Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Obras de asfalto em bairros terão rede de esgoto já implantadas

Publicado

em

As obras de pavimentação de ruas estão chegando a mais bairros de Araguaína junto com a rede de esgoto. Nos setores Morada do Sol 3 e Ana Maria, os serviços estão avançados. Nesta semana, a empresa BRK Ambiental retomou a execução dos trabalhos para implantação da rede coletora de esgoto na cidade, com supervisão da Prefeitura.

De acordo com o responsável operacional da empresa, Pedro Gobbo, os benefícios em saneamento melhoram a qualidade de vida da população. “As redes de água estão sendo substituídas com material de melhor qualidade, proporcionando o serviço a esses bairros que agora recebem o asfalto na porta de casa. Trabalhando de forma conjunta com a Prefeitura, evitamos futuras intervenções e transtornos, mantendo assim a qualidade da pavimentação das ruas”.

Serão realizadas a substituição de 24,1 km redes de água e a implantação de 33,7 km de novas redes de esgoto que beneficiarão mais de 2 mil famílias dos bairros Ana Maria, Morada do Sol, Tocantins e Jardim Vitória. Os moradores serão informados, futuramente, sobre a interligação da rede à nova estação de tratamento que está sendo construída. 

Coleta e tratamento 

Nos primeiros cinco anos da gestão Ronaldo Dimas, a rede coletora de esgoto saltou de 88,56 km para 330 km, número que ano passado subiu para 359 km. Com isto, a quantidade de pessoas atendidas com coleta de esgoto no Município mais que dobrou, saindo de 19.826 para 52.644, elevando o índice de atendimento de 12,7% para 31,2%.   

Atualmente, Araguaína conta um total de 364 km de rede coletora de esgoto, o que segundo a concessionária BRK Ambiental, representa atendimento de coleta a mais de 53 mil moradores.  

 Saneamento Integrado Águas de Araguaína

As obras de infraestrutura nos bairros fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que contempla a macrodrenagem, com implantação 8,5 quilômetros de canalização, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra, são eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.

Entre os 30 setores beneficiados estão Martins Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Maracanã, Itaipu, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, Alaska e parte dos setores Xixebal e Universitário.

Recuperação em toda cidade

A Prefeitura de Araguaína continua trabalhando para manter os recursos e as obras para que, após a pandemia, a retomada da economia tenha um impulso maior.  Atualmente, são mais de 20 frentes de serviço em andamento, entre elas a recuperação, pavimentação e drenagem de ruas.
 
Nesta semana, além dos bairros Morada do Sol e Ana Maria, os serviços de pavimentação e drenagem estão também nos setores Bairro de Fátima, Beira Lago e Jardim Filadélfia. Já os trabalhos de reconstrução de rua podem ser vistos nos setores Vila Nova, Entroncamento e Couto Magalhães e os de manutenção de ruas no Setor Jardim Belo e no Povoado Garimpinho.  (Adriana Santana / Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins tem 64.273 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 22 de setembro, foram contabilizados 786 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 197 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados da doença. Destes 46.843 pacientes estão recuperados e 16.553 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 877 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Organização criminosa responsável por fraude a licitação para construção de estradas no Tocantins é alvo da PF

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22) a Operação “Tempos Modernos”, visando desarticular organização criminosa envolvida em fraudes a licitação e contratos públicos de pavimentação e abertura de estradas vicinais na região sul do Estado.

Aproximadamente 45 Policiais Federais cumprem 10 mandados judiciais de busca e apreensão, três afastamentos de cargos públicos e outras medidas judiciais diversas, todas expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1, para cumprimento nas cidades de Alvorada/TO, Jaú do Tocantins/TO, Paraíso do Tocantins/TO e Palmas/TO.

A investigação teve início após o aporte de informações contendo indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a determinada empresa que estaria vencendo todas as licitações no sul do Estado do Tocantins.

O grupo criminoso atuava através de pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no processo de licitação, contratação e fiscalização. A empresa responsável pelas fraudes subcontratava a execução das obras, que sempre aconteciam em condições inferiores as tipificadas nos contratos. As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões de reais aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O nome da operação “Tempos Modernos” faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da sociedade e do bem público.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: ASTT orienta a população sobre mudança de sentido de ruas

Publicado

em

A partir desta semana, a Avenida Flor de Lis passará a ter sentido único, da Av. José de Brito até a Av. Filadélfia. A paralela, Rua das Camélias, fará o sentido oposto, ligando a Av. Filadélfia à Av. José de Brito. 

O diretor de engenharia e planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo Rodrigues, explica que essa mudança foi definida após um estudo técnico a respeito do fluxo de veículos no local. “A implantação de sentido único de circulação foi definida para melhorar a segurança e fluidez das vias, já que isso diminui os conflitos entre as trajetórias de veículos. Além disso, no caso de vias estreitas como essas, permite criar vagas de estacionamento”.

A mudança

De acordo com a ASTT, a mudança é realizada de forma gradativa, à medida em que as placas de sinalização forem instaladas. Também está sendo estudada a instalação de um medidor de velocidade na Rua das Camélias, que fará o sentido oposto.

Durante o período de mudança de sentido das ruas, agentes de trânsito serão enviados para o local para orientar a população. A fiscalização será apenas educativa e tem o objetivo de facilitar a adaptação dos motoristas a estas mudanças. (Felipe Maranhão)

Continue lendo
publicidade Bronze