins, caso ela venha ocorrer.

Serão três dias de atividades teóricas e práticas, envolvendo também as técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O mesmo trabalho será feito com militares da corporação em Gurupi, Araguaína e Araguatins.  (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Tocantins

Aplicativo Infotempo Tocantins será apresentado na Agrotins 2021 100% Digital

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), une esforços para prover o setor produtivo com informações meteorológicas e agrometeorológicas para auxiliar o processo de planejamento e da tomada de decisão agrícola, com o objetivo principal de minimizar possíveis prejuízos em decorrência dos efeitos do clima. Com esse intuito, e considerando o grande número de informações já existentes, e muitas vezes desconhecidas por quem tem o papel importante no setor produtivo, foi criado o aplicativo INFOTEMPO Tocantins.

O aplicativo será apresentado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital, que será realizada de 15 a 18 de junho de 2021, na plataforma digital pelo acesso www.agrotins.to.gov.br.


Em plena operação, o INFOTEMPO Tocantins reúne informações dos principais órgãos oficiais da meteorologia e agrometeorologia do Brasil, disponibilizando-as de forma simples e clara. “O público-alvo é composto por extensionistas rurais, técnicos agropecuários, agrônomos, produtores rurais [pequenos, médios e grandes], estudantes, indústria, comércio e a sociedade civil”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café. 

No INFOTEMPO Tocantins, o usuário acessa dados da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e da Unitins. Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar o Play Store.

Funcionalidades do aplicativo

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro e um dos responsáveis pela operação do aplicativo, Alexandre Barreto, é possível consultar as condições do tempo para várias regiões do Tocantins. As previsões são fornecidas em quatro períodos distintos: manhã, tarde, noite e madrugada.

O aplicativo também disponibiliza mapas de monitoramento agrometeorológico, onde é possível fazer o acompanhamento de informações de interesse agronômico, tais como: evapotranspiração, disponibilidade de água no solo, temperatura média, entre outras.

“O tempo influencia diretamente em diversas atividades agrícolas desenvolvidas na propriedade. Visando orientar as tomadas de decisão, o aplicativo apresenta mapas indicativos para tratamento fitossanitário, necessidade de irrigação, manejo do solo e outros”, reforçou o engenheiro. 

Semanalmente, o aplicativo disponibiliza, em formato de vídeo, a Resenha do Tempo. Este canal de comunicação repassa, de forma clara e objetiva, as previsões para os diversos municípios do Tocantins. 

Agrotins 2021

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Agrotins 2021 100% Digital tem a proposta de disseminar tecnologia, conhecimento e boas oportunidades de negócios. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo cada vez mais na plataforma que dá vida ao evento virtual. (Raquel Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze