Connect with us

Tocantins

ARAGUAÍNA: Operação Assepsis prende oito suspeitos de roubos

Publicado

em

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) de Araguaína, norte do Estado, efetuou, nesta quarta-feira, 4, a prisão de oito homens suspeitos de praticar roubos na região. Batizada de Assepsis, expressão em latim que remete à limpeza, assepsia e desinfecção, retirando do convívio social bandidos e assaltantes perigosos, a operação é resultado de investigações policiais e cumprimentos de mandados de prisão emitidos pelo Poder Judiciário. O bando agia na cidade, efetuando assaltos a residências; em muitos casos, com intimidações dos moradores por meio de atos e palavras de violência, assustando inclusive crianças e adolescentes. As prisões iniciaram na madrugada da segunda-feira, 2.

De acordo com o delegado Felipe Crivellaro, titular da Delegacia de Repressão a Roubo de Araguaína (DRR), a operação cumpriu mandados de prisão preventiva e temporária de investigados pelas práticas de roubos no município de Araguaína, foram efetuados oito mandados de prisão. Os acusados são E.S.B., de 45 anos; M.L.S., de 21; Í.E.P.C., de 25; F.F.C., 31; E.R.L., de 22; L.P.A.S., 18; T.S.C., 19; e H.R.S., de 21 anos. “Neste momento [tarde de quarta], os acusados estão sendo interrogados e, após o interrogatório, eles serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína e colocados à disposição da Justiça”, afirmou o delegado.

Investigações

As investigações apontaram que H.R.S., Í.E.P.C., F.F.C. e T.S.C. são suspeitos de cometerem vários assaltos na cidade e foram capturados, mediante cumprimento de mandados de prisões preventivas. A Polícia Civil informou ainda que H.R.S., na companhia de comparsas ainda não identificados, invadia residências com atitudes hostis, pulando muros e quebrando portas e, na posse de arma de fogo, mediante comportamento violento, colocava famílias como reféns enquanto roubava seus objetos.

Já Í.E.P.C. teria sido reconhecido, inclusive, por ser o autor do roubo praticado no estabelecimento comercial Lú Enxovais. Na ocasião, armado com uma faca e com comportamento agressivo, o homem roubou aparelhos celulares e dinheiro. Í.E.P.C. já possui passagens por roubo à mão armada e porte de arma de fogo, sendo um deles praticado na companhia de um adolescente. Ele foi reconhecido por uma mancha que possui no corpo.

F.F.C. foi reconhecido por ter sido autor de um roubo de veículo ocorrido em janeiro deste ano, sendo cometido na companhia de um comparsa e utilizando arma de fogo. Ele possui passagens por receptação e associação criminosa, receptação e corrupção de menores. T.S.C. é indivíduo reconhecido pela prática de roubos a residências, na companhia de comparsas e com emprego de arma de fogo. Em um caso, os assaltantes quebraram a porta de blindex da residência e adentraram ao cômodo do casal, simulando abordagem policial e com vocabulário próprio. Naquela ocasião, o roubo durou aproximadamente uma hora, tempo em que as vítimas estiveram sob forte pressão psicológica. A Polícia Civil ressalta que T.S.C. era procurado pela equipe DRR há tempos, é só foi possível dar cumprimento à sua prisão, com o apoio incondicional da Polícia Militar (PM), que logrou êxito em encontrá-lo.

Troféu

De acordo com o delegado Felipe Crivellaro, o troféu da operação é L.P.A.S., vulgarmente conhecido como Magrão. Para o delegado, ele é considerado, juntamente com um adolescente já apreendido, como um dos maiores assaltantes de Araguaína, realizando um assalto a cada dois dias na cidade, muitas vezes contando com apoio de E.S.B., um taxista da cidade. “Em todos os casos, Magrão é reconhecido na DRR por incontáveis roubos cometidos na cidade. Neste caso, percebemos que ele foi se especializando em roubos a residências. Ele utilizava de forte intimidação às vítimas, mantendo famílias em refém durante os roubos, inclusive crianças”, ressaltou.

Sequência da Operação

Nesta quarta-feira, 4, também foram presos M.L e E.L, que foram reconhecidos em um determinado roubo na cidade que durou cerca de 40 minutos. Um terceiro acusado de assaltos, chamado L., seria irmão gêmeo de M.L. e permanece foragido. De acordo com a DRR, diligências em sua captura estão sendo efetuadas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Estação de Tratamento de Água terá desligamentos para conclusão de obras de ampliação

Publicado

em

default

A obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 6, que abastece 80% da população de Palmas, está sendo finalizada. A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Nesta etapa final serão realizadas três paralisações no abastecimento para que sejam feitas interligação de novas unidades do sistema de tratamento de água.

Atualmente, a ETA 6 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, durante as obras de interligação de novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Os trabalhos irão acontecer nos dias 6, 13 e 20/12, que são três domingos consecutivos, das 13h às 23:00 horas, e normalização do abastecimento deve acontecer até as 7h das segundas-feiras.

“Estamos com a equipe técnica mobilizada para garantir que as obras de interligação sejam executadas no menor prazo possível a fim de minimizar os impactos no abastecimento. Orientamos também que, os clientes que têm caixa d’água mantenham o consumo ao mínimo necessário para que não falte água em seu imóvel durante as intervenções e para contribuir no processo de recuperação do abastecimento”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram).

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

Continue lendo

Tocantins

Sebrae e Biologia ao Cubo realizam o evento “Survivor” neste sábado, 5

Publicado

em

Neste sábado, 05 de dezembro, das 15h às 21h, alunos do ensino médio poderão participar de um aulão preparatório para o Enem bem inovador e totalmente online e gratuito. O evento “Survivor – O desafio é crescer” é uma iniciativa do Sebrae Tocantins e do Biologia ao Cubo que promete unir dicas para as provas do Enem com dicas empreendedoras. A programação contará com a presença de vários professores das áreas de humanas, exatas e biológicas.

“Sabemos que os alunos tiveram um ano bem difícil, tendo que aderir ao uso das novas tecnologias para estudar, especialmente, os que estão se preparando para o Enem. Então, a proposta do Sebrae e do Biologia ao Cubo foi unir conhecimento de educação empreendedora com o conhecimento das disciplinas curriculares, fazendo assim um grande entrega de valor para os alunos”, explica o gerente de Educação Empreendedora do Sebrae, Wolney Nóbrega, acrescentando que o empreendedorismo está presente nesta fase de preparação para as provas, quando estão na faculdade e na entrada ao mercado de trabalho.

Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a partir deste encontro, será possível que os alunos adquiram cada vez mais comportamentos empreendedores e que estes podem ser aplicados na vida estudantil e profissional de forma concreta”, pontuou.

O professor de biologia, Eber Souza explica que o Biologia ao Cubo tem o objetivo de sempre trazer algo inovador para que os jovens se tornem cada vez mais donos de sua própria história, capazes de entender que a forma como se conduz os estudos no presente, impactam diretamente em suas carreiras profissionais. “Entendemos que esta parceria com o Sebrae casa muito bem com a proposta do Biologia ao Cubo e, certamente, faremos uma grande entrega que fará a diferença na vida destes alunos”, reforça.

Luiz Harmed, professor de biologia, comenta que mesmo com as aulas suspensas, provas adiadas, vestibulares cancelados, muitos alunos se mantiveram firmes nos estudos. “Apesar das limitações e dificuldades causadas pela pandemia, os estudantes foram aos poucos entendendo a importância do poder da busca, do autodidatismo, da força de vontade e isso são características de um comportamento empreendedor”, explica o professor. Para ele, o Survivor é uma excelente proposta para impactar a vida de muitos alunos de forma inesquecível.

Sobre as inscrições

Os alunos interessados em participar do evento poderão se inscrever aqui. O participante receberá o link de transmissão do evento no e-mail cedido no ato da inscrição. Mais informações: 0800 570 0800 ou 9.9971-2198.

Sobre o Biologia ao Cubo

O Biologia ao Cubo é um projeto idealizado pelos professores Roberto Oliveira, Éber Souza, Luiz Harmed e Arnon Milhomem com o objetivo de realizar aulões preparatórios para vestibulares e Enem. A missão é fazer “aula-aula” mesmo, com menos brincadeiras e mais conteúdo, sem perder a descontração e o humor.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins 373 novos casos confirmados para Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 3 de dezembro, foram contabilizados 373 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 95 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 261.911 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 82.651 casos confirmados da doença. Destes, 74.525 pacientes estão recuperados.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze